Passear pela Avenida Paulista, curtir a noite na Rua Augusta e provar um delicioso lanche no Mercadão Municipal são algumas coisas para fazer em São Paulo. Confira tudo sobre a cidade no guia completo do ViajaNet

 

São Paulo é o principal centro financeiro e a cidade mais populosa do Brasil. A capital do estado nunca adormece e, por esse motivo, apresenta um turbilhão de atividades que encantam os moradores e surpreendem os visitantes.

Com mais de 465 anos, São Paulo destaca-se por sua significativa influência nacional e internacional, que atinge o setor cultural, econômico e político. Além disso, a Terra da Garoa guarda os pontos turísticos e realiza os eventos mais importantes do país, como a Parada do Orgulho LGBT+, realizada anualmente na Avenida Paulista.

Por outro lado, SP não decepciona quando o assunto são atividades ligadas à natureza. O Parque Ibirapuera, por exemplo, possui belos jardins e cenários interessantes que permitem desfrutar de bons momentos ao lado da família e dos amigos.

 

Há muito mais o que fazer em São Paulo! Para você que deseja conhecer os prós e contras de cada atração da Selva de Pedra, o ViajaNet preparou este guia completo onde você vai encontrar tudo sobre o destino: o que visitar, onde comer, onde se hospedar e muito mais! Confira com a gente e aproveite São Paulo da melhor forma.

Guia sobre São Paulo

Onde fica São Paulo?
O que fazer em São Paulo
1. Parque Ibirapuera
2. Avenida Paulista
3. Pinacoteca do Estado de São Paulo
4. Parque da Juventude
5. Museu do Futebol
6. Allianz Parque
7. Catavento Cultural e Educacional
8. Mercado Municipal
9. Jardim Botânico de São Paulo
10. Teatro Renault
Vida Noturna em São Paulo
Onde se hospedar em São Paulo
Gastronomia em São Paulo
Clima da região
Aeroportos de São Paulo
Passagens aéreas para São Paulo

Onde fica São Paulo?

O estado de São Paulo está localizado na região Sudeste do Brasil, fazendo fronteira com outros incríveis destinos turísticos: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Além das atrações da grandiosa capital, existe o interior de SP, que oferece atividades ligadas à natureza e passeios sossegados. Já o incrível litoral paulista guarda praias belíssimas, como Camburi, Guarujá e Ilhabela.

A geografia de São Paulo é diversificada e com muitas atrações para conhecer. Por outro lado, a poluição do ar no município é intensa, devido à enorme quantidade de automóveis que circulam diariamente nas ruas e rodovias da movimentada SP.

 

O que fazer em São Paulo

Entre pessoas apressadas e modernos arranha-céus estão os famosos pontos turísticos que definem a essência de São Paulo. A grandiosidade da metrópole pode intimidar um turista desavisado. Por isso, é necessário entender o que a cidade tem a oferecer, indo além do trânsito e do corre-corre diário.

Para ajudá-lo a desbravar a cidade, o blog do ViajaNet preparou um TOP 10 com as melhores atrações de São Paulo, de acordo com o TripAdvisor. Assim, você fica sabendo os prós e os contras de cada passeio e escolhe as atividades que mais têm a ver com você e seus companheiros de viagem. Confira o que fazer em São Paulo!

 

1. Parque Ibirapuera

Construído em 1954, o Parque Ibirapuera é um parque urbano localizado no bairro Moema, zona sul de São Paulo. O ponto turístico recebe aproximadamente 14 milhões de visitantes por ano, que vão em busca dos belos jardins, museus contemporâneos e cenários históricos desenhados por artistas renomados, como Roberto Burle Marx e Oscar Niemeyer.

O Parque Ibirapuera fica aberto das 5h da manhã até a meia-noite e possui entrada gratuita.

PRÓS: espaço ótimo para entrar em contato com muito verde, praticar esportes, visitar museus e fazer uma caminhada ao lado da família.

CONTRAS: o lugar pode ser muito movimentado durante os finais de semana, e os turistas podem se perder devido à falta de pontos de informações.

Horizonte de São Paulo do Parque Parque do Ibirapuera

Reprodução: iStock

2. Avenida Paulista

Uma dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, a Avenida Paulista abriga prédios corporativos, museus, shoppings e uma diversidade que reflete perfeitamente a essência de São Paulo. O lugar nunca dorme e, aos domingos, fecha para o fluxo de carros e fica disponível apenas para lazer.

PRÓS: é moderna, multicultural e com todos os estilos, o local ideal para encontrar diversidade de públicos e arte para todos os lados.

CONTRAS: os preços altos são uma característica predominante na Avenida Paulista, o que pode afetar negativamente o seu bolso.

