Viajar para a Noruega e para tantos outros países nórdicos é o sonho de qualquer viajante, certo?

Considerado um dos melhores países do mundo para morar, em questões de saúde e educação, por exemplo, ele também possui paisagens de tirar o fôlego, perfeitas para uma lua de mel na Europa!

Localizada ao norte da Europa, a Noruega faz fronteira com a Suécia ao leste, Finlândia ao nordeste, com a Rússia no extremo norte e com a Dinamarca ao sul – separadas apenas pelo Estreito de Escagerraque.

Neste post do ViajaNet você vai descobrir informações INDISPENSÁVEIS para tornar a sua viagem perfeita – como a documentação necessária para visitar o país e qual a moeda local.

Anote as principais dicas e comece já a planejar suas próximas férias… na Noruega!

Noruega

Reprodução: Pixabay

Guia sobre a Noruega

As 5 principais cidades para visitar na Noruega

A Noruega é um país encantador e mágico. Com uma cultura rica, história apaixonante e paisagens de tirar o fôlego, fica difícil escolher quais cidades conhecer, né? 

Mas não se preocupe! Este post do ViajaNet separou cinco cidades incríveis para você viajar e ficar estupefato com cada paisagem.

Confira agora quais são elas e comece já a preparar suas malas para uma das viagens mais sensacionais que você fará na vida!

Oslo

Oslo

Reprodução: Pixabay

Oslo, além de ser a capital da Noruega, também é a maior cidade do país e a mais populosa.

Nela, é possível encontrar, além de tudo, um restaurante com três estrelas Michelin, considerado o mais setentrional do mundo, e alguns dos produtores de café mais premiados do planeta.

Oferecendo diversas atrações diferentes para pessoas de todas as idades, esse é o destino perfeito para quem vai viajar com crianças, por exemplo.

Além disso, Oslo foi eleita a Capital Verde da Europa em 2019 e possui cenários magníficos, que podem virar fotos que você vai querer guardar para sempre!

Bergen

Bergen

Reprodução: Pixabay

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e é cercada por belas montanhas e fiordes magníficos.

Com frutos do mar frescos para compor os mais deliciosos pratos, aqui você encontra sabores que serão inesquecíveis para seu paladar.

As casas de madeira da região se assemelham aos mais encantadores contos de fadas e, junto aos fiordes, montam um cenário mágico e surpreendente.

Aproveite seus dias de férias na Noruega e explore esse destino fantástico que atrai tantos turistas todos os anos!

Flåm

Flam

Reprodução: Pixabay

Flåm, além de ser uma das cidades mais apaixonantes da Noruega, também é uma das mais visitadas.

O passeio de Flåmsbana é um dos mais conhecidos na região e também um dos mais lindos do mundo para se fazer de trem, ou seja, IMPERDÍVEL!

Os hotéis em Flåm podem ser simplesmente incríveis, por isso, planeje sua viagem com antecedência e garanta o melhor local para se hospedar durante suas férias.

Ah! Aproveite também para conhecer os incríveis fiordes da região, especialmente o Sognefjord – um dos mais deslumbrantes do mundo e também o maior da Noruega!

Trondheim

Trondheim

Reprodução: Pixabay

As casas de madeira coloridas são uma das principais características da cidade de Trondheim, e demonstram muito da cultura local e história da região.

Feiras e festivais são bem comuns na animada cidade, além de contar com muitos cafés e lanchonetes descolados, perfeito para quem ama mergulhar na cultura de outros países.

Ao visitar a cidade, aproveite também para conhecer os museus, que podem ser encantadores e com informações e estátuas que você vai amar ver de pertinho!

Além disso, Trondheim é uma cidade que conta com a presença de, aproximadamente, 30 mil estudantes, deixando o clima sempre jovem e bem animado na região. Você não vai querer perder, né?

