Porto de Galinhas é considerada uma das melhores praias do Brasil, sendo frequentada por surfistas e turistas de diferentes países. Porém, justamente devido ao alto número de visitantes nos famosos corais e recifes da região, a área começou a ter um controle maior em relação ao tempo das visitas.

No entanto, as atividades relacionadas a bugues, os resorts e as praias continuam proporcionando toda a diversão para férias inesquecíveis. Confira agora algumas informações que podem fazer toda a diferença no momento de planejar sua viagem para Porto de Galinhas e conte com o ViajaNet para encontrar os melhores preços em passagens aéreas!

Piscinas naturais Porto de Galinhas

Guia de Conteúdo sobre Porto de Galinhas

  1. Onde fica Porto de Galinhas
  2. O que fazer em Porto de Galinhas
  3. O que levar para Porto de Galinhas
  4. Vida noturna em Porto de Galinhas
  5. Onde se hospedar na região
  6. Alimentação e culinária local
  7. Temperatura em Porto de Galinhas durante o ano
  8. Aeroportos mais próximos
  9. Passagens aéreas para Porto de Galinhas

Onde fica Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas é localizada em Pernambuco, no município de Ipojuca, a cerca de 60 km de Recife.

A recomendação é de que seja realizado um voo até o aeroporto de Recife, sendo que depois é necessário encarar algumas horas de estrada. De carro, é possível acessar a BR-101 e pegar a PE-038 até o município de Ipojuca.

E para quem opta por realizar o trajeto de ônibus, no Aeroporto Internacional de Recife e na rodoviária existem opções de horários o dia todo. Por não existirem rodoviárias em Porto de Galinhas, é importante conversar com o motorista do ônibus para saber o melhor local para desembarcar.

No ViajaNet, você encontra os melhores preços nas passagens aéreas para Recife.

O que fazer em Porto de Galinhas

Muito bem, agora é hora de saber o que fazer em Porto de Galinhas. Com opções de passeios para pessoas de todas as idades e gostos, é impossível ficar entediado em Porto de Galinhas! Confira agora algumas das principais atividades para realizar na região e comece já a planejar sua viagem!

1. Praia de Muro Alto

Porto de Galinhas Praia de Muro Alto

A Praia de Muro Alto é uma das mais famosas da região. Localizada a aproximadamente 8 km da praia de Porto de Galinhas, ela possui águas mornas, rasas e cristalinas, atraindo turistas de diversas regiões do país.

Também é a praia preferida dos amantes de corrida, pois a areia mais próxima do mar é firme o suficiente para correr 5km ou 10k e não causar dor nas panturrilhas dos corredores.

Prós: Muitos visitantes afirmam ser uma praia perfeita, com piscinas naturais que tornam o passeio ideal para crianças. Excelente para passar horas apenas admirando a paisagem, essa é a praia certa para quem busca águas tranquilas.

Contras: Apesar de inúmeros comentários sobre a perfeição da praia de Muro Alto, alguns turistas reclamaram do excesso de vendedores ambulantes, que acaba se tornando um incômodo para alguns visitantes.

2. Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

As piscinas naturais de Porto de Galinhas permitem que essa seja uma das praias mais famosas do Brasil. Com sua beleza paradisíaca, as águas azuis e calmas marcam o local, já que é possível até mesmo observar os peixes que vivem ali.

Prós: A paisagem das piscinas naturais é surpreendente e encantadora. O passeio é inesquecível e um dos locais mais belos que os visitantes já viram.

Contras: Turistas que frequentaram o local dão a dica de encontrar um guia confiável para a realização de passeios, assim como uma boa empresa de mergulho.

3. Pontal de Maracaípe

Pontal de Maracaípe Porto de Galinhas

O Pontal de Maracaípe é o local onde acontece o encontro entre as águas do rios e do mar. Devido ao acesso ser restrito apenas para quem vai a pé ou de bugue, o Pontal de Maracaípe é mais vazio que as praias da região, e tão lindo quanto.

Prós: O passeio de jangada na região é muito indicado por visitantes, especialmente durante o pôr do sol, para uma experiência ainda mais surpreendente.

Contras: Alguns turistas apontaram para o fato de o acesso até o Pontal de Maracaípe não ser tão fácil e também da pouca infraestrutura que o local oferece.