Avenida Paulista, centro financeiro da cidade e um dos principais locais de São Paulo, Brasil

Reprodução: iStock

3. Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Isso porque ela tem ênfase na produção artística brasileira desde o século 19 até a atualidade.

Além do amplo acervo de artes visuais que está distribuído nos três andares do prédio, a Pinacoteca também possui uma bela arquitetura projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

PRÓS: o edifício é muito bonito, com arquitetura interna e externa capaz de encher os olhos. Os andares têm rampas e elevadores que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

CONTRAS: o preço dos ingressos pode ser salgado para o bolso e, durante o final de semana, você pode encontrar filas grandiosas para entrar.

o que fazer em sao paulo pinacoteca

Reprodução: iStock

4. Rua Augusta

A Augusta é uma importante via de São Paulo, que liga os Jardins ao centro da cidade. O principal diferencial desse vibrante ponto turístico de SP é sua enorme participação na vida noturna da cidade. O local é tomado por bares, casas de espetáculos, baladas e teatros, além de galerias de lojas e restaurantes.

A Rua Augusta faz esquina com a Avenida Paulista e com a Praça Roosevelt, dois espaços multiculturais que colorem a diversidade de São Paulo.

PRÓS: lugar excelente para sentir a energia da noite de São Paulo – há opções de bares e baladas para todos os estilos e preferências.

CONTRAS: depois de eventos e festas, a rua pode ficar bastante suja e com cheiro desagradável. Não se esqueça de manter os pertences sempre protegidos, principalmente o celular.

 

5. Museu do Futebol

O Museu do Futebol tem matérias, reportagens e exposições que ajudam a conhecer mais sobre o universo futebolístico.

São 15 salas temáticas que narram de forma lúdica e interativa o futebol no Brasil, mostrando sua importância para a cultura do país. Inaugurado em 2008, o museu atrai visitantes do mundo todo, amantes ou não do esporte mais popular do planeta.

PRÓS: o passeio é ótimo para fazer na companhia de pessoas de todas as idades. Afinal, há exposições que usam a tecnologia para transmitir e informar a história do futebol para o visitante.

CONTRAS: o Museu do Futebol não possui pontos negativos.

6. Allianz Parque

O Allianz Parque é um grandioso estádio de futebol construído nos padrões Fifa, sendo uma das melhores arenas multiuso do mundo. O espaço é capaz de oferecer uma ótima experiência em shows, eventos corporativos e, claro, partidas de futebol. Além disso, o local também tem restaurantes e um memorial temático com os troféus do clube Palmeiras.

PRÓS: a infraestrutura do Allianz surpreende e não deixa a desejar – são mais de 43 mil assentos cobertos, 160 camarotes e estacionamento para até 2 mil carros.

CONTRAS: os preços dos ingressos e do estacionamento podem afetar o bolso do visitante, principalmente durante shows de artistas internacionais e amistosos da seleção brasileira.

Paisagem aérea do Estádio Allianz Parque no dia ensolarado

Reprodução: iStock

7. Catavento Cultural e Educacional

Um dos lugares para conhecer em São Paulo ao lado das crianças, o Catavento Cultural e Educacional tem como propósito incentivar e aprofundar o estudo das ciências. O espaço é divido em quatro seções: “Universo”, “Vida”, “Engenho” e “Sociedade”. Ao todo, o acervo possui mais de 250 instalações voltadas para o público jovem, infantil e adulto.

O Museu está localizado no centro de São Paulo e fica aberto das 9h da manhã até as 5h da tarde.

PRÓS: o preço do ingresso é acessível e você ainda tem a possibilidade de pegar uma senha do laboratório de química, espaço onde rolam experimentos superdivertidos.

CONTRAS: o Catavento pode ficar bastante lotado durante os dias de semana, devido às excursões de escolas.

8. Mercado Municipal

O Mercadão Municipal é um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade de São Paulo. Isso porque ele oferece excelente gastronomia e mistura as cores e aromas que fazem parte do DNA paulistano. Outro diferencial que chama a atenção no Mercadão é a sua arquitetura repleta de detalhes, como colunas do estilo grego e janelas de mosaicos.

PRÓS: ótimo espaço para provar pratos deliciosos, como o sanduíche de mortadela, e comprar especiarias raras e peixes frescos.

CONTRAS: o atendimento dos vendedores pode ser persuasivo demais e os preços, muito elevados.

 

9. Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo tem mais de 360 mil metros de área verde, fazendo preservação da mata nativa e colaborando com a conscientização ambiental. Localizado na zona sul da capital, ele é uma boa opção de passeio para entrar em contato com a natureza em um ambiente tranquilo e bem conservado.

