Viagens internacionais são uma oportunidade de expandir os seus horizontes e viver momentos inesquecíveis. Entretanto, é necessário estar atento a algumas questões que envolvem uma viagem ao exterior. Confira as nossas 16 dicas e prepare-se para essa incrível experiência!

Viagens para o exterior demandam preparação

Fazer uma viagem ao exterior é um momento mágico, repleto de possibilidades e vivências inesquecíveis, mas que exige uma série de preparos e cuidados.
Para viver uma ótima viagem internacional, é importante manter algumas coisas em mente para evitar problemas desnecessários, que poderiam transformar a sua incrível experiência em um completo fiasco.
Confira as 16 dicas que nós, do ViajaNet, separamos especialmente para você, para tornar a sua viagem ao exterior uma experiência ainda mais prazerosa e inesquecível.

1. Informe-se com antecedência sobre as condições para a entrada de visitantes no país de destino

Passaporte e visto

Alguns países exigem a emissão de visto, enquanto alguns não exigem passaporte. Além disso, para permitir a sua entrada, alguns países podem exigir que você apresente um comprovante de vacinação.
O importante é estar informado sobre as condições de cada país e não deixar a emissão de nenhum documento para a última hora.

2. Não tire um visto de turista com a intenção de trabalhar ou estudar no país de destino

Visto no passaporte

Apesar de parecer mais prático optar por um visto de turista, você pode entrar em uma enorme confusão caso esteja estudando ou trabalhando no exterior sob o visto inapropriado, podendo ser preso e extraditado.
Para evitar essa confusão, tirar o visto apropriado para os seus objetivos no exterior é fundamental para evitar problemas.

3. O visto não é uma garantia de entrada no país

Mulher entregando passaporte com as passagens no interior

A sua entrada em um país não depende somente da emissão do seu visto, mas do parecer de um oficial de imigração que irá determinar a admissão – ou não – da sua entrada no país de destino.
A rejeição no país de destino é improvável, entretanto, possível. Esteja preparado para essa possibilidade.

4. Informe-se minimamente sobre as leis do país de destino

Mulher realizando uma pesquisa através de seu notebook

Em viagens internacionais, você não está apenas em um novo território, mas sob um novo conjunto de leis que deverão ser cumpridas.
É importante se informar previamente sobre as leis locais, mesmo que de maneira superficial, pois atitudes “simples”, que são consideradas legais em seu país de origem, podem ser consideradas crime em outros países.

5. Saiba a localização e o telefone de embaixadas e consulados brasileiros em seu país de destino

Homem realizando anotações

Ter em mãos o endereço ou telefone de uma embaixada ou consulado brasileiro pode ser uma grande ajuda, caso você se envolva em algum problema com as autoridades locais, por exemplo.
Tenha em mente que esse item é extremamente importante, pois imprevistos sempre podem acontecer. Além disso, não custa nada levar essas informações consigo.

6. Informe-se sobre a voltagem e o formato das tomadas locais

Tomada

Muitos países trabalham com formatos de tomadas e voltagens diferentes das disponíveis no Brasil, o que pode causar um grande inconveniente a viajantes despreparados.
Informe-se e esteja preparado para adquirir adaptadores e transformadores de energia para levar consigo em sua viagem.

7. Informe-se sobre objetos que não são permitidos na bagagem

Objetos espalhados no chão para organizar bagagem para viagem ao exterior

Há alguns objetos e produtos considerados corriqueiros que não são permitidos na bagagem de pessoas que realizarão uma viagem ao exterior – dentre eles, acetona e desodorantes.
Informe-se sobre o que pode ser levado ou não na bagagem de mão e na bagagem que será despachada, pois produtos cujo transporte não é permitido serão descartados pela fiscalização.

8. Leve uma muda de roupa em sua bagagem de mão

Roupas e outros objetos no chão

Levar uma muda de roupa na bagagem de mão é uma ótima maneira de estar prevenido, caso a sua bagagem despachada seja extraviada ou você derrube algo em sua roupa durante a viagem, por exemplo. Desse modo, você não fica completamente à mercê das roupas que foram despachadas, possibilitando que você tenha um plano B, caso algo dê errado.