Ilhas Svalbard

Ilhas Svalbard

Reprodução: Pixabay

Ah… as Ilhas Svalbard… um verdadeiro paraíso de gelo!

Também conhecidas como o reino dos ursos polares, a natureza do local parece ser intocada e é simplesmente fantástica!

Pratos típicos da região são servidos nos restaurantes das Ilhas Svalbard, e são capazes de agradar diferentes paladares com seu sabor único e delicioso.

Além disso, vale também destacar que Svalbard recebeu uma certificação de Destino Sustentável, devido às suas práticas de redução do impacto negativo do turismo.

Esse destino é simplesmente perfeito, um verdadeiro paraíso que não pode ficar de fora da sua lista de “lugares paradisíacos para conhecer antes de morrer”!

Clima na Noruega: saiba a melhor época para visitar o país

Em geral, o clima na Noruega pode variar muito dependendo da cidade escolhida para passar as férias, especialmente entre o norte e sul do país. 

A primavera no país – entre março e maio – deixa os dias mais longos e costuma criar paisagens belíssimas, especialmente porque a neve derretida acaba por formar lindas cachoeiras naturais.

Durante o verão – junho, julho e agosto – os dias são ainda mais longos e as noites bem curtas, especialmente no norte da Noruega, quando acontece o sol da meia-noite.

No outono no país nórdico – entre setembro e novembro – os dias ficam mais curtos, e o ar já começa a ficar mais frio com a proximidade do inverno.

Ah, o inverno na Noruega… Além de ser a época perfeita para apreciar a magia da Aurora Boreal, é possível praticar atividades na neve que envolvem esqui, observar baleias e também conhecer os belíssimos fiordes da região.

Aprecie a Aurora Boreal na Noruega

Aurora Boreal na Noruega

Reprodução: Pixabay

Um dos eventos mais mágicos do mundo não pode ficar fora da sua lista de “coisas para fazer na Noruega”, de jeito nenhum!

Podendo ser observada de poucos lugares do mundo, a Aurora Boreal é um fenômeno da natureza presente nas regiões polares do planeta, sendo visível durante a noite.

Formada a partir da colisão do vento solar com a atmosfera da Terra, esse fenômeno é simplesmente MAGNÍFICO, e pode trazer lembranças inesquecíveis para sua vida.

Entre as cidades que oferecem maior incidência de Aurora Boreal, destacam-se especialmente as cidades ao norte da Noruega, como Tromsø.

Geralmente, a dança das luzes mágicas pode adquirir tons de azul, verde, rosa e violeta, por exemplo.

Durante o período entre o fim de setembro e o fim de março, o norte do país nórdico escurece no início da tarde até meio-dia, mais ou menos, sendo ideal para quem deseja ver a Aurora Boreal.

DICA: Uma dica importante para quem vai viajar para a Noruega em busca desse magnífico fenômeno da natureza: o tempo frio e seco intensifica suas cores, deixando a experiência ainda mais perfeita! Além disso, acompanhe também a previsão do tempo, para saber exatamente quando ir apreciar a Aurora Boreal.

Documentação necessária para viajar para a Noruega

Ao planejar sua viagem para um país estrangeiro, a documentação é a parte mais importante que deve ser verificada, afinal, sem ela, muito problemas podem surgir.

No caso da Noruega, assim como outros países da Europa, o passaporte brasileiro válido já é o suficiente para entrar no país como turista, ou seja, não é necessário obter o visto.

Além disso, você pode aproveitar também para conhecer os outros países da área Schengen, que abrangem a Dinamarca, Finlândia, Suécia, Estônia, Letônia, Lituânia, Alemanha, Holanda e Polônia, por exemplo.

Dessa maneira, fica ainda mais simples e prático organizar cada detalhe para que sua viagem para a Noruega seja tão perfeita quanto as paisagens do país nórdico.

Idioma falado na Noruega

O principal idioma falado na Noruega é o norueguês, que se assemelha com o sueco e também com o dinamarquês. Além disso, outros dialetos, como o bokmål, também são falados no país.

