Há muito o que conhecer no continente europeu: desde praias com águas cristalinas até lugares históricos e culturais. Saiba como aproveitar sua primeira viagem para Europa

Realizar a primeira viagem para Europa é um sonho que fica gravado na memória. O Velho Continente abriga uma série de destinos que são conhecidos por sua beleza única e excelente qualidade de vida. Mas, com tantas opções de lugares disponíveis, uma pergunta que todo viajante faz é: como se programar em viagem para Europa?

Para ajudá-lo a planejar a sua primeira viagem para Europa, o ViajaNet separou oito dicas para você aproveitar ainda mais esse continente recheado de atrações. Confira mais sobre o assunto e faça uma ótima viagem!

dicas para a primeira viagem para europa

1. Viaje na época de baixa temporada

Muitos preferem viajar nas férias do trabalho ou faculdade. Entretanto, se você puder conciliar a sua primeira viagem para Europa com as épocas de baixa temporada, saiba que é possível fazer uma grande economia. Os melhores meses para conhecer o continente europeu são de março a junho e de setembro a novembro.

2. Use o Stopover

Comprar passagens com Stopover é uma excelente pedida para a sua primeira viagem a Europa. O benefício permite conhecer outros lugares durante uma escala ou conexão que dura mais de 24 horas antes do destino final. Ou seja, você tem a possibilidade de visitar uma cidade no meio do caminho sem (ou quase sem) custos adicionais nas passagens aéreas para Europa.

3. Cuide da documentação

Passaporte, visto, seguro viagem, comprovante financeiro, comprovante de hospedagem e passagem de retorno são documentos essenciais em sua primeira viagem para Europa. O passaporte precisa ter validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem, e o visto para Europa só é necessário caso fique mais de três meses viajando.

Há ainda a possibilidade de viajar para Europa com um passaporte europeu, que é concedido exclusivamente para pessoas com dupla cidadania e que tenham, consequentemente, descendência europeia.

4. Monte um roteiro de viagem

Vá com calma, você não vai conseguir conhecer todos os lugares da Europa de uma vez só. Por isso, sente com seus companheiros de viagem e monte um roteiro Europa com os lugares que pretende conhecer. Se possível, faça isso antes mesmo de comprar os pacotes de viagens – assim, é possível organizar melhor os passeios e os gastos por lá.

primeira viagem para europa

5. Fique atento com o dinheiro

Levar dinheiro em uma viagem é sempre uma dúvida recorrente. Na primeira viagem para Europa, o ideal é trocar o dinheiro no Brasil e viajar com euros ou dólares, além de outras formas de pagamento: cartão de crédito, saque em caixas eletrônicos europeus, abertura de conta no exterior e cartões internacionais.

6. Faça viagens dentro da Europa

Você não precisa gastar rios de dinheiro comprando passagens aéreas para trechos internos. É possível cotar todos os trechos em uma mesma reserva ou até mesmo fazer uma viagem de trem pela Europa. Há muitos destinos com uma distância pequena entre si, com quatro ou cinco horas de viagem, onde você parte do centro de cada cidade e não perde tempo com check-ins em aeroportos.

7. Viaje leve

Imagine a seguinte cena: você cheio de malas pesadas em um local em que nunca esteve antes. Seria um terror, não é? Por isso, prefira viajar com malas leves e fáceis de carregar no transporte público ou táxi. Durante os passeios, também leve o mínimo possível em uma mala de mão: documentos, protetor solar, lanches rápidos e dinheiro.

lugares para visitar primeira viagem para europa

8. Cuidado com as temperaturas

Tanto o verão quanto o inverno são bastante rigorosos no Velho Continente. Então, tome cuidado com as altas temperaturas em sua primeira viagem para Europa. Durante o verão na Europa, use roupas leves de algodão e use e abuse do protetor solar com fator ideal para a sua pele. Já para o inverno, é indicado utilizar cachecóis, casacos com isolamento, luvas e muitas outras peças quentinhas.

As temperaturas também influenciarão o seu roteiro de viagens. Afinal, o calor europeu pede uma passada pelas lindas praias da Itália, como Sardenha ou Capri. Já o inverno é perfeito para fugir da agitação e conhecer as montanhas nevadas da Noruega, por exemplo.

Pronto para encarar a sua primeira viagem para Europa? Se for viajar para um destino muito longe,  cuidado para não sofrer com os efeitos do Jet Lag.

No blog do ViajaNet, você encontra várias dicas e informações úteis que vão fazer diferença na hora de aproveitar as suas férias. Não deixe de conhecer as oportunidades de passagens aéreas e pacotes de viagem do nosso site!