Fogueira, bandeirinhas, música, quadrilha, comidas deliciosas e muita animação: é muito difícil encontrar quem não goste das maravilhosas festas juninas. Seja pelos deliciosos pratos típicos – como bolo de milho, pamonha, doce de abóbora, paçoquinha, milho verde, pinhão, canjica e arroz doce –, pelas bebidas quentes perfeitas para a época – como quentão (feito de pinga, gengibre e canela) e o tradicional vinho quente – ou até mesmo pelo próprio clima e pela animação, essa festa atrai muita gente e é celebrada em diferentes partes do Brasil.

Engana-se quem pensa que a celebração é coisa só da cultura brasileira. Afinal, esse é um evento de origem europeia, que, inicialmente, foi criado pelos camponeses para celebrar o início do verão – um período muito importante para a agricultura. Vale saber que essa tradição somente chegou ao Brasil com os portugueses, durante a colonização. Ficou curioso para saber como são as festas juninas pelo mundo? Confira agora!

Brasil

Festival Bumba Meu Boi

Festival Bumba Meu Boi, no Maranhão – Fonte: Pinterest

Assim como a Folia do Momo, celebrada em fevereiro, as festas juninas pelo Brasil são marcantes e inesquecíveis. Em São Luís, capital do Maranhão, o evento Bumba Meu Boi é um dos principais festivais que homenageiam o “Santo Festeiro”, São João. Com mais de 200 anos de tradição, o nome do evento surge a partir da história de Francisco, um escravo, que mata o boi do senhor da fazenda para saciar a fome de Catirina, sua esposa. Arrependido, o homem pede aos curandeiros e aos pajés para ressuscitarem o animal. A festa ocorre entre os meses de junho e julho, e recebe gente de todas as partes do país.

Você também pode conhecer a gigantesca festa de São João em Caruaru, uma das cidades mais animadas do Nordeste. Confira os melhores preços das passagens aéreas para Caruaru no ViajaNet.

Portugal

Nas terras portuguesas, o evento junino é conhecido como Festas dos Santos Populares – São João, Santo Antônio e São Pedro. Lisboa, a capital de Portugal, é o principal cenário para essa celebração, onde diferentes marchinhas são realizadas. Mas a festa ganha destaque no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio – o santo casamenteiro –, em que ocorre uma gigante cerimônia de casamento com cerca de 300 casais. A cidade também fica repleta de declarações de amor entre os casais, que presenteiam o par com lindos vasinhos de manjericão.

 

Festival em Portugal

Festival em Portugal – Fonte: Istock

Polônia

A festa polonesa começa no dia 23 de junho, às 8 horas da manhã, e não tem hora para acabar! Assim como nossa tradição, caracteriza-se pela figura dos camponeses – na Polônia, as pessoas se vestem de piratas. Para celebrar a chegada do verão e comemorar a fertilidade e vitalidade da natureza, a população ilumina o céu com milhares de balões que são lançados simultaneamente.

 

Celebração do verão

Celebração do verão na Polônia – Fonte: Pinterest

Espanha

A cidade de Alicante, localizada no sudeste da Espanha, promove a festa das Hogueras, que revela parte dos costumes da região. O evento começa no dia 20, com duração de quatro dias, e é repleto de desfiles de bonecos coloridos feitos de madeira e papelão. É comum, também, encontrar fogueiras à beira do Mar Mediterrâneo, onde os moradores queimam móveis velhos e objetos antigos, pedindo coisas novas.

 

Fogueira a beira mar

Fogueira à beira do mar Mediterrâneo – Fonte: Pinterest

Inglaterra

A festa junina na Inglaterra é realizada em Wiltshire. A tradição é celebrar o sol, ao lado do Stonehenge, Patrimônio Mundial da Unesco, um monumento construído na Antiguidade com o objetivo de observar as mudanças de estação. A festa dura quatro dias e, nesse esse período, fogueiras, barracas de comidas e música ao vivo atraem diferentes públicos.

 

Stonehenge

Stonehenge, na Inglaterra – Fonte: Istock

Quem está pensando em adquirir passagens aéreas internacionais durante o mês de junho terá a chance de ver de perto esses encantos. Aproveite as dicas do blog do ViajaNet e fique de olho em nosso site para descobrir novidades e preços promocionais.