Saber para onde ir, quando ir e por quanto tempo são três pontos essenciais para aproveitar melhor as férias

Planejar uma viagem

Planejar uma viagem pode ser muito mais fácil do que se imagina. Graças à internet, pesquisar preços, comprar as passagens aéreas e reservar a hospedagem tornou-se ainda mais prático e fácil. Em poucos cliques, é possível fechar um pacote de viagem e se preparar para o grande dia de embarque.

No entanto, muita gente ainda tem dúvida na hora de se preparar e escolher o melhor destino e a data ideal para aproveitar as férias de modo tranquilo e relaxante. Pensando nisso, separamos algumas dicas. Confira!

Para onde ir?

Definir o destino é a primeira coisa que você precisa saber para ter uma viagem tranquila e sem qualquer surpresa desagradável. Levar em conta os seus gostos e objetivos é fundamental nessa etapa.

Para quem deseja fugir de centros urbanos e aproveitar uma região bucólica, por exemplo, cidades internacionais como Nova York ou mesmo nacionais como São Paulo certamente não são as melhores alternativas. Em vez disso, regiões como a cidade de Bariloche ou a tranquila Mendoza, na Argentina, são excelentes pedidas. Também vale a pena conferir as sugestões de cinco refúgios para aproveitar o litoral brasileiro que demos aqui em nosso blog.

Outro ponto de atenção é que se você pretende fazer uma viagem com crianças, escolher o destino pensando na diversão e na segurança dos pequenos é fundamental.

Avaliar as suas condições financeiras também é um fator primordial para evitar dores de cabeça durante o passeio. Afinal, alguns lugares são realmente mais caros que outros e, mesmo encontrando passagens aéreas em promoção, é importante levar em conta os custos diários nos destinos que incluem alimentação, hospedagem e transporte, além dos valores para visitar os pontos turísticos.

Quando ir?

Com o destino definido, basta selecionar a melhor data para a sua viagem. A ferramenta Quando Viajar que temos em nosso site é uma boa pedida para encontrar os melhores preços em passagens aéreas.

No entanto, quem está querendo saber como planejar uma viagem internacional precisa, primeiramente, avaliar as condições climáticas da região e garantir que o tempo estará de acordo com seus interesses. No Hemisfério Norte, por exemplo, o inverno concentra-se entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Enquanto as altas temperaturas geralmente ocorrem nos meses de junho, julho e agosto.

Quanto tempo ficar?

Por último, definir a quantidade de dias em um destino é outro ponto-chave na hora de elaborar um bom roteiro. Para ter uma excelente experiência, o ideal é não querer conhecer diversos lugares em poucos dias. Quem deseja planejar uma viagem para Europa, por exemplo, costuma querer conhecer o máximo de países possíveis. Porém, isso pode resultar em estresse e correria. Afinal, serão várias horas perdidas para chegar até o novo destino e se instalar.

Ficar mais tempo em um só país e aproveitá-lo da melhor maneira, conhecendo tranquilamente o que as cidades têm a oferecer, pode ser muito mais vantajoso do que passar dois ou três dias no local e voltar para casa sentindo que poderia ter aproveitado mais. Por isso, planeje bem o seu tempo. E, se estiver com dúvidas, confira aqui as dicas para um roteiro de cinco dias em Berlim que elaboramos.