Saber como viajar com animal de estimação melhora a experiência de viagem do seu melhor amigo

Viajar com animal de estimação

 

Levar o amigo de quatro patas para conhecer lugares diferenciados necessita de cuidado redobrado. Por isso, muita gente tem dúvidas sobre viajar com animal de estimação. Afinal, mudanças na rotina podem modificar o comportamento dos bichinhos, deixando-os estressados ou mesmo assustados.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo para você viajar com o seu animal de estimação. Nesse post você aprenderá os seguintes assuntos:

O que levar em conta antes de decidir por levar o pet na viagem
Cuidados para viajar com animais domésticos
Documentos para viajar com o animal de estimação
Quais as companhias aéreas que transportam pets
Quanto custa viajar com o pet de avião

Viagem com animal de estimação: levar ou não levar o pet?

Antes de decidir por levar o bichinho em sua viagem é fundamental avaliar as condições de seu passeio. Ou seja, qual será o destino, o meio de transporte e, também, quais serão as condições de hospedagem durante o tempo em que vocês estiverem fora de casa.
Na hora de reservar as passagens aéreas e definir a hospedagem, é fundamental certificar-se de que todos os serviços estão preparados para receber o seu animal e deixá-lo seguro e confortável. Do contrário, uma boa opção é encontrar alguém de sua confiança, que cuidará do pet e que dará a atenção e o carinho que ele tanto precisa enquanto você estiver fora.

Leve em conta a personalidade do seu melhor amigo

É certo que levar o pet para conhecer lugares diferentes pode ser uma excelente ideia. No entanto, na prática isso pode resultar em sérios problemas. Por conta disso, é muito importante avaliar a personalidade de seu animal antes de levá-lo nessa jornada.
O seu cachorro ou gato costuma viajar de carro? Qual é comportamento dele quando está fora de casa? Ele fica agitado e estressado? – Essas são perguntas básicas, mas que te darão a certeza de realmente levar o seu pet, afinal, caso suas respostas sejam negativas, levá-lo pode deixar a viagem estressante, não só para ele, mas para você também.

Viajar com gato

Cuidados básicos com o seu pet antes da viagem

Seja de carro, de ônibus ou de avião, existem medidas que são fundamentais para garantir que o pet tenha uma boa experiência durante a viagem. A primeira coisa que se deve fazer é avaliar as condições de saúde de seu animal. Para isso, procure um veterinário de sua confiança para ter a certeza de que está tudo bem com a sua saúde.
Outro ponto de atenção é avaliar com o profissional sobre medidas contra eventuais problemas de enjoos e agitações que o bicho pode ter durante o trajeto. Não deixe de preparar, também, a mala de viagem deu pet, levando comida e demais itens de uso diário.

Viajar de avião com cachorro e gato

Viajar com animal de estimação em avião requer uma atenção especial antes mesmo do dia de embarque. Isso porque é fundamental levar em conta as condições oferecidas pelas companhias aéreas para o transporte de animais domésticos e, principalmente, a lei para viajar com cachorro e gato. Saiba mais!

Lei para viajar com cachorro e gato

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina algumas diretrizes para as companhias aéreas. Segundo a empresa, os passageiros devem pagar a parte o serviço de transporte de animais de estimação e, também, informar à companhia aérea com antecedência sobre a necessidade desse tipo de atendimento.
É fundamental, também, a apresentação de documentos que comprovem o estado de saúde do animal e, também, que sirva de identificação do bichinho.

Documentos para viajar com animal de estimação

Quem está pensando em viajar com gato ou com cachorro precisa ficar atento às questões burocráticas. Entre os documentos necessários para viajar com o pet inclui um laudo veterinário sobre as condições de saúde do bicho e certificação de vacinação.
Para viagens internacionais, é fundamental que um Certificado Veterinário Internacional (CVI) para comprovar que o animal atende às exigências sanitárias do país de destino.

viajar com cachorro

Animais de estimação com a Latam, Azul, Gol e a Avianca

Cada empresa possui uma política específica para você viajar de avião com cachorro ou gato, levando sempre em consideração as condições de segurança dos bichos. Veja aqui!

Latam

A Latam abriga cachorros de pequeno e de grande porte, com no mínimo oito semanas de vida. No entanto, é permitido somente um por voo, por conta disso, é importante garantir o serviço com antecedência (no mínimo 48 horas antes do embarque).
A companhia ainda exige a utilização de uma caixa de transporte para cachorros ou gatos, sendo que o peso total não pode ultrapassar 7kg para animais de pequeno porte e 45kg para os de grande porte.

Azul

A Azul também abre as portas para os nossos amigos de quatro patas. Só é permitido um pet por cabine, com no máximo três por voo (seja gato ou cachorro). Seu pet deve ter no mínimo quatro meses de idade e o animal deve estar bem seguro dentro de uma caixa transportadora de animais apropriada. Vale saber, também, que para o animal viajar na cabine o peso da caixa não pode ultrapassar 5kg.

Gol

A companhia Gol transporta cães e gatos de pelo menos quatro meses de vida e permite um animal por passageiro com, no máximo, quatro por voo. Vale saber também que o peso da caixa transportadora e do bicho não pode ser maior do que 10kg.
O serviço deve ser solicitado à empresa com, no mínimo, três horas de antecedência ao embarque. Mas fique atento, pois a Gol somente realiza esse tipo de serviço para voos domésticos. E animais que ultrapassem 30kg serão transportados no compartimento de carga.

Avianca

Por fim, a companhia Avianca também aceita o transporte de animais domésticos, mas somente três por voo, viajando na cabine, e limitado a um pet por passageiro. A idade deve ser superior a dois meses. A empresa ressaltar que não transporta fêmeas que estão amamentando ou no cio.
É, também, exigido a caixa de transporte para gatos e cachorros, sendo que o peso não pode ultrapassar 10 kg. Além disso, o serviço também deve ser adquirido com antecedência ao dia de embarque.

Quanto custa viajar com o pet de avião?

Geralmente, as companhias aéreas cobram uma taxa de serviço adicional para o transporte do animal de estimação. Esse valor pode ser fechado ou mesmo calculado de acordo com o tamanho e peso do bichinho. Em voos domésticos, por exemplo, o preço adicional gira em torno de R$ 200 reais. Para conferir preços e valores, entre em contato com a empresa.
Vale ressaltar, também, que deficientes visuais que contam com o apoio de cão-guia ou mesmo pessoas que precisam do animal por conta de algum tratamento médico tem o direito de transportá-lo sem cobranças de taxas.

Com os cuidados certos, viajar com animal de estimação é uma excelente experiência! Fique atento às exigências e aos preparativos para desfrutar da companhia do seu melhor amigo. E não deixe de conferir as dicas e novidades do nosso blog!