Para quem curte belíssimas praias e climas quentes, Jericoacoara é a opção ideal para passar as férias. Viajar para esse destino é uma experiência única e que definitivamente irá ficar gravada em sua memória, pois suas paisagens lindas e encantadoras não são fáceis de esquecer.

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo pelo jornal americano Washington Post, Jericoacoara também impressiona por um de seus pontos mais procurados – que são suas lagoas –, com destaque para a famosa Lagoa do Paraíso, um recanto ambiental muito frequentado por turistas.

Suas águas limpas e azuis são as principais características desse ponto no município de Jeri. A lagoa quase não possui ondas e é perfeita para passar os dias com a família e as crianças!

Neste post, você entende mais sobre esse local, bem como outros pontos turísticos importantes da região que com certeza vão te fazer querer embarcar para Jericoacoara amanhã!

Índice

Onde fica Jericoacoara
O que fazer em Jericoacoara
Vida noturna de Jericoacoara
Onde se hospedar em Jericoacoara
Alimentação e culinária local
Qual a temperatura de Jericoacoara
Aeroportos mais próximos do destino
Passagens aéreas para Jericoacoara

Onde fica Jericoacoara

Esse paraíso brasileiro está localizado ao extremo norte do Ceará, sendo uma antiga vila de pescadores que está a aproximadamente 300 km da capital, Fortaleza.

Jericoacoara por muito tempo foi um destino de difícil acesso, pois, ao decidir viajar para lá, era necessário comprar uma passagem aérea para Fortaleza e, após aterrissar, fazer o restante do trajeto de carro.

Contudo, em 2017 foi inaugurado o Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, localizado no município de Santa Cruz, cidade vizinha de Jeri, devido a questões ambientais. Então, chegar às praias belíssimas desse caribe brasileiro se tornou muito mais fácil.

Ao desembarcar em Santa Cruz, deve-se seguir o restante do trajeto de carro, e a viagem dura em torno de 40 minutos. Os turistas, em sua maioria, são levados para pousadas ou hotéis em transfers, pois as ruas de areia de Jericoacoara são rústicas, e dirigir por lá não é uma tarefa fácil.

O que fazer em Jericoacoara

Quer saber o que fazer assim que chegar na vila? Veja abaixo os principais lugares de Jericoacoara para visitar durante sua viagem. São praias e paisagens belíssimas que vão te impressionar a cada segundo durante sua estadia nesse paraíso nordestino.

1. Lagoa do Paraíso

A 30 minutos da vila principal de Jeri, a Lagoa do Paraíso é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a região. Com águas cristalinas e calmas, é ideal para banhistas e para quem quer relaxar à beira d’água. Além disso, o local conta com uma infraestrutura muito agradável, com restaurantes para suas refeições. Assim, você passa o dia inteiro na lagoa e curte ao máximo o sol e o calor.

PRÓS: águas limpas e claras, ótima infraestrutura.

CONTRAS: preços elevados nos restaurantes.

2. Duna do Pôr do Sol

A Duna do Pôr do Sol é um ponto indispensável durante sua passagem. Ela fica no canto esquerdo da Praia de Jericoacoara e, como o próprio nome sugere, tem movimento mais intenso por volta das 5 da tarde. Durante o pôr do sol, o sol entra na água e o efeito da luz acaba por mudar as cores da areia. É uma experiência visual indescritível.

PRÓS: visão maravilhosa e emocionante.

CONTRAS: muitas pessoas, ventos fortes.

3. Praia de Jericoacoara

É uma praia muito tranquila e bonita, que agrada a todos os gostos. É ideal para relaxar, tomar sol e se banhar nas águas. Também satisfaz às pessoas mais aventureiras e radicais que gostam de praticar esportes como o kitesurf, realizado no lado leste da praia. No lado oeste você vê a Duna do Pôr do Sol, onde muitos turistas se reúnem ao final da tarde.

PRÓS: próxima a restaurantes, águas calmas e limpas, fácil acesso.

CONTRAS: ventanias fortes.