Para chegar ao local, você pode descer na estação Jabaquara, na linha azul do metrô, e pegar um ônibus que para em frente ao Jardim. Aproveite para prolongar o passeio até o Zoológico de São Paulo, que está ali do lado.

PRÓS: o local possui um paisagismo capaz de encher os olhos. Tudo é muito bem cuidado, ideal para curtir bons momentos, caminhar e fotografar.

CONTRAS: há poucos pontos de apoio aos turistas. Então, ande sempre com um mapa em mãos para não se perder.

 

10. Teatro Renault

O Teatro Renault é um dos endereços mais elegantes da cidade, sendo o palco principal dos espetáculos da Broadway no Brasil.

Outra característica do teatro é a sua história cheia de reviravoltas – o local foi inaugurado em 1929, incendiado em 1969, reformado em 2000 e relançado em 2001 com modernas tecnologias e uma infraestrutura completa para espetáculos.

PRÓS: o local possui um ótimo atendimento e uma grande variedade de peças e musicais, como o Fantasma da Ópera e o Balé Nacional da China. Não se esqueça de consultar a agenda do Teatro Renault!

CONTRAS: por ter uma estrutura grandiosa, o local também tem assentos muito distantes do palco principal. Para sentar mais perto, é preciso pagar mais caro.

 

Vida noturna em São Paulo

Devido à sua grandiosidade e diversidade, São Paulo não decepciona quando o assunto é uma vida noturna cheia de energia e diversão.

Há opções para todos os estilos e preferências, seja para quem gosta de algo mais tranquilo, como um restaurante de boa mesa, até para quem prefere balada e música alta a noite toda.

Há bairros que oferecem isso e muito mais! A Vila Madalena, por exemplo, possui vias repletas de bares e pubs, onde é possível provar porções deliciosas e degustar um drinque elaborado. Já em Pinheiros, a vida noturna não é diferente – há bares com música ao vivo e decoração temática que mistura bar, restaurante e até ateliê.

Se você prefere viajar durante a noite, o ViajaNet oferece ofertas imperdíveis de passagens aéreas para a madrugada!

Quer saber mais sobre o que fazer à noite em SP? Confira algumas sugestões do ViajaNet, tendo como referência o site TripAdvisor:

 

 

  • Clube do Minhoca

O que é: Clube de comédia com os melhores comediantes da cena stand-up.
Onde: Rua Cunha Horta, 26 – Consolação, SP

  • Comedians Club

O que é: bar e restaurante com o legítimo comedy club norte-americano.
Onde: Rua Augusta, 1129 – Bela Vista, SP

  • The Week Club

O que é: balada e casa de shows grandiosa com diversos ambientes distintos.
Onde: Rua Guaicurus, 324 – Água Branca, SP

  • Villa Country

O que é: espaço de música sertaneja, boa gastronomia e lojas diversas.
Onde: Av. Francisco Matarazzo, 774 – Água Branca, SP

  • Café Piu-Piu

O que é: bar de rock com música ao vivo e cerveja artesanal
Onde é: R. Treze de Maio, 134 – Bela Vista, SP

  • Bourbon Street Music Club

O que é: balada com grandes nomes do jazz e do blues.
Onde é: R. dos Chanés, 127 – Moema, SP

  • Skye Bar

O que é: bar e restaurante sofisticado com vista panorâmica da cidade.
Onde é: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista, SP

Onde se hospedar em São Paulo

São Paulo possui uma grande infraestrutura hoteleira, que abrange tanto as necessidades daqueles que estão vigiando a passeio quanto as de quem vai a trabalho. Confira algumas sugestões de hotéis para reservar assim que fechar seus pacotes de viagem para São Paulo:

InterContinental São Paulo

Onde: Rua Alameda Santos, 1123 – Jardins, SP

O InterContinental possui um estilo característico que deixa a estadia do viajante ainda mais especial. Esse hotel, localizado próximo à Avenida Paulista e à Rua Frei Caneca, mistura elegância com o charme urbano da capital paulistana.

Ibis Style Barra Funda

Onde: Av. Marquês de São Vicente, 1619 – Parque Industrial Tomas Edson, SP

O Ibis Style chama a atenção por suas cores que homenageiam a cultura da América Latina. O hotel é a opção perfeita para quem deseja ficar perto de tudo – ele está próximo da rodoviária Barra Funda, do Shopping Bourbon e a 16 km do Aeroporto de Congonhas.

Maksoud Plaza

Onde: Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista, SP

Localizado a apenas dois quarteirões da Avenida Paulista, o Maksoud Plaza dispõe de amplos quartos para todos os tipos de necessidade. O hotel também possui área fitness, piscina climatizada e o restaurante Havanna, que oferece gastronomia variada.

