Das grutas com formações raras até as trilhas ecológicas, a Chapada Diamantina coleciona belezas de tirar o fôlego. A região de serras tem uma natureza preservada que encanta viajantes de diversos lugares do mundo, permitindo a vivência de experiências inesquecíveis e momentos únicos.

Seja para quem prefere a tranquilidade de um acampamento ou até mesmo aqueles que gostam de atividades radicais, a Chapada Diamantina não decepciona em nenhum dos aspectos. Isso porque em cada cantinho do lugar existe uma atração imperdível, como tirolesas em meio a águas cristalinas, canoagem em rios agitados e até voos de paraquedas.

Chapada Diamantina

Reprodução: iStock

Viajar para a Chapada Diamantina será o ponto alto das suas férias. O destino é perfeito para acampar, entrar em contato com a natureza e conhecer cidades históricas, como Lençóis.

Se você deseja fazer uma viagem inesquecível, não deixe de conhecer esse lindo destino nacional. A Chapada Diamantina tem inúmeras belezas naturais que vão encantá-lo. Conheça mais sobre esse lugar e saiba por que ele é uma excelente opção para fechar pacotes de viagens.

Navegue pelo índice abaixo e chegue ao tópico de seu interesse!

Onde fica a Chapada Diamantina?
Como chegar na Chapada Diamantina
Vida noturna na Chapada Diamantina
Chapada Diamantina: onde ficar?
Onde comer na Chapada Diamantina
Chapada Diamantina: quando ir?
O que fazer na Chapada Diamantina
Passagens aéreas para Chapada Diamantina

Onde fica a Chapada Diamantina?

O parque da Chapada Diamantina está situado no centro da Bahia, a 420 quilômetros de Salvador. A região é grandiosa, composta por 24 municípios distribuídos nos seus 1.500 km² de extensão.

Para se ter uma ideia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem praticamente a mesma área de São Paulo — a diferença é que, ao invés de muito trânsito e milhões de pessoas nas ruas, a Chapada Diamantina tem uma formação geológica de rara beleza.

Chapada Diamantina vista

Reprodução: iStock

Como chegar na Chapada Diamantina

A porta de entrada para a Chapada Diamantina é a cidade de Lençóis. A cidade-base do paraíso turístico é bem-estruturada, com boas opções hoteleiras e gastronômicas, além de um aeroporto que recebe diariamente voos dos principais estados do Brasil.

A primeira opção para chegar à Chapada é de ônibus. Apesar do trajeto ser um pouco mais demorado (sete horas, em média), esse tipo de viagem é mais econômico e fácil de fazer. Você parte de Salvador e chega à cidade de Lençóis sem nenhuma dificuldade. Há horários de ônibus partindo de manhã, tarde e à noite.

A segunda opção de viagem para Chapada Diamantina é de avião. Aqui, a viagem é bem rápida rápida e confortável, e, com boas promoções de passagens aéreas, você consegue encontrar valores abaixo dos R$ 1.500. Ao desembarcar em Lençóis, possivelmente será preciso alugar um carro para chegar ao centro da cidade, pois o aeroporto fica um pouco afastado.

Já a última opção para chegar à Chapada é fazendo um aluguel de carro. O melhor caminho para chegar na região das serras é pela BR-242. O carro pode ser essencial para a sua viagem à Chapada Diamantina, afinal, ele garante mais mobilidade para realizar passeios distantes da cidade-base.

 

Chapada Diamantina: quando ir?

Por estar localizada na região Nordeste do Brasil, a Chapada Diamantina é um destino quente e seco, que pode ser visitado durante o ano todo. Cada estação é especial, pois a natureza ganha vários contornos deslumbrantes, como cachoeiras com maior volume de água e cavernas com pedras multicoloridas.

