5 refúgios para aproveitar o litoral brasileiroSe você busca paz e sossego, o Brasil oferece inúmeros destinos litorâneos para aproveitar a brisa do mar e esquecer de todos os problemas. Os refúgios naturais são excelentes opções de turismo, especialmente se a pedida é um lugar mais tranquilo e sem as grandes multidões das praias mais badaladas. Não faltam opções incríveis para economizar na compra de passagens nacionais e desfrutar do que há de melhor no território brasileiro. Preparado para embarcar nessa aventura?

Lopes Mendes – Ilha Grande (RJ)

Um recanto escondido em um dos destinos mais famosos do país, a Praia Lopes Mendes fica na Ilha Grande, perto de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O local era um refúgio de turistas e se tornou a opção perfeita para quem busca uma alternativa mais calma e sem muitos visitantes. Tudo isso com a exuberância natural da região, com águas cristalinas e vegetação de abricós. No final da praia há também um pequeno riacho de água doce para completar a paisagem.

Sancho – Fernando de Noronha (PE)

Situada em uma das ilhas mais famosas do Brasil e do mundo, a Baía do Sancho abriga as praias mais belas de Fernando de Noronha. Entre elas, vale a pena visitar a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Se você está em busca de uma paisagem quase deserta, a Praia do Americano é a escolha perfeita. Dá para aproveitar o dia em uma calmaria total e garantir um visual paradisíaco.

Boipeba – Cairu (BA)

Essa praia fica no município de Cairu, uma pequena região escondida no estado da Bahia e muito pouco conhecida pelos turistas. O acesso até a ilha não é fácil, mas você garante mais praticidade comprando passagens aéreas nacionais para Salvador e desfrutando de outros destinos além dessa praia. Até Boipeba é preciso enfrentar um trajeto de barco e você pode alugar uma casa na região – uma experiência incrível!

Maracajaú – Maxaranguape (RN)

Quem pensa que o Brasil sai perdendo para o Caribe ainda não conhece o Caribe Brasileiro: Maracajaú. Localizada em um pequeno município a cerca de 60 km de Natal, essa praia oferece a beleza natural de recifes de corais e a calmaria de um espaço que ainda permanece desconhecido pela maioria dos turistas. Para se ter uma ideia, a cidade possui apenas 2 mil habitantes e tem uma economia baseada na pesca e no turismo. Vale a pena conhecer.

Riacho Doce – Conceição da Barra (ES)

Invista nas passagens aéreas para o Espírito Santo e aproveite diversas opções de praias. Por lá, uma das mais tranquilas é Riacho Doce, localizada no município de Conceição da Barra. Para chegar a essa praia, considerada “mágica” por muitos visitantes, é preciso enfrentar uma viagem de carro de aproximadamente 280 km partindo de Vitória. Ela fica na divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, com uma trilha que dá acesso à praia. A aventura vale a pena, já que ela é considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade. Nas dunas do Riacho Doce estão as ruínas da vila de Itaúnas, soterrada nos anos 1970.