A primeira viagem de avião costuma ser motivo de muita ansiedade e empolgação para muitas pessoas. Mas é preciso se atentar a alguns pontos para que não aconteçam surpresas desagradáveis. Seguindo alguns tópicos, é possível tornar essa experiência inesquecível e muito mais simples do que parece.

É preciso se atentar à documentação, horário de embarque, check in, entre outras coisas importantíssimas para que seu voo saia como o planejado. Viajar de avião pela primeira vez pode parecer algo muito complexo, mas vamos dar algumas dicas para que a sua primeira viagem de avião seja um momento especial.

Primeira viagem de aviao

O que levar de bagagem

Vamos começar por um ponto que parece tão simples, mas que acaba causando alguns problemas no momento do embarque: a bagagem! Pode-se levar dois tipos de bagagem no avião: a de mão e uma mala maior, que é despachada no momento do check in.

Cada companhia aérea possui uma política a respeito da quantidade de bagagem permitida por passageiro e sobre o valor que deverá ser pago caso haja excesso. Normalmente, a bagagem de mão não pode ultrapassar cinco quilos e a mala maior deve pesar menos que 23 quilos em voos nacionais e 45 quilos nos internacionais.

O melhor a se fazer é entrar em contato com a companhia responsável pela sua viagem e se informar a respeito dessa informação. Procure levar somente o necessário para não correr riscos de pagar a multa por excesso ou até mesmo ter a mala proibida de embarcar.

O que levar de bagagem

Como despachar bagagem

O momento de despachar a bagagem é assim que fizer o check in. Após esse processo – o qual explicaremos no decorrer do texto -, você será perguntado se quer ou não despachar a bagagem. Optando pela resposta positiva, a sua mala será pesada em uma balança; caso ela tenha o peso inferior ao permitido, será encaminhada para o bagageiro do avião.

Viajar com animal de estimação é possível?

Você pode levar o seu pet em uma viagem, mas vale avaliar como ele se comporta em situações como essa e decidir se vale a pena ou não. Caso o seu animalzinho seja bem adaptado e consiga enfrentar a viagem, se informe com a companhia aérea se ela possui tudo aquilo que é necessário para a boa acomodação do pet.

Para saber mais sobre como viajar com animal de estimação, confira nosso post.

Documentos para embarque nacional e internacional

A documentação exigida pelas companhias aéreas é muito importante, pois ela que irá permitir a sua entrada no avião.

Documentação para destinos nacionais:

RG;
Carteira de motorista;
Passaporte nacional;
Carteira de trabalho.

Documentação para destinos internacionais:
Passaporte internacional;
Visto para a entrada no país (não são todos os países que exigem);
Carteira de vacinação em dia (não são todos os países que exigem).

Uma dica interessante é deixar todos os documentos que for precisar em uma pasta fácil de pegar, pois podem ser pedidos a qualquer momento.

Check in aeroporto: como fazer

A primeira dica para uma boa viagem de avião é: chegue com antecedência ao aeroporto. O mais aconselhado é chegar pelo menos duas horas antes do seu voo. Existem companhias que exigem até três horas de antecedência, ou seja, chegar cedo é muito importante.

Ao chegar, dirija-se imediatamente ao balcão de embarque da companhia em questão. Já deixe os documentos necessários em mãos para apresentar ao atendente.

Como fazer check in pela internet

Sim, é possível fazer o check in pela internet e isso pode facilitar bastante a sua vida. É um processo bem simples, prático e rápido. Para saber mais sobre isso e ficar por dentro do assunto, confira nosso post sobre como fazer check in online.

Como fazer check in pela internet

Prepare-se para embarcar

Eis que chega o momento tão esperado: a hora do embarque. Fique atento ao horário e procure saber em qual portão você entrará. Antes de entrar no avião, sua bagagem de mão e seus materiais de metal deverão passar pelo raio-x – tudo feito pela sua segurança. Assim que o seu portão de embarque abrir, parta para a sua viagem.

O que esperar do voo em sua primeira viagem de avião

Muitos possuem medo de voar e perdem até noites de sono que antecedem a primeira vez. Fique sabendo que o avião é um dos meios de transporte mais seguros para se viajar. Ao embarcar, serão passadas algumas informações de segurança que devem ser seguidas.

São passadas algumas regras importantíssimas e que exigem cumprimento para o seu voo ser tranquilo. Os aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks devem ser desligados ou colocados em modo avião para que não atrapalhem a comunicação entre o piloto e a torre de comando.

Durante o trajeto, alguns tripulantes passam oferecendo comida e bebida. É aconselhável se alimentar e se hidratar muito bem, ainda mais quando a viagem é bem longa. Também é importante caminhar e alongar as pernas, para evitar a falta de circulação sanguínea e outros efeitos do Jet Lag.

O que esperar do voo em sua primeira viagem de avião

Momento do desembarque

Assim que chegar ao seu destino, vá até a área de desembarque. Lá, estará a esteira onde será possível retirar a sua bagagem que foi despachada no momento do check in. Todas as malas que foram despachadas ficarão passando pela esteira – identifique a sua e pegue quando ela chegar até você.

Feito isso, aproveite a parte mais gostosa: curta ao máximo o seu destino!

Para encontrar passagens aéreas com ótimas promoções, acesse o nosso site. Aproveite para conhecer também os nossos pacotes de viagens para tornar o seu passeio mais prático e econômico. Siga esse roteiro que fizemos e torne a sua primeira viagem de avião um processo bem simples e sem percalços.