Folia do momo

O final do ano está chegando e já chegou a hora de pensar no próximo Carnaval! Enquanto muitas pessoas ainda guardam saudades e lembranças da última folia, outras já se planejam para 2016. Os preparativos não param e as festas começam desde cedo, antes mesmo do feriado. Por isso, vale a pena conferir alguns destinos para se programar para a Folia de Momo, um dos festejos mais tradicionais do Brasil.

Pernambuco

Folia do momo Pernambuco

Além do conhecido Rei Momo, há uma velha tradição em Pernambuco, a “La Ursa”. Ela está presente no interior do estado e até mesmo nas grandes cidades famosas pelo Carnaval, como Recife e Olinda. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa cultura que é mantida até hoje e é referência em todo o país. Alguns historiadores apontam que a tradição surgiu com os ciganos da Europa, na Idade Média. Ela chegou ao Nordeste, foi adaptada e promove um concurso de melhor fantasia de ursa na Folia de Momo.

Maceió

Folia do momo Maceió

Uma das festas de rua mais tradicionais de todo o país, o Carnaval em Maceió mantém ainda as velhas tradições de eleição do Rei Momo. A programação é extensa e começa cedo, por isso é interessante visitar a cidade mesmo fora das datas exatas do Carnaval, já que a animação começa dias antes com as chamadas “prévias”. Junto com as festas de Momo acontecem os desfiles de blocos de rua, com destaque para o bairro de Jaraguá.

Rio de Janeiro

Folia do momo Rio

A cidade do Rio de Janeiro é uma das mais famosas do mundo quando o assunto é Carnaval, e é conhecida pelos desfiles realizados no final de semana do feriado. A Sapucaí vira o centro das atenções, mas a festa começa muito antes e dura muito mais. Até a quarta-feira de cinzas, os blocos dominam toda a cidade. A tradição dos festejos de Momo é uma das mais antigas e respeitadas em todo o Brasil. Estar na abertura do Carnaval é outro atrativo, pois é quando o prefeito entrega as chaves da cidade para o Rei Momo: é como se, em um ato simbólico, ele governasse a cidade durante o período das festas.

Natal

Folia do momo Natal

No Rio Grande do Norte, a tradição do Momo vem sendo passada de geração para geração. Em geral, os requisitos básicos para ser Rei é ter pelo menos 120 kg e, junto com a rainha, receber as chaves da cidade logo na abertura do Carnaval. Vale a pena conferir os festejos depois da data e também participar da eleição das figuras que representam o Carnaval e a cultura brasileira. Além disso, a cidade de Natal é um destino excelente pelas praias e atrações realizadas durante todo o ano.

Minas Gerais

Folia do momo Minas

Para quem quer passar o Carnaval longe das praias, Minas Gerais reserva diversas opções de blocos de rua. Elas começam com a folia de momos, que são eleitos antes da grande festa. Por isso, uma boa opção para quem não quer todo o agito e lugares lotados é buscar as cidades mineiras nessa época pré-carnaval. Boas opções se concentram em cidades históricas, como Ouro Preto, Sabará, Mariana e São João del-Rei, além, é claro, da capital Belo Horizonte, que vem ganhando cada vez mais destaque como destino carnavalesco.

Para conferir as melhores tarifas para aproveitar a folia nesses destinos, clique aqui e aproveite as melhores promoções de passagens aéreas com a ajuda do ViajaNet!