De novembro a março, o clima é quente e úmido, com muitas chuvas e temperaturas elevadas. Já nos meses de maio a setembro as temperaturas são um pouco mais baixas e o clima é mais seco. Os dois períodos são agradáveis de visitar, então, fique atento às prioridades da sua viagem ao escolher o período certo para viajar.

Se quiser saber o preço das passagens aéreas para Chapada Diamantina, visite o Quando Viajar. Essa ferramenta facilita a busca por voos mais baratos — basta jogar o nome do destino para conferir um calendário com os preços a cada dia. Assim, você escolhe o melhor período para viajar e gasta menos.

Chapada Diamantina: onde ficar?

Há boas pousadas e hotéis na Chapada Diamantina, então, confira a opção que mais combina com o seu bolso.

Uma boa opção para fechar seus pacotes de viagens é a Pousada Alto do Cajueiro, que está localizada a 20 minutos de Lençóis. A arquitetura do lugar foi planejada para que os visitantes tenham uma vista privilegiada do parque, ficando cercados pela natureza do local. Segundo avaliações do TripAdvisor, a pousada tem um ótimo atendimento e excelente custo-benefício.

Outra opção para ficar próximo de tudo e ainda curtir todas as belezas naturais do Parque da Chapada Diamantina é a Pousada Flor de Açucena. A decoração é uma das características que mais chamam a atenção no lugar — um dos quartos, por exemplo, foi construído em cima de uma pedra. Outro detalhe é o Rio Madalena, que corre nos fundos da pousada, dando um visual ainda mais autêntico ao espaço.

Não faltam pousadas na Chapada Diamantina! Há opções para todos os bolsos e preferências, por isso, pesquise bastante antes de fechar sua viagem.

DICA EXTRA: Prefira os hotéis localizados mais imersos na natureza, para facilitar o caminho até as atrações do parque.

 

Onde comer na Chapada Diamantina

Assim como em outros lugares do Nordeste, a gastronomia baiana é um dos destaques da Chapada Diamantina. Os sabores regionais estão presentes na maioria dos pratos oferecidos, e dificilmente você sairá de lá sem experimentar alguns quitutes deliciosos. Vale lembrar que há opções para todas as preferências: é possível provar desde deliciosos frutos do mar, passando por risotos e ensopados, até pratos menos comuns, como moqueca e palmito de jaca.

Uma das grandes vantagens de comer na Chapada Diamantina é o preço. Para quem não quer gastar muito, é possível encontrar pratos por apenas R$ 20. Se quiser algo mais especial, há diversos restaurantes sofisticados que oferecem entrada, prato principal e sobremesa acompanhados por um bom vinho. No Bistrô do Mato, por exemplo, há o melhor da comida baiana e os mais deliciosos pratos da culinária francesa.

Se quiser provar um pouquinho de tudo, vale conhecer o restaurante Jerimum. Ele tem desde comidas simples até pratos requintados, como moranga sertaneja, porção de bolinho de Godó e bolinho com cobertura de mandioca. Visitantes do TripAdvisor relataram que a caipirinha do lugar é deliciosa.

 

Vida Noturna na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um parque de serras e, portanto, não possui tantas baladas. Ainda assim, há boas opções de pubs nos distritos da região, principalmente na cidade de Lençóis.

O movimento começa a ganhar força ao entardecer, quando os turistas voltam de seus passeios em meio à natureza. O burburinho acontece principalmente no bares e restaurantes instalados nos casarões do século 19 da cidade de Lençóis. O clima rústico e autêntico deixa a diversão noturna ainda mais agradável, ideal para curtir ao lado dos amigos.

Uma opção que costuma agradar a maioria das pessoas é o Fazendinha e Tal, um bar e restaurante simples com ótimas opções de bebidas e comidas. O local chama a atenção por seu atendimento de excelente qualidade e cardápio de pizzas diversificado. Aproveite para provar algumas das pingas baianas — o estabelecimento tem diversos barris com os mais variados sabores.

