O Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados por todos que buscam um verdadeiro paraíso no Brasil para repor as energias.

Com praias nomeadas por ordem numérica, sendo apenas quatro as mais famosas e duas avenidas principais, o local atrai turistas de todo o mundo para apreciar suas belezas naturais.

Neste post do ViajaNet, você vai descobrir detalhes sobre o Morro de São Paulo que podem tornar suas férias ainda melhores.

Fique de olho nos tópicos a seguir e anote todas as dicas.

Guia de conteúdo sobre o Morro de São Paulo

Onde fica o fantástico Morro de São Paulo

Localizado no estado da Bahia, Morro de São Paulo é uma ilha do município de Cairu, sendo uma ótima opção para aproveitar as férias em família, por exemplo.

Partindo de Salvador, são cerca de duas horas de barco para chegar até a ilha. E não se engane pela distância, esse será um dos lugares mais incríveis que você verá na vida!

As ruas cobertas de areia trazem um ar de simplicidade que remete à época da colonização dos portugueses no Brasil… simplesmente inexplicável!

Como chegar ao Morro de São Paulo

Chegar no Morro de São Paulo não é uma tarefa tão simples quanto parece, porém cada minuto de viagem para chegar até o destino vale a pena.

Comprar uma passagem aérea para Morro de São Paulo é o primeiro passo de uma das jornadas mais marcantes de sua vida.

Depois disso, ao desembarcar em Salvador, uma das opções mais baratas é pegar um barco no Terminal Marítimo Turístico, que leva cerca de duas horas até o destino final.

DICA: Aposte no catamarã, para que a viagem seja mais confortável e para que existam menos chances de você ficar com enjôo, já que essa embarcação é maior do que lanchas, por exemplo.

O que fazer no famoso Morro de São Paulo

1. Praia de Gamboa

Com mar calmo e com os mais belos tons de azul, a Praia de Gamboa é perfeita para quem busca tranquilidade na medida certa.

A argila natural da região, além de contribuir para um momento de descontração e relaxamento, é excelente para ajudar na hidratação da pele!

Podendo ser acessada a pé ou por meio de um barco, a Praia de Gamboa é muito indicada pelos turistas que a visitam.

2. Quarta Praia

Ah, a Quarta Praia… suas águas quentes e transparentes atraem inúmeros turistas, que acabam se apaixonando pela beleza natural do local.

Um pouco mais afastada do centro, a Quarta Praia é ideal para quem busca momentos de descanso e tranquilidade, sem agitação por perto.

“Paradisíaca” é uma das características mais comentadas em relação a essa praia. E aí, você não vai perder, não é?

3. Segunda Praia

A Segunda Praia é ideal para quem gosta da agitação próxima ao centro da cidade.

Conta com hotéis em volta e barracas, sendo que as opções para o almoço são muito indicadas por quem conhece bem a praia.

O atendimento na região é muito elogiado pelos turistas, além das águas, que, durante a maré baixa, formam belíssimas piscinas naturais no mar. IMPERDÍVEL!

4. Praia de Garapuá

A Praia de Garapuá é incrível. Sendo considerada por muitos uma parte do paraíso na terra, o lugar é lindo e surpreendente.

A água calma da região atrai muitos pescadores, que oferecem pratos deliciosos com frutos-do-mar nos restaurantes na beira da praia.

Não deixe de visitá-la em sua viagem para o Morro de São Paulo e aproveite o melhor que o lugar tem para oferecer!

5. Quinta Praia (Praia do Encanto)

Como o próprio nome indica, essa praia deixa todos encantados com suas belezas naturais.

Oferecendo muita tranquilidade, especialmente por estar mais afastada do centro, a Quinta Praia é LINDA e o passeio é mais recomendado durante a época de maré baixa.

Quase exclusiva, essa praia é menos visitada pelos turistas, já que fica a, aproximadamente, 8 km do centro, e, para chegar até ela, é preciso ir a pé, de bicicleta ou de charrete – embora esse último não seja muito recomendado, devido à preocupação dos turistas com a saúde dos animais.

6. Terceira Praia

Com mar calmo, plano e sem muitas ondas, a Terceira Praia é muito recomendada para famílias que viajam com crianças e idosos.

Pessoas que gostam de fazer boas caminhadas pela areia da praia vão se dar bem aqui: é possível ir até a Quarta Praia tranquilamente.

Além disso, a Terceira Praia é linda e não pode ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer no Morro de São Paulo!

7. Farol do Morro

Proporcionando uma vista privilegiada de parte da ilha, o Farol do Morro é um dos principais pontos para se visitar no Morro de São Paulo.

Ao visitar o local no fim da tarde, além de tudo, é possível observar um pôr do Sol simplesmente indescritível!

A subida até o local é longa e íngreme, porém a vista do alto é encantadora!

DICA: Não se esqueça de passar repelente ao visitar o Farol do Morro, já que, principalmente no fim da tarde, os mosquitos podem ser um incômodo.

8. Igreja da Nossa Senhora da Luz

A Igreja da Nossa Senhora da Luz é linda e cheia de charme, sendo uma homenagem para a padroeira do Morro de São Paulo.

Localizada próximo à entrada do Morro de São Paulo, ela possui uma arquitetura única, capaz de te transportar pela história do lugar.

