Contratar um seguro viagem com antecedência é um dos cuidados essenciais para quem deseja uma viagem tranquila e sem apuros

Seguro viagem

Planejar uma viagem é sinônimo de diversão e descontração, mas imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, não é mesmo? Aqui no blog já demos dicas de quais vacinas tomar antes de viajar, mas todo cuidado é pouco. Por isso, ter a garantia de um seguro viagem é uma boa pedida para quem deseja evitar problemas e apuros durante o tempo em que estiver longe de casa.
Pensando nisso, separamos um guia com tudo o que você precisa saber para contratar um seguro viagem e aproveitar as suas férias da melhor maneira. Confira!

Travel insurance

Como funciona um seguro viagem?

Basicamente, esse tipo de recurso funciona como uma assistência temporária em diferentes situações, como seguro de vida e assistência em caso de invalidez acidental, além de outros atendimentos como tratamentos médicos, serviços odontológicos emergenciais, auxílio em caso de extravio de bagagens e até mesmo passagens aéreas extras, caso o viajante precise voltar para casa antes da data prevista. Tudo isso de acordo com o plano contratado pelo assinante, que irá determinar a vigência do serviço. Quanto ao preço, ele varia de acordo com o tipo de plano adquirido e, também, com os dias de sua viagem.

Seguro viagem é obrigatório?

Em alguns destinos internacionais, existe a obrigatoriedade da cobertura. Países da Europa, como Alemanha, Islândia, Bélgica, Áustria, Dinamarca, Malta, Noruega, Espanha e Suécia, por exemplo, seguem o Acordo de Schengen, um regulamento oficial que exige o seguro viagem.

Por isso, no momento em que estiver planejando viagens ao exterior e procurando pelas passagens internacionais, é fundamental que o viajante se certifique sobre a exigência desse tipo de assistência.
Destinos como Austrália e Estados Unidos não obrigam a contratação. No entanto, em terras australianas, o seguro viagem é um requisito para os intercambistas.

Como contratar um seguro viagem

A primeira dica para quem está interessado em um seguro viagem é fechar contrato com antecedência e, preferencialmente, assim que adquirir o bilhete aéreo, ou, então, até três dias antes da viagem. Assim, você já ficará protegido e sem preocupações. Fique atento, pois algumas seguradoras acabam exigindo dias de carência para a utilização do serviço.

Contrate com uma vigência que cubra todo o período em que você estiver fora. Porém, levando em conta a possibilidade de atrasos ou de outros imprevistos, o ideal é que esse serviço fique ativo por no mínimo dois dias a mais após a data marcada para o seu retorno.

Seguro oferecido pelo cartão de crédito vale a pena?

Muita gente utiliza o recurso de seguro viagem oferecido por cartões de crédito. No entanto, é importante analisar as condições dos serviços prestados e entender as diferenças. Isso porque, diferentemente de uma empresa especializada em assistência de viagem, o serviço do cartão de crédito somente é garantido para a realização da compra das passagens aéreas com o próprio cartão e, geralmente, somente o titular da conta é protegido em casos de necessidade.

Além disso, grande parte dos serviços é pago pelo próprio contratante. Para a utilização de um serviço médico, por exemplo, o viajante arcará com os custos e só depois deverá solicitar o reembolso, seguindo os critérios estabelecidos pela empresa contratada. Uma empresa de assistência de viagem, no entanto, assume todas as despesas e direciona o viajante para uma rede de prestadora de serviço credenciada.

Onde contratar um seguro viagem

É possível contratar esse serviço no ViajaNet de maneira simples e prática. Para isso, existem duas possibilidades: via telefone, com nossa equipe de atendimento no número (11) 4007-1510, ou no mesmo momento em que você adquire a sua passagem aérea.

Seguro viagem do ViajaNet: vantagens

Além das coberturas já conhecidas para um seguro viagem tradicional, quem adquire as passagens aéreas no ViajaNet e opta pela contratação do serviço, pode fazer o cancelamento de sua viagem em caso de imprevistos sem burocracia – entre os quais, podemos destacar:

  • Desemprego após a data do fechamento do contrato (desde que não tenha sido por justa causa e que o contratante – tenha vínculo com a empresa por pelo menos 12 meses);
  • Passaporte ou visto negado;
  • Roubo ou extravio das bagagens até 48h antes da data de embarque;
  • Mortes ou diagnósticos de doenças graves e, também, questões de saúde que impossibilitem a locomoção;
  • Questões judiciais e situações repentinas que possam impedi-lo de realizar a viagem.

Vale saber que as condições são garantidas não somente para o contratante, mas também para seus dependentes. Para saber mais detalhes, entre em contato com um de nossos especialistas!

Como contratar um seguro viagem nacional

Mesmo para viagens nacionais, a contratação do seguro viagem pode ser uma boa escolha. Quem possui convênio médico, costuma abrir mão desse tipo de custo, mas é importante conferir com a empresa responsável pelo seu plano de saúde se eles realizam atendimento na região em que você pretende ir.

Para fazer a contratação, entre em contato com a nossa central de atendimento e peça uma cotação. Você deverá informar o destino e a data da viagem. Mas informe a data de sua saída de casa, e não a data de chegada ao local – assim, é possível aproveitar o trajeto com segurança.

Como contratar um seguro viagem internacional

O seguro viagem internacional é primordial. Converse com um de nossos especialistas e informe detalhes da sua viagem. Dessa forma, poderemos indicar o tipo de cobertura adequada.
E, como já dissemos, fique de olho na obrigatoriedade. Afinal, países como Cuba, por exemplo, exigem a apresentação do comprovante de seguro no próprio aeroporto. Vale saber, também, que o seguro viagem Europa é diferenciado e exige uma cobertura mínima de € 30 mil conforme o Tratado de Schengen.

Por fim, o custo com o seguro viagem é pequeno perto dos benefícios que ele pode te oferecer. E, no dia da viagem, não deixe de levar o contrato do seu seguro e o contato telefônico da empresa para que você possa acionar o serviço assim que precisar!