Também em Lençóis, o Quilombola Bar e Restaurante oferece ótimos pratos da culinária regional, como escondidinho de carne de sol, aipim frito, moqueca com peixe e muito mais. Para complementar a diversão, o lugar costuma trazer atrações ao vivo.

 

TOP 10: O que fazer na Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro — e não é à toa! O parque tem belezas naturais com contornos incríveis: grutas subterrâneas, cânions a perder de vista e as cachoeiras mais belas (e altas) do Brasil.

Diante de tantas atrações, fica até difícil montar um roteiro no destino. Por isso, o blog do ViajaNet separou uma lista com 10 coisas para fazer no parque. Confira as sugestões e saiba o que fazer em Chapada Diamantina.

1. Subir o Morro do Pai Inácio

O imponente Morro do Pai Inácio dá um charme autêntico ao cenário da Chapada Diamantina. Subir até lá é um dos passeios mais procurados da região, por causa da vista privilegiada que poucos lugares do Nordeste oferecem. À luz do pôr do sol, tudo fica ainda mais impressionante.

PRÓS: a vista é realmente impressionante, esteja ou não em cima do Morro. Não se esqueça de levar uma câmera para registrar os momentos mais especiais.

CONTRAS: o passeio pode ser bastante cansativo para aqueles que não possuem bom condicionamento físico ou que não estão acostumados com atividades ao ar livre.

 

2. Entrar na Gruta Torrinha

Rica em espeleotemas, estalactites e muitas outras formações raras, a Gruta da Torrinha tem uma atmosfera mágica que vale a pena visitar. É possível chegar ao lugar sem a ajuda de guia, mas, para entrar, será necessário o auxílio de um monitor do local. Não deixe de escolher um roteiro que passe pelo Salão de Cristal, um local deslumbrante repleto de formações esbranquiçadas.

PRÓS: o passeio é longo e os visitantes têm a oportunidade de conhecer, graças às explicações dos guias, tudo sobre as formações rochosas criadas pela natureza.

CONTRAS: o passeio não é recomendado para pessoas que têm mobilidade reduzida, pois em muitas situações é preciso se espremer para passar entre as rochas.

 

3. Mergulhar nas águas da Cachoeira do Buracão

Chegar até a Cachoeira do Buracão é uma experiência única, porque permite intenso contato com a natureza. Um dos melhores momentos do passeio é ultrapassar o corredor de pedras e, por fim, avistar as quedas d’água de perto. Sem dúvidas, o local é uma das atrações imperdíveis da Chapada Diamantina, pois a força da água e a grandiosidade da natureza são características que impressionam e deixam qualquer um de boca aberta.

PRÓS: a Cachoeira do Buracão é vizinha de outras atrações incríveis, como a Cachoeira do Recanto Verde e o Rio Espelhado.

CONTRAS: se você visitar o ponto turístico em um período de pouca chuva, a queda d’água estará fraca.

 

4. Provar a culinária regional em Lençóis

Como foi dito anteriormente, Lençóis é uma das principais cidades da Chapada Diamantina. Há diversos estabelecimentos que oferecem pratos deliciosos, com o melhor da culinária nordestina e outros temperos especiais. Uma dica dos viajantes do TripAdvisor é provar o escondidinho de carne de sol em alguns dos restaurantes da região.

PRÓS: há opções para todos, inclusive vegetarianos.

CONTRAS: alguns pratos são caros e podem pesar no seu orçamento.

 

5. Curtir o dia na Fazenda Pratinha

A Fazenda Pratinha é um lugar para passar o dia todo. Afinal, esse ponto turístico da Chapada Diamantina tem a Gruta Azul e a Gruta Pratinha, dois lugares impressionantes com muita coisa para ver e conhecer. O que mais chama a atenção nesses espaços são as águas azuis e cristalinas, que convidam qualquer um para um bom mergulho.

PRÓS: cenário digno de cinema, com águas 100% cristalinas e formações rochosas de tirar o fôlego.

