Seja nas férias ou no feriado prolongado, é necessário inspirar novos ares e conhecer destinos especiais. Ao visitar cidades no interior de São Paulo, você consegue fugir da rotina agitada e desbravar lindas paisagens.

O estado de São Paulo conta com 364 municípios recheados de cultura, lazer e diversão para toda a família. É possível encontrar diversas opções de roteiro, seja para quem gosta de passeios radicais e de passeios mais calmos, ao lado da natureza. Conheça algumas cidades no interior de São Paulo onde você pode aproveitar o final de semana longe da poluição:

1. Holambra

cidade das cores holambra

Reprodução: Pixabay

Localizada próxima à Campinas, Holambra é muito conhecida por sua diversidade de flores e da forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local. O calendário de atrações da cidade está sempre bem recheado, e o principal evento é a ExpoFlora, uma festa que atrai pessoas de diversas idades interessadas nos mais belos tipos e arranjos de flores.

2. Botucatu

cidade de botucatu

Reprodução: Pixabay

Botucatu fica a cerca de 200 quilômetros de São Paulo e propicia aos seus visitantes contato com a natureza aliado a passeios radicais. A cidade possui inúmeras cachoeiras, trilhas para ciclismo e formações rochosas ideais para escalada e rapel. A Cuesta de Botucatu é uma das áreas mais procuradas pelos turistas, já que apresenta uma bela paisagem que rende lindas fotografias.

3. Águas de Lindóia

cristo de lindoia

Reprodução: Pixabay

Assim como o próprio nome já diz, Águas de Lindóia é um dos maiores e mais importantes centros hidroclimáticos do Brasil. O Balneário Municipal oferece diversas opções de relaxamento para toda a família, como banhos hidratantes e relaxantes, massagens e drenagem linfática. Outra dica é conhecer a praça local, onde você pode provar delícias e admirar gramados cobertos por obras de arte.

4. São Roque

Não é preciso percorrer grandes distâncias para conhecer as belezas de São Roque. A cidade é conhecida também como Terra do Vinho, já que conta com um roteiro de vinícolas e restaurantes para os mais variados gostos. Além disso, sua família também pode conhecer o Ski Mountain Park, um parque de diversões com escorregadores e estações de patinação na neve para adultos e crianças.

5. Brotas

cidade de brotas

Reprodução: Pixabay

Você busca adrenalina, diversão e muita emoção? Então, Brotas é o destino que você precisa conhecer. Há opções de arvorismo, trilhas, passeios a cavalo e, para os mais radicais, o cachoeirismo, um esporte onde o praticante escala por uma queda d’água. Localizada a 240 quilômetros da capital, o município recebe muito bem os mais de 140 mil turistas que visitam a cidade anualmente.

6. Campos do Jordão

Campos do jordão

Reprodução: Pixabay

Campos do Jordão é uma cidade montanhosa localizada no interior de São Paulo que recebe milhares de turistas atraídos pelas baixas temperaturas. Inspirada na arquitetura alemã, há diversos pontos especiais, como chalés e restaurantes com comidas deliciosas, como fondues. Outro passeio que você deve realizar é a viagem de trem de Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal.

7. Socorro

Interior de são paulo - Socorro

Reprodução: Pixabay

Se você conhece uma vez Socorro, vai sempre querer voltar. A cidade consegue aliar as belezas da natureza com atividades radicais, como o passeio à Gruta do Anjo. Atualmente, o local é casa de uma belíssima piscina natural com águas transparentes. Além disso, também é possível descansar e aproveitar o máximo da gastronomia local nos restaurantes espalhados pelo município.

8. Atibaia

 

Atibaia é um destino tranquilo e repleto de verde muito procurado por casais e famílias pequenas. O voo de balão vai ser uma experiência inesquecível na viagem, onde você poderá desfrutar de uma paisagem incrível. A cidade também é conhecida por ser a maior produtora do Brasil de morangos e flores. Sendo assim, você poderá levar uma lembrancinha para casa.

9. Juquitiba

Se você deseja um curtir um final de semana ao lado da natureza, mas sem ir muito longe de casa, Juquitiba pode ser uma excelente visita. A cidade possui muito verde e atividades cheias de energia para toda a família: tirolesa, arvorismo, escalada e rafting. Esta cidade no interior de SP é privilegiada com muitos rios, cachoeiras e uma natureza diversificada que dá um charme ainda mais especial.

10. Itu

Muitos turistas visitam a cidade das coisas grandes, que guarda tesouros históricos muito importantes para o Brasil e para o estado de São Paulo. Esta peculiar cidade do interior de SP possui um mobiliário urbano bastante exagerado, como o famoso orelhão de dois metros na Praça Matriz. Para quem não dispensa arte e cultura, vale dar uma passadinha no Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu.

11. Boituva

Boituva é uma das cidades no interior de SP que todo amante de atividades radicais adora visitar. A cidade, que está a 100km da capital, é conhecida como a capital do paraquedismo e também pelos lindos voos de balão que colorem o céu diariamente. Para quem gosta daquele friozinho na barriga, é possível saltar de um avião a mais de 3.000 metros de altura e cair a uma velocidade de quase 200 km/h.

12. Serra Negra

Bastante famosa por suas temperaturas geladas, Serra Negra é a típica cidade do interior de SP que todo mundo adora passar um final de semana. Favorito quando o assunto é viajar a dois, o local oferece boa mesa, picos com paisagens exuberantes da região e até passeio de teleférico. Além disso, Serra Negra possui a diversificada indústria de malhas, com muitas lojas de roupas de frio por um preço bastante acessível.

13. Eldorado

Eldorado cresceu graças à busca pelo ouro no período colonial e, atualmente, é a quarta maior cidade do estado de São Paulo em território. Reconhecida como Estância Turística, Eldorado possui belezas naturais que foram descobertas pouco a pouco, como a “Caverna do Diabo”, um grande destaque na região. A cachoeira de Meu Deus, que fica no ponto culminante de uma trilha, também vale a pena conhecer durante um dia quente.

14. Cunha

Considerada um dos principais lugares para fugir do Carnaval e da agitação urbana das grandes metrópoles, Cunha é uma das mais belas e surpreendentes cidades no interior de São Paulo.

Um dos principais atrativos e cartões-postais de Cunha é o Lavandário, um incrível campo de flores roxas que transforma a paisagem em um verdadeiro conto de fadas. Em meio à Serra do Mar e ao lado do Paraná, a cidade é um verdadeiro refúgio para aqueles que buscam entrar em contato com a natureza com uma vista deslumbrante. Seja durante as férias ou feriados prolongados, as belezas de Cunha vão te surpreender.

15. Monte Alegre do Sul

Bastante pacata, a cidadezinha de Monte Alegre do Sul é uma ótima viagem para famílias com crianças pequenas. A arquitetura possui traços da imigração italiana que pode ser vista junto ao portal da cidade. Uma das melhores épocas para curtir esta cidade no interior de SP é nos finais de semana do mês de julho, quando acontece o Festival do Morango, e a cidade fica cheia de comidas típicas, cachaças artesanais e animação.

Gostou das  sugestões? Há muito mais o que fazer em São Paulo, basta conferir os lugares e atrações que mais tenham a ver com você. Na capital do estado existe uma grande variedade de passeios para quem prefere badalação e ótimos restaurantes.

Então, fique de olho no nosso blog! No ViajaNet, você encontra os melhores preços de passagens aéreas e pacotes de viagens. Adquira sua passagem aérea para São Paulo e aproveite para conhecer!