Renovar as energias e relaxar em um lugar paradisíaco é fundamental para acalmar a correria do dia a dia; para quem procura a paz que só o litoral consegue trazer, Paraty é uma ótima opção

Se você gosta de cultura e história, mas também não dispensa um bom mergulho em praias de águas cristalinas, Paraty é o lugar certo. A cidade, localizada a 250 quilômetros da capital, Rio de Janeiro, reúne ótimos atributos, como excelente culinária, praias e cachoeiras paradisíacas e um incrível Centro Histórico. Quer saber o que fazer em Paraty? Confira o nosso post!

Paraty

Reprodução: iStock

1 – Passeio de escuna

Um dos passeios mais recomendados é o tour de escuna em Paraty. Essa é uma das melhores e mais relaxantes maneiras de conhecer algumas das 68 ilhas e das dezenas de praias que essa região reserva. O passeio tem, em média, cinco horas de duração e é possível praticar mergulho, além de conhecer algumas das praias mais famosas de lá como a Praia Vermelha, por exemplo.

2 – Caminho do Ouro

Construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, o Caminho do Ouro mantém a exuberância da flora da mata atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina intacta. O caminho ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e a São Paulo. Andar por esse trajeto não permite apenas conhecer um pouco da história local, mas também ter uma noção de como ele se relaciona com o presente. O passeio precisa ser agendado com antecedência e todo o trajeto é acompanhado por um guia que fornecerá todas as explicações e curiosidades.

 

3 – Igreja de Santa Rita de Cássia

Construída em 1722, essa igreja continua sendo até hoje um ícone dos cartões-postais de Paraty. O altar da igreja é dedicado para Santa Rita, Nossa Senhora de Conceição e Nossa Senhora do Carmo. O passeio é válido até mesmo para aqueles que não são religiosos, já que a arquitetura histórica do local atrai milhares de visitantes. Lá, também funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, com entrada gratuita.

 

4 – Praia do Sono

A Praia do Sono, como o próprio nome já diz, oferece aos seus visitantes um ambiente tranquilo e acolhedor. O local é famoso por sua água cristalina esverdeada, por sua areia fina e cachoeiras exuberantes. Na Praia do Sono, não existem ruas pavimentadas, e os moradores vivem em casas simples e se sustentam da pesca local. Se for visitar a região, não espere muito luxo: não há hotéis sotisficados, apenas pousadas rústicas, campings e chalés.

Praia em Paraty

Reprodução: iStock

5 – Pedra que engole

É corajoso e gosta de uma atração mais radical, mas também divertida? Se a resposta for positiva, esse passeio é para você. O espaço é formado por um conjunto de rochas em que corre a água que desce a Serra do Mar e depois corre para a Praia do Medo, outro ponto turístico famoso de Paraty. As rochas que engolem as pessoas ficam na região de Trindade, e o acesso pode ser feito por uma trilha inclinada que fica localizada na praia.

6 – Lagoa Azul

Se você já assistiu ao filme Lagoa Azul, provavelmente achou aquele lugar um paraíso exuberante, não é? Pois saiba que é possível encontrar um lugar igual àquele aqui no Brasil, basta visitar essa praia em Paraty. Com águas azuis calmas e cristalinas, a Lagoa Azul é cercada por rochas e mata verde. Para quem gosta de nadar, pegar um bronzeado e ficar em paz, esse ponto turístico é, sem dúvidas, uma opção perfeita.

 

7 – Centro Histórico de Paraty

Para quem gosta de história, visitar o Centro Histórico de Paraty vai ser uma experiência incrível. Com uma arquitetura de tirar o fôlego, as ruas coloniais remontam aos casarões coloniais e às igrejas dos séculos XVIII e XIX. Ao caminhar pelas ruas de pedra do centro, o visitante pode apreciar a boa culinária, admirar o artesanato, conhecer um pouco da história do Brasil e, no final, ainda dar um mergulho nas belas praias.

 

Se você está precisando de férias e gostou das atrações que Paraty possui, veja as opções de passagens aéreas que o ViajaNet tem para te oferecer. Você pode achar uma pousada aconchegante com os melhores preços para você e sua família. Se preferir, confira também nossos pacotes de viagens para diversos outros lugares do Brasil e do mundo.