Apesar de antiga – foi finalizada no fim do século 18 –, a construção em estilo barroco é muito bem preservada e encantadora!

9. Primeira Praia

A Primeira Praia, além de ser a primeira da ilha, é também uma das mais movimentadas.

Com águas rasas, dos mais belos tons de azul, e próxima à avenida principal do Morro de São Paulo, essa é uma boa opção para as famílias curtirem o sol nordestino.

Oferecendo diversas opções de bares e restaurantes à sua volta, a Primeira Praia conta também com uma tirolesa capaz de surpreender a todos que não perdem uma boa aventura!

Aproveite!

10. Praia do Mirante

Essa é mais uma opção de praia paradisíaca para quem ama curtir a tranquilidade da praia com muito sossego.

Quase deserta, muitos visitantes comentam que a beleza do local é inspiradora, podendo se tornar uma experiência muito romântica para os casais apaixonados que desejam visitar o Morro de São Paulo.

O pôr do Sol ali é deslumbrante e é o cenário ideal para fazer uma sessão de fotos, que ficarão guardadas em sua memória para sempre!

E aí, já separou quais lugares não podem faltar na sua lista?

Vida noturna no Morro de São Paulo

Se você curte uma boa festa e não deixa escapar a oportunidade de se divertir muito, saiba que o Morro de São Paulo é muito famoso justamente por suas festas.

Barracas, barzinhos e restaurantes podem ser encontrados ao longo de toda a ilha, oferecendo os pratos mais deliciosos da gastronomia local para todos os gostos.

E, para quem curte uma boa festa, a Festa da Espuma na Pulsar Disco e a Toca do Morcego são muito famosas na região e recomendadas pelos visitantes. Não deixe de aproveitar!

As melhores opções de hospedagem no Morro de São Paulo

Escolher onde ficar no Morro de São Paulo pode ser uma preocupação comum ao planejar as férias, certo?

Entre hotéis e pousadas, às vezes, pode ser difícil escolher a hospedagem ideal, especialmente se a viagem é em família e envolve crianças.

Por isso, o blog do ViajaNet separou algumas opções para ajudar você a escolher a hospedagem ideal no Morro de São Paulo!

Confira agora as principais dicas dos turistas e já escolha o hotel ideal para passar suas próximas férias!

Considerando que a região da Primeira, Segunda e Terceira Praia seja a região mais movimentada no Morro de São Paulo, além da vila, é uma boa opção para quem busca os melhores preços e facilidade no transporte.

Já a região próxima à Quinta Praia fica um pouco mais afastada do centro, proporcionando mais tranquilidade, ideal para quem deseja descansar e ficar longe do agito que a noite próxima à vila pode apresentar.

O que comer no Morro de São Paulo: prove a culinária mais famosa do Brasil

Muito bem temperada, marcante e inesquecível: assim pode ser descrita a culinária baiana. Apreciada em todo o território brasileiro, é IMPOSSÍVEL viajar para a Bahia e não provar alguns de seus pratos típicos.

Com influência africana, indígena e portuguesa, já dá para imaginar as delícias que o estado oferece, não é?

O restaurante Varandas, na Segunda Praia, oferece uma moqueca baiana de peixe simplesmente deliciosa, recebendo inúmeros elogios de turistas.

Já na Terceira Praia, você vai encontrar o restaurante Maré Bar & Grill, que oferece pratos locais sensacionais!

Ah, e claro, você NÃO PODE ir à Bahia e não provar o famoso acarajé, que pode ser encontrado em diferentes restaurantes e lanchonetes no Morro de São Paulo.

Clima no Morro de São Paulo: um dos destinos mais conhecidos do Nordeste

O clima no Morro de São Paulo é perfeito para quem ama Sol e calor o dia inteiro!

Principalmente durante o verão – entre novembro e janeiro –, a temperatura máxima média no Morro de São Paulo chega na casa dos 30°C, e a mínima fica, em média, nos 23°C.

Já durante o inverno, especialmente em julho, a temperatura máxima média é de 28°C, e a mínima fica entre 22°C e 25°C.

Ou seja, basicamente o ano todo o Morro de São Paulo é receptivo, principalmente por ser um destino do Nordeste brasileiro.

DICA: Não se esqueça que feriados como Réveillon e Carnaval costumam atrair inúmeros turistas para as praias do Nordeste, podendo não ser a melhor época para quem quer descansar ao ir para o Morro de São Paulo.

Aeroporto mais próximo do Morro de São Paulo

Por estar localizado a, aproximadamente, 300 km de Salvador, o aeroporto mais próximo do Morro de São Paulo é o da capital do estado – Aeroporto Internacional de Salvador Dep. Luís Eduardo Magalhães.

Considerando a distância entre as duas cidades, é importante lembrar que após o desembarque é necessário pegar um barco para chegar até o Morro de São Paulo, uma vez que o destino não pode ser acessado de carro.

Passagens aéreas pelo melhor preço para Morro de São Paulo

Ao planejar suas férias, uma das maiores preocupações é o valor das passagens aéreas e dos pacotes de viagens, certo? Mas, com o ViajaNet, essa preocupação não existe!

Somente aqui você encontra os melhores preços em pacotes de viagem para Morro de São Paulo!

Conte com o ViajaNet para planejar suas férias e tenha muito mais economia e alegria em sua viagem para o Morro de São Paulo!