Palácio Tangará

Onde: Rua Dep. Laércio Corte, 1501 – Panamby, SP

O Palácio Tangará é um hotel 5 estrelas, localizado em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Além dos ótimos serviços oferecidos pela equipe, o hotel também chama a atenção por sua arquitetura imponente e infraestrutura completa e luxuosa.

Hotel Caravelas

Onde: Rua Pedro Américo, 23 – República, SP

O hotel Caravelas oferece simplicidade sem deixar o conforto de lado. O prédio é bem localizado, próximo à estação República da linha vermelha do metrô, ao Edifício Itália e à charmosa Galeria do Rock. Além disso, o Caravelas oferece excelente custo/benefício, sendo uma ótima opção para aqueles que prezam por economia.

 

Gastronomia em São Paulo

Para quem vai passar alguns dias na capital paulista, existe uma grande de variedade de restaurantes e lanchonetes onde é possível provar desde pratos bem elaborados até hambúrgueres e pizzas.

Para aqueles que gostam de pratos bem recheados e combos de lanches deliciosos, uma excelente opção que agrada tanto turistas quanto moradores é o The Fifties. Além do cardápio diversificado e democrático, a lanchonete também possui uma decoração moderna e contemporânea, que permite aproveitar ainda mais a refeição.

 

Outra opção que costuma agradar bastante os fãs de uma boa gastronomia é o Bar da Praça. O espaço oferece um clima agradável que mistura a diversão do bar com o requinte de um restaurante sofistacado.

Já para aqueles que amam churrasco, uma opção de restaurante disponível em São Paulo e outros estados do Brasil é o restaurante Fogo de Chão. Os pratos e rodízios são inspirados na culinária gaúcha, que garante um sabor único que costuma agradar a maioria dos paladares. Em São Paulo, o restaurante está presente nos bairros Jardins, Moema e Vila Olímpia.

 

Clima da região

A temperatura de São Paulo pode ser tão diversificada quanto a cidade. Isso porque no mesmo dia pode fazer sol, frio e ainda chover no final da noite, por exemplo. Então, é essencial que os viajantes preparem uma bagagem com todos os tipos de roupa, incluindo roupas de frio e de meia-estação.

Se for viajar para São Paulo durante o verão, prepare-se para encontrar um clima morno, abafado e céu quase sempre aberto. Já o inverno paulistano é curto e ameno, com poucos dias frios e outros mais nublados.

Segundo informações do Weatherspark, a temperatura de São Paulo, em geral, varia de 13 ºC a 28 ºC, sendo raras as temperaturas inferiores a 10 ºC ou superiores a 32 ºC.

Ainda de acordo com o Weatherspark, a melhor época para visitar São Paulo e realizar atividades de calor são do meio de fevereiro até o fim de abril. O período de final de ano, como dezembro e janeiro, também é ótima opção para visitar São Paulo e aproveitar o calor. Entretanto, esses meses costumam apresentar as famosas chuvas de verão, que caem no final da tarde.

 

Aeroportos de São Paulo

São Paulo é uma das cidades com maior tráfego de aeronaves comerciais. Por isso, o estado possui uma ampla infraestrutura aeroportuária, com terminais que atendem rotas domésticas e internacionais.

Os principais aeroportos de São Paulo são:

  • Congonhas
  • Cumbica
  • Viracopos

Congonhas

Localizado a 8 km do centro da cidade de São Paulo, Congonhas possui capacidade e instalações que garantem o conforto dos passageiros. O quarto aeroporto mais movimentado do país também apresenta correios, bancos, praças de alimentação e casas de câmbio.

 

Cumbica

Mais conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos, Cumbica está localizado a 30 km da cidade de São Paulo. O local funciona 24 horas, com 40 linhas aéreas nacionais e internacionais, que atuam em mais de 20 países diferentes.

 

Viracopos

Localizado em Campinas, interior de São Paulo, o Aeroporto Viracopos é um dos responsáveis pela movimentação de carga comercial no país. Ele está localizado a 99 km do centro de São Paulo, um percurso de duas horas e meia que começa na Rodovia dos Bandeirantes e termina na Rodovia Anhanguera.

 

Passagens aéreas para São Paulo

Agora que você já sabe o que fazer em São Paulo, não deixe de aproveitar as promoções do ViajaNet! Aqui, você encontra passagens aéreas para São Paulo com condições especiais de pagamento. Assim, você faz economia e viaja com todo o conforto que merece.

Não deixe de conhecer também os pacotes para São Paulo! Eles permitem fechar as passagens aéreas e mais a estadia em hotel bem localizado da região, tudo por um preço fixo e que cabe no seu bolso. Não perca as nossas oportunidades e faça já sua viagem para São Paulo!