Porém, não precisa se preocupar caso seu norueguês não esteja na ponta da língua! Muitos nativos da Noruega, e também imigrantes, sabem falar inglês. Ou seja, turistas que sabem falar inglês se comunicam sem grandes problemas pelo país!

No entanto, os noruegueses costumam apreciar o esforço dos visitantes em aprender a língua nativa da região, tornando diversas conversas mais leves e interativas com trocas simples de palavras norueguesas como “god morgen”, que significa “bom dia”! 

Principais meios de transporte na Noruega

Meios de Transporte na Noruega

Reprodução: Pixabay

Existem diversas alternativas de transporte para quem vai visitar a Noruega. 

Alugar um carro oferece muito mais conforto do que outros meios, porém, pode sair mais caro quando comparado ao ônibus, por exemplo, para passear dentro das cidades, especialmente porque o transporte público norueguês costuma ser muito elogiado.

Já para quem planeja viajar para diferentes cidades no país, trem, barco, avião e até mesmo um cruzeiro são ótimas opções para todos que desejam aproveitar o máximo possível de sua estadia na Noruega!

Todos os meios de viagem dentro do país oferecem seus confortos, mas, acredite, ao viajar de carro, ônibus ou trem, você poderá apreciar algumas das mais belas paisagens do mundo!

Moeda utilizada na Noruega

Moeda - Noruega

Reprodução: Pixabay

Ao viajar para um país estrangeiro, uma das grandes preocupações é qual é a moeda local. No caso da Noruega, o Kroner (NOK), ou coroa norueguesa é a moeda oficial.

Em reais, o Kroner equivale a, aproximadamente, R$ 0,45. Sendo assim, podemos dizer que R$ 1,00 vale cerca de 2,30 coroas norueguesas.

Para fazer uma comparação, em média, na Noruega uma garrafa de cerveja no mercado custa entre NOK 25 e NOK 45. Já uma refeição simples, como almoço ou jantar, custa cerca de NOK 200.

DICA: Quando for planejar sua viagem para a Noruega, não se esqueça de levar uma quantia de dinheiro vivo. Assim, é possível estar preparado para diferentes situações e até mesmo escapar das altas taxas que os cartões de crédito internacionais podem apresentar!

Culinária típica da Noruega

Noruega - Culinária

Reprodução: Pixabay

Carneiro, frutas vermelhas, peixes e frutos do mar, grãos e vegetais são alguns dos principais ingredientes da culinária norueguesa.

Cada vez mais, os alimentos orgânicos são valorizados e mais consumidos pela população da Noruega. Dessa forma, os pequenos produtores do país foram ganhando mais espaço, levando as pessoas a se alimentarem de forma cada vez mais saudável.

Salmão defumado, waffles, morrpølse (chouriço típico norueguês), fårikål (cozido de ovelha com repolho), krotekaker (pão-folha que se assemelha a uma tortilha mexicana) e o skolebrød (bolo norueguês) são alguns exemplos de pratos típicos do país.

Ao viajar para a Noruega, é imprescindível que você prove o máximo possível da culinária local, apreciando cada detalhe da cultura nórdica e escandinava.

Passagens aéreas para a Noruega

Depois de ler todas essas dicas, não tem como não ficar com vontade de comprar uma passagem aérea para a Noruega, né?

Aqui, com o ViajaNet, você encontra os melhores preços em passagens aéreas, que podem até mesmo te ajudar a realizar o sonho de fazer um mochilão pela Europa! Que tal?

Conte com a ferramenta QuandoViajar para conferir quais dias apresentam passagens para a Europa por um valor menor, de forma prática e rápida!

Assim, basta agendar suas próximas férias e iniciar hoje mesmo o planejamento delas, que podem ser simplesmente MAGNÍFICAS observando as maravilhas da Aurora Boreal na Noruega!