Fazer um intercâmbio, viajar sozinho e estudar fora do país ainda é o sonho de muita gente, e as opções de intercâmbios são variadas. De cursos de línguas a cursos de graduação, muitos países oferecem estrutura e vivências incríveis, que ficarão gravadas em sua mente para sempre. Diversos ensinamentos, experiências e aventuras esperam você em um intercâmbio, e o ViajaNet apresenta alguns deles.

intercâmbio

Um novo idioma é só uma parte do seu aprendizado

Mesmo que o intuito do seu intercâmbio seja aprender uma nova língua, seu aprendizado não será limitado a isso. Muitos lugares históricos e turísticos podem ser visitados, e o contato com pessoas do mundo todo pode fazer de sua viagem um intercâmbio cultural. Fora do Brasil, você entra em contato com muitas culturas e hábitos diferentes, e, a partir desse contato, suas escolhas se tornam cada vez mais influenciadas por suas experiências culturais.

Você aprende errando

Um intercâmbio de um mês já é o suficiente para aparecerem problemas e adversidades. Um erro de orçamento, uma viagem mal calculada, um destino mal escolhido, uma bagagem perdida. Essas coisas acontecem (e com frequência), mas como você irá enfrentar isso é que importa.
Durante um intercâmbio se aprende que todo e qualquer problema pode ser resolvido. É nele que, ao cuidar do seu próprio dinheiro, espaço, objetos e responsabilidades, você alcança um nível de maturidade que não seria tão rapidamente conquistado caso estivesse em seu país de origem ou na casa dos seus pais.

Controle de dinheiro

Programa de viagem escolhido, viagem marcada e passagens compradas. Mesmo que todo o seu planejamento aponte que será um intercâmbio barato, os preços dos países de destino podem pegar você de surpresa. As cotações das moedas euro, dólar e libra normalmente são mais altas que a do real brasileiro, o que faz com que os preços de produtos simples e alimentação sejam três, quatro vezes mais caros que no Brasil. Por isso, um planejamento de controle do dinheiro é essencial para ter uma experiência boa em países “mais caros”. O intercambista terá o dom de lidar com seus gastos e dívidas, o que, com certeza, trará coisas boas para o futuro.

Você aprende a lidar com as diferenças

Além de uma imensa bagagem cultural, em um intercâmbio você aprenderá que gentilezas e respeito são idiomas universais. Você vai conhecer muitas pessoas de diversos lugares do mundo, com suas histórias e suas formas de enxergar a vida, e o modo como você lidará com essas diferenças é essencial para uma boa viagem. Várias pessoas na mesma situação que você estarão em seu caminho, e novas amizades e aprendizados para a vida toda são possíveis graças a isso. É o tipo de situação que você só irá viver em um intercâmbio.

Novas descobertas

Fazer um intercâmbio voluntário é para aqueles que são apaixonados por fazer viagens para outros países. Quem sente aquele friozinho na barriga ao entrar em um avião e conhecer um novo destino absorve da sua própria forma todas as vivências que aquele lugar proporciona. É estar aberto às mais intensas sensações, aprendizados e surpresas.

No ViajaNet, você encontra os melhores preços em passagens aéreas e hospedagem para curtir o mundo da forma que quiser. Confira no site nossas ofertas especiais!