Deserto do Atacama: um lugar único, intenso e que fica gravado na memória de quem o visita

O Deserto do Atacama coleciona belezas de tirar o fôlego. A imensa região está entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, uma geografia privilegiada que consegue atrair e impressionar turistas do mundo inteiro.

Atacama é considerado um dos lugares mais secos do mundo, com chuvas escassas e clima árido comparável às terras de Marte. Essas características criam um cenário singular e impressionante, onde você se sente um grão de areia perdido em paisagens grandiosas.

Mesmo com o turismo intenso, o Atacama não se entrega às modernidades – o deserto preserva, em suas construções e ruas de terra, uma essência rústica que sobrevive há mais de 11 mil anos.

Sem dúvidas, o Deserto do Atacama é um dos lugares mais impressionantes do mundo. Paisagens surreais, animais silvestres e formações rochosas de tirar o fôlego são apenas algumas coisas para conhecer por lá.

Para ajudá-lo a montar o melhor roteiro de viagens, o blog do ViajaNet preparou um guia completo com tudo sobre o Deserto do Atacama. Assim, você faz uma viagem inesquecível e aproveita tudo que o destino tem a oferecer. Confira!

 

Saiba onde fica o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Os mais de 1.000 quilômetros de extensão também estão espalhados nas fronteiras com Argentina, Bolívia e Peru.

Existem poucas cidades no entorno do deserto, devido às temperaturas e condições extremas que variam do dia para a noite, literalmente. No entanto, San Pedro de Atacama é a cidade mais famosa e considerada a “base” da região.

Como chegar no Deserto do Atacama – Chile?

Para chegar ao Deserto do Atacama saindo do Brasil, a melhor maneira é comprar passagens aéreas para Santiago, capital do Chile, fazer uma conexão e pegar outro voo para Calama, a cidade mais próxima do deserto chileno. Por fim, você precisará contratar um serviço de transfer no aeroporto de Calama que levará para San Pedro do Atacama.

 

O que fazer no Deserto do Atacama: 11 passeios que você não pode deixar de conhecer

Apesar do cenário inóspito, o Atacama guarda passeios de tirar o fôlego: dunas que parecem artificiais, gêiseres que brotam do chão, trilhas de antigos povoados e piscinas naturais quentinhas.

Para conhecer todas as atrações com calma, o recomendado é ficar pelo menos cinco dias inteiros no Deserto do Atacama. Caso contrário, você ficará com a sensação que não fez tudo que deveria e com aquele gostinho de quero mais.

Mas, antes de montar seu roteiro no Deserto do Atacama, confira as sugestões de passeios que o ViajaNet acha indispensável em sua viagem.

1. San Pedro de Atacama

Considerada a capital do Deserto do Atacama, San Pedro de Atacama é uma comuna com mais de 2.000 habitantes. O lugar localiza-se no Chile a 2.400 metros de altitude, fazendo fronteira com Paraguai e Argentina.

A altitude elevada pode colaborar nas variações de temperatura – durante o dia, o calor pode chegar aos 40 ºC; já à noite, o frio ganha força e pode marcar temperaturas abaixo de zero.

San Pedro de Atacama é o ponto de partida para a maioria dos passeios no deserto. Perto da comuna existem diversos gêiseres, piscinas naturais e vistas privilegiadas que vão render lindas fotografias.

 

2. Piedras Rojas

Um dos passeios imperdíveis no Deserto do Atacama, Piedras Rojas é o lugar que faz o coração dos visitantes bater mais forte. Isso porque as paisagens parecem uma miragem no meio do deserto, um cenário inesquecível e diferente de tudo que você já viu.

Agências especializadas em passeios no Deserto do Atacama podem fazer o caminho passando por outras atrações famosas, como o Trópico de Capricórnio e as Lagunas Altiplânicas. Se for chegar ao local a pé, por meio de trilhas, prepare-se para uma caminhada exaustiva, mas que vale o esforço.

Piedras Rojas do deserto de Atacama

Reprodução: iStock

3. Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas estão entre os lugares mais bonitos do Deserto do Atacama. Elas estão localizadas praticamente dentro das Piedras Rojas e a 115 km de San Pedro.

O lugar é um verdadeiro paraíso construído sem querer pela natureza. A vegetação combina com a cor da areia e as lagunas azuis refletem o desenho das formações rochosas. A paz do lugar só é quebrada pelo barulho do vento, que não para em nenhum instante.

As principais – e mais belas – lagunas da região são: Laguna Miscanti e Laguna Miñiques.

 

4. Tour astronômico

Enganam-se aqueles que pensam que o Deserto do Atacama é bonito apenas de dia – quando o Sol dorme, o céu fica pontilhado de estrelas e repleto constelações.

Vislumbrar à noite o céu do Atacama só é possível graças às características geográficas e climáticas daquela região. O clima seco diminui a umidade e limpa a atmosfera, permitindo que você observe tudo de forma única.