4. Praia de Cupe

Porto de Galinhas Praia do Cupe

A Praia de Cupe é uma opção que possui o mar calmo e tranquilo, sendo perfeita para passeios em família, especialmente para crianças.

Prós: O lugar é lindo, limpo e possui uma paisagem inacreditável. As piscinas naturais com águas calmas tornam possível observar facilmente diversos peixes.

Contras: Alguns turistas relataram que a infraestrutura não é muito boa, já que não existem muitas barracas ou vendedores ambulantes em torno da praia.

5. Praia de Maracaípe

A Praia de Maracaípe é localizada bem próxima da praia de Porto de Galinhas, sendo conhecida por abrigar visitantes de todos os gostos – tanto surfistas quanto pessoas que buscam tranquilidade. Considerada como um pequeno vilarejo, a Praia de Maracaípe é muito preservada e possui ondas fortes, mas conta com um mar limpo e um visual mais selvagem.

Prós: Praia tranquila e mais vazia do que quando comparada a outras, ideal para quem deseja relaxar e ouvir o som do mar.

Contras: A Praia de Maracaípe conta com ondas muito fortes, não sendo indicada para quem vai viajar com crianças.

6. Praia da Vila de Porto de Galinhas

A Praia da Vila de Porto de Galinhas é um local surpreendente. Suas águas calmas e cristalinas atraem muitos turistas, especialmente aos finais de semana e no verão. As piscinas naturais são perfeitas para um passeio que envolve muitos peixinhos no caminho.

Prós: Praia linda, com águas mornas e com pessoas acolhedoras e simpáticas.

Contras: Muitos visitantes comentaram que a Praia da Vila de Porto de Galinhas é muito cheia, tornando o passeio um pouco desagradável para alguns deles.

7. Praia de Serrambi

Praia de Serrambi Porto de Galinhas

A Praia de Serrambi é incrível. Com águas cristalinas e rasas, é possível andar por metros sem chegar ao fundo, sendo o passeio perfeito para quem viaja com crianças. Além disso, o mar é calmo e limpo, proporcionando momentos de descanso para quem visita o local.

Prós: É o local ideal para quem deseja relaxar e curtir as férias com muita tranquilidade, até mesmo pelo fato de ser mais vazia e não possuir muitos vendedores ambulantes.

Contras: Não possui estrutura suficiente, como bares e restaurantes, e o acesso a ela não é tão fácil, além de ser uma praia cercada por resorts e condomínios fechados, o que dificulta para encontrar até mesmo um espaço na areia.

8. Projeto Hippocampus

Projeto Hippocampus

Imagem meramente ilustrativa

O Projeto Hippocampus é um centro ambiental que busca preservar e pesquisar sobre a vida dos cavalos-marinhos. O projeto já conseguiu levar mais de 100 mil filhotes de cavalos-marinhos para a natureza e oferece visitas guiadas com biólogos e veterinários.

Prós: A visita é encantadora e imperdível, sendo uma linda iniciativa que ensina muito a quem o visita, especialmente para crianças, e possui uma lojinha com ótimos itens para levar de lembrança.

9. Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato de Porto de Galinhas é a melhor opção para quem deseja fazer compras de lembrancinhas, por exemplo. Com preços baixos, especialmente durante a noite o local fica bem movimentado, e andar pelas ruas enquanto se observa o movimento é uma ótima opção.

Prós: Oferece preços mais baixos do que em outras lojas, possui opções de lembranças de todos os tipos e conta também com comidas típicas da região.

Contras: Alguns visitantes relataram que parte dos vendedores não é muito atenciosa com os turistas.

10. Ateliê Gilberto Carcará

O Ateliê Gilberto Carcará é dedicado ao artista plástico de mesmo nome, sendo ele o responsável pela presença de tantas galinhas em Ipojuca. Gilberto Carcará tinha a missão de criar um símbolo que representasse essa região nacional e internacionalmente. Logo, suas obras passaram a ser reconhecidas e dar completa referência ao local com suas galinhas espalhadas por Porto de Galinhas.

Prós: Muitos turistas recomendam a visita ao local, afirmando que o próprio artista os recebeu com muita simpatia.

Contras: Alguns visitantes comentaram que o local não estava preparado para a visita e que não havia muitas peças para exposição, porém, é importante lembrar que é necessário realizar um agendamento antes de ir ao local.