9. Identifique a sua mala com nome completo e telefone

Bagagem com identificação

Um dos maiores erros que podem ser cometidos por viajantes é não inserir alguma forma de identificação em sua bagagem. A identificação com nome e telefone ajuda muito no momento de identificar bagagens extraviadas, por exemplo.
Invista, também, em algum adesivo ou item de decoração que possa tornar a sua mala mais característica, pois isso é outro traço que ajuda no processo de identificação.

10. Nunca deixe a sua bagagem sozinha e não aceite levar encomendas de estranhos

Bagagens abandonadas

Infelizmente, existem pessoas mal intencionadas, que poderão se aproveitar da desatenção ou da boa vontade de algumas pessoas.
Previna-se: nunca deixe a suas malas sozinhas ou sob a supervisão de estranhos.
Além disso, não aceite transportar objetos de estranhos por mais gentis que eles pareçam ser. As suas boas intenções podem gerar um enorme problema posteriormente.

11. Nunca transporte o seu dinheiro todo em um único lugar

Dinheiro

Transportar o seu dinheiro em locais separados é uma ótima forma de evitar ter seu dinheiro completamente roubado no caso de um assalto, pois você pode alegar que todo o seu dinheiro estava em seus bolsos, enquanto, na verdade, estava distribuído em seus sapatos, por exemplo.
Além disso, é uma ótima alternativa para separar notas de valor alto de notas de valor baixo, chamando menos atenção para si no momento de pagar compras.

12. Não troque o seu dinheiro nas casas de câmbio dos aeroportos

Notas de dinheiro

Esperar para trocar o seu dinheiro em uma das casas de câmbio disponíveis nos aeroportos é um erro que pode gerar gastos extras e desnecessários.
Assim como a maioria dos detalhes que envolvem uma viagem ao exterior, recomendamos que você troque seu dinheiro com antecedência em casas de câmbio disponíveis no restante da cidade.

13. Faça um seguro médico internacional de viagem

Estetoscópio e globo

Fazer um seguro médico internacional de viagem é uma ótima forma de se prevenir no caso de acidentes ou problemas que envolvam a sua saúde.
Com o seu seguro, você não terá que contar apenas com a qualidade do sistema público de saúde do país de destino e poderá ter um bom atendimento médico.

14. Tenha alguns cuidados com seus medicamentos

Pílulas

Caso necessite levar medicamentos controlados, leve consigo uma receita médica redigida em inglês, para evitar problemas com a fiscalização local. Lembre-se, fazer um curso de inglês pode ser importante antes de fazer uma viagem para o exterior.
Recomendamos que você faça uma breve pesquisa e se informe sobre a permissão de entrada dos medicamentos que você deseja carregar consigo, pois há muitos medicamentos comercializados no Brasil que não são permitidos em outros países do mundo.

15. Caso leve crianças, esteja atento a algumas questões

Menina olhando através da janela do avião

Uma viagem com crianças exige atenção redobrada, portanto, esteja preparado.
Confira seis dicas básicas que nós, do ViajaNet, separamos para que você tenha uma ótima viagem com criança e possa se sentir mais preparado para realizar uma viagem prazerosa com o seu pequeno.

16. É possível comprar passagens aéreas mais baratas

Homem segurando passagens aéreas

Comprar passagens aéreas mais baratas é uma tarefa possível seguindo algumas dicas. Dentre essas dicas, está a sugestão de evitar viajar em períodos de férias escolares e feriados, além de adquirir as suas passagens com antecedência.
Além disso, você pode contar com o ViajaNet para comprar passagens aéreas  e pacotes de viagens com os melhores valores disponíveis no mercado.

Gostou das nossas dicas para viagem ao exterior? Com elas, você está ainda mais preparado para curtir as suas viagens internacionais ao máximo e viver as melhores experiências possíveis.
Caso esteja planejando viajar para os Estados Unidos, aproveite para conferir as nossas dicas para a sua primeira viagem aos EUA e evitar alguns problemas pontuais que brasileiros podem viver no país.
Esperamos que, com as nossas dicas, você tenha uma inesquecível viagem ao exterior!