No Brasil, não faltam lugares para acampar. São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e muitos outros destinos nacionais têm espaços excelentes onde você pode montar a barraca e desfrutar de ótimos momentos.

Para ajudá-lo a fazer um acampamento incrível, o blog do ViajaNet preparou uma lista completa com 30 lugares para acampar no Brasil.  Assim, você consegue encontrar montanhas, serras e colinas nas cinco regiões do país.

Topa viver essa experiência única? Confira as opções de lugares para acampar e embarque em uma aventura!

Lugares para acampar no Sudeste do Brasil

São Paulo

1. Morro do Saboó – São Roque

Localizado em São Roque, cidade turística do interior de SP, o Morro do Saboó não decepciona quando o assunto é acampar e entrar em contato com a natureza. A subida até o ponto mais alto pode ser um pouco cansativa. Entretanto, a vista lá de cima é recompensadora – é possível admirar a cidade e a natureza que a envolve.

morro do saboó em são roque

Reprodução: Pixabay

2. Pico do Jaraguá – Serra da Cantareira

Famoso por ser o ponto mais alto da cidade, o Pico do Jaraguá eleva-se a uma altura de 1.135 metros. Ao redor do ponto turístico existe o Parque Estadual do Jaraguá, criado para incentivar a conservação da área. A entrada é gratuita, e você pode deixar o carro no estacionamento para depois subir pela trilha do Pai Zé.

pico do jaraguá - são paulo

Reprodução: Pixabay

3. Serra do Mursa – Várzea Paulista

Há muitos motivos para conhecer a Serra do Mursa, em Várzea Paulista. Um deles é o acesso fácil via transporte público – basta descer na estação Várzea Paulista da linha 7 Rubi da CPTM. Ao chegar ao local, você ficará surpreso com a bela paisagem, que pode ficar ainda mais bonita ao entardecer.

lugares para acampar serra do mursa

4. Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí

A Pedra do Baú é um conjunto de rochas gnáissicas localizado em São Bento do Sapucaí. Há duas formas de chegar até o ponto culminante: uma delas é seguir a trilha do Chico Bento, que é um pouco pesada e com trechos íngremes; e a outra é escalar com empresas especializadas, uma experiência e tanto cheia de aventura.

lugares para acampar pedra do bau

Rio de Janeiro

5. Praia do Sono – Paraty

Não existe lugar melhor para acampar no Rio de Janeiro do que a Praia do Sono. Esse belo ponto turístico de Paraty tem águas azuis cristalinas, areia branquinha e um clima tranquilo afastado de toda a agitação carioca. Não há estradas de acesso à Praia do Sono e, por isso, ela se mantém linda, preservada e pouco movimentada.

lugares para acampar praia do sono

6. Morro do Couto – Resende

Localizado no Parque Nacional do Itatiaia, o Morro do Couto é famoso por ser a oitava maior elevação rochosa do Brasil. Os 2.680 metros de altura do morro estão localizados em área preservada e quase intocada pelo homem, apenas pelas ações da natureza. A vista privilegiada inclui as Prateleiras, a Pedra da Tartaruga e o Pico das Agulhas Negras.

lugares para acampar morro do couto

7. Pedra do Sino – Guapimirim

Muitos aventureiros já passaram pela Pedra do Sino, na cidade de Guapimirim. O local tem a trilha mais antiga e visitada da Serra dos Órgãos. E o sucesso não é à toa: o ponto turístico é muito importante para a história do montanhismo no Brasil, já que a abertura da trilha permitiu avanços em pesquisas da botânica e geografia.

lugares para acampar pedra do sino

Espírito Santo

8. Pedra do Camelo – Pancas

Um dos cartões-postais da cidade, a Pedra do Camelo é famosa tanto na escalada quanto no camping. O lugar é perfeito para viver aventuras radicais em meio à natureza preservada. Entretanto, é importante lembrar que a pedreira pode não ser uma boa opção de passeio para aqueles que não estão acostumados com atividades físicas muito puxadas.

lugares para acampar pedra do camelo

9. Praia das Falésias – Marataízes

O litoral capixaba está recheado de praias belíssimas. Uma delas, a Praia das Falésias, é um excelente lugar para acampar na companhia dos amigos, a dois ou até mesmo sozinho. O destino é pouco conhecido pelos turistas e está quase sempre vazio.  Além de tranquila, a Praia das Falésias é bonita e cercada por contornos que lembram o Deserto do Atacama.

