Ter a carteira de vacinação em dia é um dos itens que não podem faltar no seu checklist de preparativos para viagem. Assim como as passagens aéreas, o passaporte, o visto e os demais itens, os cuidados com a saúde são de grande importância para assegurar que suas férias sejam uma experiência incrível.

Saiba quais vacinas tomar antes de viajar

Com o objetivo de prevenir doenças que podem ser contraídas em diferentes países e estados brasileiros, órgãos internacionais como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e nacionais como o Ministério da Saúde, por exemplo, recomendam vacinações específicas contra doenças endêmicas.

Quais vacinas tomar para viajar para a Europa

As vacinas contra rubéola e sarampo devem ser tomadas antes de qualquer viagem para o exterior. O cuidado tem que ser redobrado para quem está planejando viajar para o leste europeu ou para outras regiões do continente, pois, somente neste ano, a OMS já registrou mais de 1.500 casos de sarampo na região. A situação é ainda mais alarmante em países como Alemanha, França, Polônia, Romênia, Itália, Ucrânia e Suíça.

Vale ainda saber que, ao menos 15 dias antes do embarque internacional, é altamente recomendada a vacina tríplice viral, que atua contra caxumba, rubéola e sarampo.

Vacinas para viagem internacional: febre amarela

Outra doença endêmica que precisa de uma atenção especial é a febre amarela. Pelo menos 10 dias antes do embarque, o viajante precisa ter se vacinado. Existe uma obrigatoriedade para a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para diversos destinos internacionais – no site da Anvisa você confere maiores informações para a emissão do seu certificado. A lista com os países que exigem a presença dessa documentação pode ser consultada aqui, no site da OMS.

Onde tomar vacina para viagem internacional

Todas essas vacinas são facilmente encontradas de maneira gratuita em postos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, basta levar a sua documentação e carteira de vacinação. Fique sempre atento também ao calendário vacinal divulgado pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Vacinas recomendadas

Alguns países como Austrália, Nova Zelândia e Japão são considerados mais tranquilos quanto à necessidade de vacinação. No entanto, como sempre é bom prevenir, existem algumas vacinas que são recomendáveis para qualquer destino. Por isso, fique atento às seguintes prevenções: difteria-tétano, tríplice viral, hepatite A, hepatite B e febre tifóide.

Por fim, não deixe de tomar a vacina contra gripe, que é uma epidemia global devido a facilidade para a circulação do vírus. Aproveite a sua viagem com muito mais tranquilidade!