Existem dois tipos de passeios astronômicos para fazer: um deles é o tour que oferece uma experiência mais científica sobre o espaço, e o outro que proporciona uma experiência mística sobre a astronomia e os astros. E aí, qual deles você vai escolher na sua viagem para o Atacama?

5. Salar de Atacama

Próximo às Lagunas Altiplânicas está o Salar de Atacama, um lugar importantíssimo para a economia e cultura do Chile.

Apesar da imensidão de sal, o que chama mesmo a atenção no Salar são os flamingos rosados que estão espalhados por toda a região. Os belos animais colorem a imensidão cinza e impressionam os turistas.

Para avistar outras espécies de aves, como nhandus, gansos e patos, vale caminhar pela Lagoa Chaca: uma lagoa de salina que fica ainda mais bonita devido à presença dos animais.

 

6. Trekking nos vulcões de Atacama

Trekking é uma atividade física que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais em montanhas altas e de difícil acesso. A caminhada é feita com objetivo desportivo e para entrar em contato com a natureza.

Imagine fazer esse esporte entre vulcões e colinas! No Deserto do Atacama, isso é algo bastante comum e você não pode deixar de incluir o passeio em seu roteiro de viagens. Para isso, é necessário contratar uma agência que prepara todo o itinerário: desde o nível de dificuldade da subida até os equipamentos que serão utilizados.

Se for corajoso, não deixe de fazer trekking no Vulcão Lascar, que é considerado o vulcão mais ativo do norte do Chile.

 

7. Salar de Tara

O Salar de Tara é um passeio que geralmente não está no roteiro tradicional do Deserto do Atacama, mas vale a pena incluí-lo na sua programação se tiver um tempo disponível.

As formações rochosas são o que mais chamam a atenção nesse ponto turístico – elas são gigantescas, algumas com mais de 17 metros de altura e com formato diferenciado graças às ações da natureza. Outro detalhe que deixa o cenário ainda mais bonito é a lagoa do Salar de Tara, onde você pode caminhar e admirar a imensidão do lugar.

 

8. Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Esses dois vales estão entre os passeios mais conhecidos do Deserto do Atacama. Geralmente, a parada nesses dois lugares acontece assim que se chega em San Pedro.

Tanto o Valle de la Lunna quanto o de la Muerte são de cair o queixo. Isso porque os lugares permitem uma vista privilegiada de todo o Deserto do Atacama. Na Pedra do Coiote, por exemplo, formam-se filas para fotografar as dunas de areia e admirar as belas paisagens.

Vale lembrar que algumas rochas são totalmente desenhadas pela erosão do tempo. Então, prepare-se para encontrar um lugar único e com muitas paisagens estreitas.

 

9. Pukara de Quitor

Para quem gosta de história e arqueologia, Pukará é uma atração imperdível. Isso porque o lugar é um sítio arqueológico construído no século XII com o objetivo de servir como fortaleza e moradia para antigos povoados.

Após invasões de incas e espanhóis, Pukará de Quitor foi restaurada com atrações que permitem explorar todo o lugar. Uma delas, por exemplo, são as trilhas que levam aos principais pontos de arqueologia e mirantes com vista para San Pedro.

 

10. Termas de Puritana

Cansou de andar pelas estradas intermináveis do deserto? Então, que tal relaxar e renovar as energias nas Termas de Puritana?

As piscinas naturais desse famoso ponto turístico têm águas quentinhas que vão desde os 5 até os 30ºC. Esse verdadeiro oásis no meio do deserto está localizado a mais de 3.500 metros de altitude, uma caminhada intensa que é recompensada por um descanso único.

Além de beleza, as Termas de Puritana têm propriedades terapêuticas e medicinais – alguns povos acreditam que essas águas proporcionam saúde e vitalidade.

 

11. Geiser del Tatio

Os gêiseres del Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo, com formações raras que entram em erupção de tempos em tempos. O local é uma das atrações principais na região de San Pedro do Atacama, e as agências de passeio passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4 horas da manhã.

Vale lembrar que os gêiseres podem ser perigosos, então evite andar em cima das fendas e respeite o limite das pedras que existe, além de ouvir as informações dos guias turísticos.

 

Vida Noturna em Atacama

Se, depois de explorar o deserto durante todo o dia, você ainda tiver energia, saiba que o Atacama guarda muitas opções de entretenimento noturno. Claro que as opções são contadas, mas há bares e festas para todos os tipos de preferências.

Vale lembrar que existem algumas regras para curtir a vida noturna no Deserto do Atacama. Uma delas, por exemplo, é uma lei nacional que proíbe beber na rua. Caso infrinja, você estará sujeito a pagar uma multa de 47 mil pesos chilenos. Os carabineros (a polícia local) estão sempre de olho na movimentação nas ruas. Então, tome cuidado para não desrespeitar a lei.