O que levar para Porto de Galinhas

O que levar para Porto de Galinhas

Imagem meramente ilustrativa

Ao iniciar os preparativos para sua viagem para Porto de Galinhas, a mala é uma das partes mais importantes para ser organizada. Esquecer alguns itens fundamentais como a roupa de banho pode complicar um pouco as coisas ao chegar ao destino. Sendo assim, confira agora uma lista de itens indispensáveis em sua viagem:

  • Protetor solar;
  • Roupa de banho (biquíni, maiô, sunga);
  • Repelente;
  • Chapéu ou boné;
  • Óculos de sol;
  • Roupas confortáveis e frescas;
  • Toalhas de praia;
  • Chinelo;
  • Camiseta com proteção UV para peles muito sensíveis ao sol.

Vida noturna em Porto de Galinhas

A vida noturna em Porto de Galinhas oferece opções para todos os gostos. Para aqueles que curtem uma balada, a Birosca da Cachaça e a boate Lua Morena são ótimas opções, muito recomendadas por quem frequenta o local.

Além disso, caminhar pelas ruas da cidade e pelo centrinho à noite é sempre uma ótima opção, até mesmo porque a feira de artesanato atrai inúmeros visitantes após o pôr do sol, quando o clima está mais fresco e perfeito para caminhadas na cidade.

Onde se hospedar na região

A vila de Porto de Galinhas é onde fica localizada a própria praia de Porto de Galinhas, e onde existe a maior oferta de mercados, lojas, restaurantes e bares.

Com opções para todos os gostos, a região conta com resorts luxuosos, campings e pousadas para a família. Sendo assim, primeiramente é preciso saber exatamente o que você procura, para que seja feita a melhor escolha.

Grande parte dos hotéis de Porto de Galinhas que são pé-na-areia ficam próximos de praias de mar agitado, sendo uma boa opção para surfistas, por exemplo.

No caso dos resorts, o Nannai Resort & Spa é um dos que se destaca. Sua beleza e seus bangalôs em palafitas que contam com piscinas privativas atraem turistas de todo o país, sendo a opção perfeita para casais apaixonados e digital influencers que contam com milhares de seguidores brasileiros no Instagram acompanhando suas viagens.

E para quem busca tranquilidade para relaxar, a pousada Porto Verde possui um clima aconchegante e varandas com vista para o belo jardim. Localizada a apenas 100 metros das famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas, essa é uma ótima opção para quem busca praticidade durante a viagem!

Alimentação e culinária local

Sarapatel Porto de Galinhas

Sarapatel

Em geral, a gastronomia de Pernambuco envolve pratos salgados como escondidinho, mungunzá salgado, sarapatel, buchada e rabada.

Já entre os doces, é possível destacar a tapioca (feita a partir de goma de mandioca), o famoso bolo Souza Leão (bolo cremoso que se tornou um Patrimônio Cultural e Imaterial do estado), bolo de rolo e a cartola.

Entre os restaurantes da região, destacam-se o Beijupirá, Barcaxeira, La Tratoria e a Cabidela da Natália, muito recomendados por turistas.

Temperatura em Porto de Galinhas durante o ano

Localizada no Nordeste, a praia de Porto de Galinhas possui um clima agradável e quente durante a maior parte do ano. Os meses de novembro a abril contam com temperatura média acima de 31 °C.

Já durante os meses entre junho e setembro, a temperatura mínima média é de 22 °C, com máxima de 28 °C. Dessa maneira, é possível planejar suas férias com antecedência e aproveitar os dias de sol para se divertir muito sobre a areia branca de Porto de Galinhas.

Aeroportos mais próximos

Para quem mora em diferentes estados, que não Pernambuco, por exemplo, o principal meio de acesso até Porto de Galinhas é ir de avião e desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife. Depois, basta alugar um carro, pedir um táxi ou pegar um ônibus até o destino final.

Passagens aéreas para Porto de Galinhas

Agora que você já sabe todos os detalhes necessários antes de embarcar em sua próxima viagem, chegou a hora de planejar suas férias com o ViajaNet. Aqui você encontra pacotes de viagens e passagens para Porto de Galinhas pelo melhor preço, possibilitando que você realize ainda mais passeios na cidade.

Além disso, os pacotes para Porto de Galinhas também contribuem para que você tenha mais economia e aproveite melhor cada momento de sua viagem!