lugares para acampar praia das falesias

Minas Gerais

10. Complexo do Tira Prosa – Carrancas

Se estiver em Carrancas, cidade de Minas Gerais famosa por suas cachoeiras exuberantes, não deixe de visitar o Complexo do Tira Prosa. O local pode ser visitado por pessoas de todas as idades, já que oferece desde passeios tranquilos até outros mais radicais. Se for escolher esse lugar para acampar, prefira os espaços perto das cachoeiras.

lugares para acampar em minas gerais

11. Paraíso Perdido – Capitólio

Esse destino turístico mineiro faz jus ao nome que tem. Paraíso Perdido guarda mais de 15 quedas d’água, natureza intocada e muitos lugares para acampar. Além de muitas belezas naturais, o espaço possui excelente infraestrutura, com estacionamento, duchas quentes e restaurantes de boa mesa.

lugares para acampar capitolio

12. Pico do Gavião – São Thomé das Letras

Não é segredo que existem diversos lugares para acampar em São Thomé das Letras, a cidade mística de Minas Gerais. Um deles é o Pico do Gavião. Esse ponto turístico chama atenção por seu visual espetacular, que tem pedras grandiosas e multicoloridas, vegetação preservada e um filete de água que dá um charme extra.

lugares para acampar sao thome das letras

Lugares para acampar no Sul do Brasil

Santa Catarina

13. Praia do Ferrugem – Garopaba

Acampar na Praia do Ferrugem é uma das melhores experiências para fazer na pequena cidade de Garopaba. Esse belo lugar tem águas azuis e areia branquinha, onde você pode montar a barraca e relaxar apreciando a natureza. Se estiver com um tempinho sobrando, não deixe de conhecer outras praias bonitas de Garopaba, como a Praia do Rosa.

lugares para acampar praia do ferrugem

14. Lagoinha do Leste – Florianópolis

Florianópolis não decepciona quando o assunto são belas paisagens. Para conferir um pouco da beleza que está guardada na cidade catarinense, você pode fazer a trilha da Lagoinha do Leste e acampar por lá mesmo. A vista é incrível e surpreendente, ideal para curtir o nascer e pôr do sol.

lugares para acampar lagoinha do leste

15. Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú

Uma das principais atrações de Balneário Camboriú, a Praia das Laranjeiras tem um clima tranquilo e uma paisagem exuberante. Se for acampar na praia, fique tranquilo para passar vários dias no local. Afinal, ao longo de toda a costa, estão distribuídos diversos campings com infraestrutura completa.

Praia das Laranjeiras - Balneário Camboriú

Reprodução: Pixabay

Paraná

16. Ilha do Mel – Baía de Paranaguá

A vibe da Ilha do Mel vai conquistar o seu espírito aventureiro. O local é bastante rústico, sem estradas e circulação de carros. O lugar é excelente para acampar com tranquilidade. O único problema é levar os equipamentos até lá, já que o acesso principal é por meio da barca que parte de Paranaguá.

lugares para acampar ilha do mel

Rio Grande do Sul

17. Pico do Monte Negro – São José dos Ausentes

O Pico do Monte Negro está a 1.410 metros de altitude, o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul. Essa geografia privilegiada permite conferir um cenário digno de cinema. Os grandiosos Cânions do Monte Negro chamam a atenção por sua grandiosidade com silêncio absoluto capaz de renovar as energias.

lugares para acampar pico do monte negro

18. Parque da Cachoeira – Canela

Como o próprio nome já diz, o Parque da Cachoeira tem diversas quedas d’águas de todos os tamanhos e formatos, uma mais bonita que a outra. O lugar tem trilhas de todas as intensidades e passeios de quadriciclo. O único ponto negativo é que os ingressos podem ser um pouco altos.

lugares para acampar parque das cachoeiras

Lugares para acampar na região Centro-Oeste do Brasil

Mato Grosso do Sul

19. Serra da Bodoquena – Pantanal

Situada no sudoeste do Complexo do Pantanal, a Serra da Bodoquena é famosa por seu conjunto paisagístico de beleza inusitada. Além de ser um excelente lugar para acampar, a Bodoquena oferece muitas possibilidades para conhecer a flora brasileira. Quando for encarar a aventura, use roupas resistentes e calçados confortáveis.

lugares para acampar Serra da Bodoquena

Goiás

20. Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abriga as principais belezas do estado de Goiás: rios cristalinos, cachoeiras com mais de 100 metros, paredões de pedra e, claro, muitos lugares para acampar. Para aqueles que desejam fazer as trilhas sem carregar muito peso, vale a pena conferir os campings que estão espalhados pela região.