Mas é claro que sempre existe um jeito de se divertir no Deserto do Atacama depois que o sol se põe. San Pedro do Atacama, a comuna mais famosa da região, tem barzinhos e outros tipos de estabelecimentos que permitem desfrutar de ótimos momentos e curtir muita diversão.

Confira algumas sugestões do ViajaNet para aproveitar o melhor da vida noturna no Deserto do Atacama.

 

ChelaCabur

Onde: Rua Caracoles, 212 – San Pedro de Atacama

O ChelaCabur é um lugar que agrada bastante os fãs de cerveja e futebol. O bar tem inúmeras variações da bebida e uma decoração com várias camisas de uniforme de diferentes equipes do mundo.

Lola

Onde: Rua Toconao, 441 – San Pedro de Atacama

De dia, o Lola funciona como um SPA e uma cafeteira com bebidas deliciosas. Já à noite, o local recebe DJS que animam a noite e criam o ambiente perfeito para dançar bastante. Aproveite para provar os drinks exclusivos do bar.

Barros

Onde: Rua Tocopilla, 418 – San Pedro de Atacama

Sempre animado, o bar e cafeteria Barros tem música ao vivo quase todos os dias e, às vezes, DJs que tocam em um volume bastante alto. Outro benefício são os preços acessíveis que cabem no bolso.

Blancos

Onde: Rua Caracoles, 195B – San Pedro de Atacama

O Blancos possui eventos regulares, que costumam ser festas de músicas pop ou eletrônica. A animação costuma acontecer aos sábados, mas não é regra. Então, não deixe de consultar a agenda do bar.

Saiba onde comer no Deserto do Atacama – Chile

Os restaurantes do Deserto do Atacama também encontram-se disponíveis apenas na comuna de San Pedro. Os restaurantes da vila têm um ar descontraído onde você pode provar desde a gastronomia local até a tradicional culinária chinesa. Além disso, é quase impossível provar uma refeição sem uma boa taça de vinho chileno.

Quer provar pratos que marcam o paladar? Então, confira algumas sugestões de lugares para comer no Deserto do Atacama!

 

Adobe Restaurant

Onde: Rua Caracoles, 169 – San Pedro de Atacama

Muito famoso na região, o Adobe Restaurant oferece um ambiente agradável e um cardápio que abrange desde pratos com camarão até pizzas de vários sabores. Além disso, à noite, é acesa uma fogueira ao ar livre com música ao vivo e ótimos drinks.

El Toconar

Onde: Caracoles, 330 – San Pedro de Atacama

Se você gosta de degustar uma culinária refinada em um ambiente aberto, o El Toconar é o local perfeito para jantar ou almoçar. O local tem pratos diversificados, onde você encontrará ceviches, saladas, carnes, massas e pratos chilenos.

 

Babalu Heladeria

Onde: Rua Caracoles, 140 – San Pedro de Atacama

É quase impossível resistir a um sorvete no meio do deserto, não é? A sorveteria Babalu tem desde sabores convencionais, como chocolate e creme, até outros sabores diferenciados, como massa com folha de coca, pisco sour e quinoa.

Baltinache

Onde: Rua Domingo Atienza, 2 – San Pedro de Atacama

Se você quer surpreender o seu paladar com pratos diferenciados, o Baltinache é o lugar perfeito para conhecer em sua viagem para o Deserto do Atacama. A gastronomia do estabelecimento utiliza ingredientes da região norte do Chile, carnes de todos os tipos (algumas exóticas) e ótimas sobremesas de frutas.

Clima do Deserto do Atacama

O clima do Deserto do Atacama pode mudar do dia para a noite, literalmente. Isso porque, durante o dia, as temperaturas ultrapassam facilmente os 30ºC. Já à noite, o vento predomina e os ponteiros marcam temperaturas abaixo de zero. Então, é superimportante montar uma mala diversificada, com casacos, toucas, chapéus e bonés, tênis de caminhada e outras roupas esportivas.

Se for viajar para o Atacama durante o verão, prepare-se para encontrar um clima morno e árido. Se for no inverno, dias frescos e secos são os mais comuns. Outra informação importante do clima do Deserto do Atacama é que o céu é quase sem nuvens, o que permite apreciar as belas paisagens e o tour astronômico.

DICA EXTRA: A melhor época do ano para visitar o Deserto do Atacama e aproveitar atividades de clima quente é do fim de setembro até meados de abril.

 

Conheça o Deserto do Atacama com as oportunidades do ViajaNet!

Sentiu vontade de conhecer as belezas do Deserto do Atacama? No site do ViajaNet, você encontra passagens aéreas e pacotes de viagens para Santiago, no Chile. Assim, é possível comprar passagens para San Pedro do Atacama e começar a tour inesquecível por esse lugar recheado de coisas para fazer.

Aproveite as oportunidades do ViajaNet para conhecer os lugares que sempre sonhou! Confira as condições especiais de pagamento da nossa agência online e comece hoje mesmo a planejar a sua próxima viagem internacional. Conheça o Deserto do Atacama!