Folia do momo

O final do ano está chegando e já chegou a hora de pensar no próximo Carnaval! Enquanto muitas pessoas ainda guardam saudades e lembranças da última folia, outras já se planejam para 2016. Os preparativos não param e as festas começam desde cedo, antes mesmo do feriado. Por isso, vale a pena conferir alguns destinos para se programar para a Folia de Momo, um dos festejos mais tradicionais do Brasil.

Pernambuco

Folia do momo Pernambuco

Além do conhecido Rei Momo, há uma velha tradição em Pernambuco, a “La Ursa”. Ela está presente no interior do estado e até mesmo nas grandes cidades famosas pelo Carnaval, como Recife e Olinda. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa cultura que é mantida até hoje e é referência em todo o país. Alguns historiadores apontam que a tradição surgiu com os ciganos da Europa, na Idade Média. Ela chegou ao Nordeste, foi adaptada e promove um concurso de melhor fantasia de ursa na Folia de Momo.

Você também pode conhecer a gigantesca festa de São João em Caruaru, uma das cidades mais animadas do Nordeste. Confira os melhores preços das passagens aéreas para Caruaru no ViajaNet.

Maceió

Folia do momo Maceió

Uma das festas de rua mais tradicionais de todo o país, o Carnaval em Maceió mantém ainda as velhas tradições de eleição do Rei Momo. A programação é extensa e começa cedo, por isso é interessante visitar a cidade mesmo fora das datas exatas do Carnaval, já que a animação começa dias antes com as chamadas “prévias”. Junto com as festas de Momo acontecem os desfiles de blocos de rua, com destaque para o bairro de Jaraguá.

Rio de Janeiro

Folia do momo Rio

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais famosas do mundo quando o assunto é Carnaval, e é conhecida pelos desfiles realizados no final de semana do feriado. A Sapucaí vira o centro das atenções, mas a festa começa muito antes e dura muito mais. Até a quarta-feira de cinzas, os blocos dominam toda a cidade. A tradição dos festejos de Momo é uma das mais antigas e respeitadas em todo o Brasil. Estar na abertura do Carnaval é outro atrativo, pois é quando o prefeito entrega as chaves da cidade para o Rei Momo: é como se, em um ato simbólico, ele governasse a cidade durante o período das festas.

Natal

Folia do momo Natal

No Rio Grande do Norte, a tradição do Momo vem sendo passada de geração para geração. Em geral, os requisitos básicos para ser Rei é ter pelo menos 120 kg e, junto com a rainha, receber as chaves da cidade logo na abertura do Carnaval. Vale a pena conferir os festejos depois da data e também participar da eleição das figuras que representam o Carnaval e a cultura brasileira. Além disso, a cidade de Natal é um destino excelente pelas praias e atrações realizadas durante todo o ano.

Minas Gerais

Folia do momo Minas

Para quem quer passar o Carnaval longe das praias, Minas Gerais reserva diversas opções de blocos de rua. Elas começam com a folia de momos, que são eleitos antes da grande festa. Por isso, uma boa opção para quem não quer todo o agito e lugares lotados é buscar as cidades mineiras nessa época pré-carnaval. Boas opções se concentram em cidades históricas, como Ouro Preto, Sabará, Mariana e São João del-Rei, além, é claro, da capital Belo Horizonte, que vem ganhando cada vez mais destaque como destino carnavalesco.

Para conferir as melhores tarifas para aproveitar a folia nesses destinos, clique aqui e aproveite as melhores promoções de passagens aéreas com a ajuda do ViajaNet!