lugares para acampar chapada dos veadeiros

21. Alto Paraíso de Goiás

Também localizado na Chapada do Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás mistura um clima místico com belas paisagens. A cidade atrai turistas do mundo todo, que vão em busca da natureza bem preservada, ecoturismo e espiritualidade, para os interessados. Além de ser um ótimo lugar para acampar, a cidade pode ser a porta de entrada para outros passeios da Chapada.

lugares para acampar alto paraiso de goias

Lugares para acampar no Nordeste do Brasil

Bahia

22. Cumuruxatiba, Prado

Quem conhece sabe que a Bahia tem as paisagens mais lindas do Brasil. Em Cumuruxatiba, é possível encontrar verdadeiros paraísos para acampar e desfrutar de ótimos momentos. Se você é fã de praia, não deixe de montar sua barraca em alguma praia deserta da região, como a Praia do Pier.

lugares para acampar Cumuruxatiba

23. Ilha de Tinharé

Entre os lugares para acampar na Bahia, a Ilha de Tinharé ganha disparado quando o assunto é paisagens de perder o fôlego. O local é perfeito para fugir da rotina e relaxar com tranquilidade. Há diversos campings espalhados pela região, seja para aqueles vão viajar sozinhos, seja para quem vai com os amigos.

lugares para acampar ilha do tinhare

24. Reserva da Sapiranga – Mata de São João

Localizada no município de Mata de São João, a Reserva de Sapiranga é o destino perfeito para os campistas apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura. Além da grande variedade de atrações, a Reserva tem localização privilegiada – ela está a apenas dois quilômetros da Praia do Forte e a 80 de Salvador.

lugares para acampar Reserva da Sapiranga

25. Morro do Pai Inácio – Palmeiras

A 1.120 metros de altura, o Morro do Pai Inácio ajuda a compor o cenário deslumbrante da Chapada Diamantina. Lá de cima, a vista panorâmica impressiona qualquer um. Se quiser embarcar em outras aventuras, vale a pena conferir os morros vizinhos e as cachoeiras com mais 400 metros de altura.

lugares para acampar morro do pai inacio

Alagoas

26. Japaratinga – Costa dos Corais

É quase impossível falar do turismo nordestino sem citar as belas praias do Alagoas. Japaratinga, por exemplo, chama atenção por sua água azul cristalina e clima tranquilo perfeito para curtir bons momentos e ainda pegar um bronzeado. O que não falta na região são campings com infraestrutura completa e ambiente agradável.

lugares para acampar jarapatinga

Maranhão

27. Atins – Barreirinhas

Atins é uma vila pequena com cara de interior. As estradas são de areia fofa e as construções, antigas. O charme desse lugar cativa qualquer viajante, até mesmo os mais exigentes. Se for acampar por lá, não deixe de escolher um camping ou ponto bem localizado, perto de alguma praia ou do centro.

lugares para acampar atins

Lugares para acampar na região Norte do Brasil

Amazonas

28. Serra do Aracá – Barcelos

Nas montanhas do Amazonas, está a Serra do Aracá e suas incríveis belezas naturais. É nesse lugar que está a segunda maior cachoeira do Brasil: El Dorado – com 360 metros de altura. As montanhas da Serra do Aracá são gigantescas e ainda pouco exploradas, algo que torna o lugar único.

29. Pico da Neblina – Serra do Imeri

O Pico da Neblina é o pico mais alto do Brasil, com 3.014 metros. Para acampar nesse lugar, é preciso entender que o desafio não é fácil. A caminhada, que começa em Manaus, é longa e exaustiva. Ao longo do trajeto, os aventureiros vivem diversas experiências que, com certeza, ficam eternizadas na memória de quem as vive.

lugares para acampar pico da neblina

Pará

30. Floresta Nacional dos Tapajós – Belterra

Se você procura um camping selvagem, a Floresta Nacional dos Tapajós tem rios, lagos, morros, planaltos e florestas densas. São mais de 500 hectares de terra distribuídos em quatro municípios do Pará. Se for acampar nessa imensa floresta, não deixe de tirar uma foto com a samaúma, a árvore mais alta do Amazonas.

Além disso, você pode aproveitar os preços imperdíveis nas passagens aéreas para Belém, para conhecer a bela capital do estado de Pará.

Agora que você já sabe os melhores lugares para acampar no Brasil, é hora de embarcar em uma aventura inesquecível! Gostou de algum lugar que está longe de você? Não tem problema! Basta comprar as passagens aéreas no site do ViajaNet para chegar ao destino que deseja. Confira já as condições especiais de pagamento e organize seu acampamento!