O Leste Europeu já foi palco de grande eventos da história, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, além de ser um local onde grandes impérios ascenderam e pereceram.

As estruturas peculiares do Leste Europeu são de tirar o fôlego com sua riqueza cultural e diversidade, além de serem envoltas de mistério e histórias curiosas que cada cidade tem para contar. 

E não é só isso…

Também encontramos no local paisagens exóticas incríveis que representam o poder da natureza.

Uma viagem para o Leste Europeu é inesquecível e você pode colecionar experiências diferentes de todas que já vivenciou. 

Separamos neste artigo 10 cidades maravilhosas que você não pode deixar de visitar no Leste Europeu.

Confira!

Praga, República Tcheca

Praga

Praga é uma cidade localizada na República Tcheca que abriga monumentos grandiosos. A cidade inteira exibe uma arquitetura peculiar que podemos apreciar o dia todo enquanto caminhamos pelas ruas do local.

A cidade é descrita por muitos que visitaram o local como um conto de fadas, com estruturas encantadoras, sendo um dos destinos mais visitados do Leste Europeu. 

Além da arquitetura, Praga também é famosa pelos pontos gastronômicos com comidas típicas e por seus museus que contam histórias impressionantes. Entre os principais destinos para visitar em Praga está o Castelo de Praga (Pražský hrad), que abriga a grandiosa Catedral de São Vito, além de outras atrações incríveis.

Outro ponto muito famoso do local é a encantadora Ponte Carlos. Você pode ter os melhores cliques no local, que é inclusive uma das imagens mais utilizadas nos cartões-postais da cidade.

Budapeste, Hungria

Budapeste

Budapeste é uma cidade marcante, com identidade cultural incrível e arquitetura que atrai nossos olhares. É uma cidade iluminada, cheia de encantos e com uma beleza impressionante, um destino exótico que não pode faltar em seu roteiro. 

Famosa pelo pôr do sol fantástico e seus monumentos históricos, é um ótimo local para visitar no Leste Europeu, com o majestoso Hungarian Parliament Building, de onde saem fotos lindas, e seu lindo Rio Danúbio, onde é possível fazer um passeio incrível. 

A Ponte Széchenyi Lánchíd é outro destino imperdivel de Budapeste, onde é possível ter uma vista linda e tirar ótimas fotos. 

Tallinn, Estônia

Tallinn

Se você tem afinidade pelas culturas antigas, mais especificamente a medieval, vai amar essa cidade. Ela é considerada a cidade medieval mais bem preservada do mundo. 

Tallin é muito famosa pelo seu centro histórico, onde encontramos estruturas lindas e características da época medieval. É quase uma viagem no tempo, em que ficamos perdidos em meio a tantas maravilhas. 

Locais como a Catedral de Alexander Nevsky e Tallinn Old Town são imperdíveis para quem está na cidade. 

Além disso, é uma cidade divertida que possui festivais medievais e restaurantes típicos — uma cultura incrível que vale a pena conhecer.

Para quem gosta de cultura viking, Tallinn também é um ponto de destaque, onde podemos visitar a Vila dos Vikings e apreciar um ambiente que representa a cultura.  

Varsóvia, Polônia

Varsóvia

Varsóvia é a capital da Polônia, um país que muitos veem pela seu histórico de destruição, guerras e dominação causados pela ocupação nazista e pelo regime soviético, porém, essa é uma visão errada, principalmente quando falamos de Varsóvia.

Ela é uma cidade maravilhosa, moderna e animada, com um centro histórico lindo, uma viagem para a cidade é realmente inesquecível devido à sua beleza e estruturas típicas. 

O Castle Square (Plac Zamkowy) é um ponto da cidade que atrai muitos turistas devido ao clima gostoso do local, com uma arquitetura linda, feirinhas e os mais variados restaurantes, que proporcionam um ambiente confortável e curioso.  

Mostar, Bósnia e Herzegovina

Mostar

Mostar é uma cidade espetacular da Bósnia e Herzegovina. Ela tem uma história emocionante, com guerras que destruíram a cidade, mas se reergueu depois.

Ao andar por seu centro histórico, podemos contemplar locais ricos, cada um com um significado histórico. 

O ponto mais conhecido da cidade é a ponte Stari Most, com um visual deslumbrante e o rio encantador que passa sob ela. Além disso, você pode visitar um sítio natural próximo à cidade, as cataratas de Kravice, uma paisagem excepcional.  

Kotor, Montenegro

Kotor

Tradição histórica, beleza natural e construções curiosas são apenas alguns dos aspectos da cidade de Kotor, em Montenegro.

A estreita Baía de Kotor molda a cidade, proporcionando uma paisagem singular, caracterizada pela harmonia entre a natureza e as belas estruturas da cidade. Ela é um dos pontos por onde passam cruzeiros e é possível observá-la de cima da cidade, para ter uma visão inesquecível. 

Além disso, você pode visitar seu centro histórico por meio do Northern Gate, um portão no mar que corresponde a um marco histórico e a uma entrada para uma viagem no tempo, onde vislumbramos construções medievais.   

Transilvânia, Romênia

Transilvânia

Transilvânia é uma região famosa da Romênia que envolve algumas cidades do país. A região é encantadora, sedutora e, ao mesmo tempo, assombrosa e envolta por mistérios.

O tão famoso Castelo de Bran da Transilvânia é o berço da tão conhecida lenda do Drácula — e você pode visitá-lo. Além disso, as paisagens naturais da região são graciosas e você pode também encontrar estruturas medievais fascinantes em algumas outras cidades.

Liubliana, Eslovênia

Liubliana

Liubliana, capital de Eslovênia, é uma cidade muito agradável e ostenta grandes áreas verdes que predominam na cidade.

Ela é reconhecida por suas características medievais e é onde fica a famosa Ponte dos Cadeados, em que os visitantes colocam vários cadeados com algum significado por trás, geralmente romântico.Você pode visitar belos castelos, pontes e igrejas, além da Cidade Velha, que é o centro histórico da cidade. 

Você pode visitar muitos lugares da cidade a pé e desfrutar dos vários restaurantes e bares com comidas diversas e cervejas artesanais. 

Kiev, Ucrânia

Kiev

Kiev é a capital da Ucrânia, um lugar que, apesar de distante, não requer muitos gastos comparado a outros destinos da europa.

Lá, você pode apreciar as majestosas construções da arquitetura russa e experimentar a típica comida ucraniana.

Alguns pontos interessantes da cidade são a linda estátua Rodina Mat, onde há também um museu de guerra, e a Praça da Independência (Maidan Nezalezhnosti), locais admiráveis e muito interessantes para se visitar. 

Além disso você pode também visitar a tão conhecida cidade de Chernobyl, onde ocorreu um desastre que lembramos até hoje. 

Zakopane, Polônia

Zakapone

Zakopane é um destino peculiar com paisagens lindas e diferentes de tudo o que já vimos. Na cidade, podemos fazer trekking, esquiar e apreciar a cultura do local e suas belezas inigualáveis. 

É possível ir aos Montes Tatras para ver uma paisagem surpreendente. Se você está à procura de locais diferentes para visitar e colecionar experiências inesquecíveis, este é o destino certo.

Podemos reafirmar que o Leste Europeu é um lugar extraordinário e único, onde você pode vivenciar as mais diversas aventuras e conhecer novas culturas, povos e admirar a beleza e as histórias que cada cidade do local tem para contar. 

Quer saber mais ?Confira nosso post com algumas dicas sobre como planejar uma viagem sozinho.