CONTRAS: alguns visitantes acham que o preço dos ingressos não vale a pena e que outros lugares do parque oferecem isso de graça.

 

6. Conhecer a grandiosa Cachoeira da Fumaça

Localizada entre dois famosos distritos da Chapada Diamantina — Lençóis e Palmeiras –, a Cachoeira da Fumaça é um dos pontos mais altos do parque. São mais de 400 metros de queda d’água cercada por muitas belezas naturais, como paredões rochosos e mata preservada. A Cachoeira da Maria Fumaça é considerada uma das maiores do Brasil, perdendo apenas para a Cachoeira El Dorado, no Amazonas.

PRÓS: a grandiosidade da cachoeira é impressionante. Existem passeios para conhecer o lugar tanto de cima quanto de baixo.

CONTRAS: os passeios das agências especializadas podem ser caros e exaustivos.

 

7. Visitar o cemitério Bizantino

Também conhecido como Mucugê, o Cemitério Bizantino é um lugar raro e preversardo, que mistura história com arquitetura. As construções são do começo do século 19, quando surtos de cólera e varíola atingiram o lugar. Era necessário um lugar distante para enterrar os mortos, daí nasceu o Cemitério Bizantino, um lugar com sequências de lápides brancas que imitam pequenas igrejas góticas.

PRÓS: um lugar preservado e limpo, o passeio cultural e histórico para fazer com pessoas de todas as idades.

CONTRAS: não há muitas coisas ao redor do cemitério.

8. Admirar a fauna do Pantanal de Marimbus

O minipantanal da Chapada Diamantina tem paisagens de tirar o fôlego. O passeio mais comum feito pelos visitantes é o de barco, que dura aproximadamente uma hora e meia e passa por lindas piscinas naturais. Apesar de não ser tão conhecido, o Pantanal de Marimbus é perfeito para admirar a flora da Chapada.

PRÓS: o passeio pode ser feito sem a companhia de um guia turístico. Basta chegar e falar com alguns dos moradores que fazem o passeio de barco.

CONTRAS: há muitos insetos no lugar, então, não se esqueça do repelente.

 

9. Conhecer a cidade de pedra

Igatu é mais conhecida como a cidade de pedra. Isso porque o famoso ponto turístico tem construções em ruínas compostas por formações rochosas de todos os tipos. O lugar é pequeno, e menos de 500 pessoas vivem na região atualmente. Além de visitar o conjunto arquitetônico, você pode aproveitar para conhecer os mirantes da região, que proporcionam uma vista privilegiada dos Vales do Parati e do Paraguaçu.

PRÓS: o lugar é interessante para conhecer a história do Nordeste e da Chapada Diamantina.

CONTRAS: não há quase nenhum estabelecimento comercial na cidade de Pedra, apenas alguns barzinhos simples.

 

10. Assistir ao pôr do sol no Morrão

O Morrão é um dos cartões-postais mais famosos da Chapada Diamantina. E o sucesso não é à toa: ele pode ser visto de diversos lugares e possui muitos atrativos ao seu redor, como cachoeiras, rios e trilhas ecológicas de tirar o fôlego, literalmente. A subida até lá, apesar de cansativa, leva a um espaço com vista surpreendente. Aproveite esse momento para assistir ao pôr do sol e renovar as energias.

PRÓS: a paisagem é fantástica, e existem passeios para quem não quer subir o morro.

CONTRAS: segundo informações do TripAdvisor, alguns dos guias cobram valores acima da média.

 

Passagens aéreas para Chapada Diamantina

Reserve pacotes para Chapada Diamantina no site do ViajaNet e passe vários dias no destino! Temos diversas opções para você viajar ao lado da família e desfrutar de tudo que esse belo lugar tem a oferecer. Aproveite para garantir as férias dos seus sonhos!

Faça economia em sua viagem para Chapada Diamantina com o ViajaNet!