Aproveitar a água cristalina do Rio Pratinha, conhecer a Gruta da Lapa Doce e se impressionar com a vista do Morro do Pai Inácio só é possível na inesquecível Chapada Diamantina

Quando obtemos um contato muito intenso com a natureza, é possível sentirmos a vida de cada pedaço que compõe determinado lugar. A Chapada Diamantina torna possível essa experiência e ainda encanta os visitantes com a diversidade natural do seu cenário. Essa região de serras é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina e está situada no centro do estado da Bahia.

Esse destino conta passeios que deixam lembranças eternizadas. Cachoeiras, cavernas, cânions, cidades históricas, lindas paisagens e muita aventura constituem a Chapada Diamantina. Uma viagem como essa garante experiências únicas e apresenta belezas nacionais, as quais merecem a nossa admiração. Descubra o que fazer na Chapada Diamantina para aproveitar da melhor maneira esse passeio.

1. Conhecer a Gruta da Lapa Doce (Lençóis)

Gruta da Lapa Doce

A Gruta da Lapa Doce é a terceira maior do país. Ela conta com mais de 17 quilômetros mapeados, sendo 850 metros abertos para visitação. A trilha para chegar até lá é bem fácil e ainda é repleta de paisagens encantadoras. As formações rochosas da gruta são curiosas e diferentes. O passeio só pode ser feito com um guia e dura por volta de uma hora e meia. O local conta ainda com lanchonete e restaurantes.

2. Mergulhar na gruta do Rio Pratinha (Lençóis)

Gruta do Rio Pratinha - Chapada Diamantina

O mergulho na gruta do Rio Pratinha é permitido. Enquanto você flutua sobre as águas azuis, pode observar os tipos de peixes ali existentes e ainda admirar as formações rochosas do local. Um guia, especializado em mergulhos em cavernas, acompanha de perto o passeio e lhe dá dicas do que ver e conta o porque das coisas.

3. Admirar a gruta do Poço Encantado (Itaetê)

Poço Encantado - Parque Nacional da Chapada Diamantina - Brasil

A água do local é tão azul e cristalina que chega ser possível enxergar perfeitamente as formações rochosas que se formam a dezenas de metros de profundidade.

4. Conhecer a Cachoeira da Fumaça (Vale do Capão)

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Uma abertura em um paredão com mais de 300 metros de altura faz cair uma corrente fina de água. A cachoeira forma um belo arco íris em dias de sol. O término da queda da água se dá quando ela se dissipa e dá a impressão de retornar ao topo em forma de fumaça. A trilha para chegar ao local é de 6 quilômetros, mas vale a caminhada.

5. Se banhar nas piscinas naturais no Vale do Capão

Piscinas Natuais no Vale do Capão - Chapada Diamantina

A cachoeira do Riachinho é uma queda de 20 metros que desemboca em algumas piscinas naturais. Esse passeio permite que você se refresque e relaxe na água agradável do local.

6. Assistir o pôr do sol no Morro do Pai Inácio (Palmeiras)

Morro do Pai Inacio - Chapada Diamantina

Com mais de 1.100 metros de altitude, o Morro do Pai Inácio conta com a melhor vista panorâmica de toda a Chapada Diamantina. A subida até lá dura por volta de 20 minutos e é recheada de paisagens de tirar o fôlego. Essa é uma parada considerada obrigatória na Chapada.

7. Ver a arquitetura do cemitério Bizantino (Mucugê)

Cemitério Bizantino - Chapada Diamantina

O cemitério Bizantino na Chapada Diamantina foi construído no século 19. A arquitetura é bem diferenciada e incomum, o que atrai muitos visitantes durante todo o ano.

8. Admirar as paisagens do Morrão (Vale do Capão)

Morrão mountain - Chapada Diamantina - Brasil

O Morrão é considerada, pela maioria dos turistas, a montanha mais bonita da Chapada. As paisagens proporcionadas pela trilha que te leva até o Morrão são inesquecíveis e perfeitas para quem gosta de aventura.

9. Passear pelo Pantanal de Marimbus (Andaraí)

Marimbus – Chapada Diamantina – Bahia - Brasil

Marimbus é uma planície inundada e conta com espécies gigantes de peixes. É possível fazer a travessia com barcos de madeira, que dura mais de uma hora e meia. A paisagem é repleta de verde e tem uma fauna privilegiada.

10. Conhecer a cidade de pedra (Igatu)

Cidade de Pedra Igatu - Chapada Diamantina

Igatu é conhecida como a cidade de pedra. A arquitetura do município tem a pedra como material. A Galeria Arte & Memória mantém casas antigas feitas de pedras e também utensílios utilizados no garimpo entre 1930 e 1950.

11. Conhecer os restaurantes e bares de Lençóis (Lençóis)

Piscinas Naturais no Vale do Capão - Chapada Diamantina

Lençóis é uma das cidades mais charmosas da região da Chapada. O local conta com inúmeros restaurantes famosos entre os turistas e também ótimas pousadas para o seu conforto.

Quer conhecer a Chapada Diamantina e todos os seus pontos turísticos? Com o ViajaNet, você pode. Navegue pelo nosso site e garanta já esse passeio incrível. Confira as melhores opções de passagens aéreas ou, se preferir, aproveite as praticidades do pacotes de viagens.