4. Pedra Furada

Uma maravilha natural, a Pedra Furada é um lugar muito interessante de visitar. As pedras ali formam um arco, compondo uma paisagem muito inusitada e bonita. É um cenário lindo para fotos. Para chegar lá, é necessário fazer uma caminhada.

PRÓS: paisagem linda, única.

CONTRAS: multidões, difícil de tirar uma foto da pedra sem muitas pessoas em volta.

5. Praia Mangue Seco

É um ponto muito legal de se visitar. Situada onde o Rio Guriú se une com o mar, lá se formam muitas lagoas entre o mangue – onde vivem cavalos-marinhos. É uma paisagem linda para fotos e que impressiona pela vegetação exótica.

PRÓS: lugar tranquilo, de fácil acesso, ótimo para fotos.

CONTRAS: não conta com estrutura, pois é uma paisagem aberta.

6. Praia Malhada

Outra praia bem próxima da vila, a praia malhada, é muito frequentada por quem quer pegar ondas e curtir bem o mar. A paisagem é linda e suas piscinas naturais são ótimas para quem quer relaxar nas águas. Não é muito povoada, dando bastante tranquilidade a quem gosta de privacidade e curte ser mais reservado.

PRÓS: não tem muitas pessoas, não existem ambulantes, praias com ondas boas.

CONTRAS: pouca infraestrutura, não tem restaurantes por perto.

7. Praia do Preá

É um ótimo lugar para a prática do kitesurf, devido aos ventos e às ondas ótimas dessa praia. Além disso, não é muito populosa, com pouca gente durante os dias e, assim, sendo bastante tranquila para relaxar. Você pode comer nos quiosques presentes na areia.

PRÓS: ótima para a prática de esportes, tranquila, pouca gente.

CONTRAS: ventanias fortes, mais atrativa para quem curte esporte.

8. Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça também é um ponto bastante conhecido na região. Palco para grandes fotos, essa árvore é uma espécie de ícone de Jericoacoara. Fica ao lado leste da vila e é muito comum pararem no local durante os passeios de buggy.

PRÓS: fotos lindas em um dos cartões-postais de Jericoacoara

CONTRAS: grandes filas.

9. Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Essa igreja também é um marco da cidade e é bastante visitada por sua arquitetura e visual. Além disso, ao subir em sua torre, tem-se uma visão panorâmica incrível da enseada. Toda de pedras, é uma construção pequena e muito charmosa.

PRÓS: muito bonita e bem cuidada, visão incrível da enseada.

CONTRAS: não é um destino muito interativo.

10. Kiteiscool Jericoacoara

Essa escola é focada em ensinar de forma completa e didática a prática do kitesurf. Muito bem avaliada, é uma ótima opção para quem quer aprender mais sobre essa modalidade esportiva.

PRÓS: professores técnicos e muito atenciosos.

CONTRAS: preços elevados, pode não ser uma opção para quem tem orçamento limitado.

Vida noturna em Jericoacoara

Se você está se perguntando o que fazer em Jericoacoara além das praias, saiba que a cidade também oferece um entretenimento noturno para quem gosta de bares e baladas.

Veja mais sobre a vida noturna da vila e saiba o que você pode fazer durante sua estadia lá!

Visite a rua principal e suas barraquinhas

Vá à rua principal da cidade e absorva toda a experiência imersiva de estar no coração de Jeri. Lá existem barraquinhas das mais diversas, onde, além de comprar lembrancinhas, você pode saborear ótimos drinques. Essas barraquinhas fazem uma caipirinha deliciosa que vale muito a pena provar!

Dance forró nas baladinhas de Jeri

O forró é uma parte muito importante da noite na cidade. Nesse destino, você encontra muitas pistas de dança abertas, com uma banda de forró tocando músicas animadas que vão te deixar dançando a noite inteira.

Vá ao Samba Rock

Localizado no centro de Jericoacoara, esse bar festivo é, definitivamente, uma parada essencial para a sua noite. É um dos bares mais antigos da cidade e, após o pôr do sol, cantores de diferentes estilos tomam o palco. Tem rock, samba, MPB, forró e muito mais. É um local que vai agradar a todos os gostos.

Samba da Bênção

Outra parada obrigatória é o Samba da Bênção, que fica na Solar da Malhada – uma pousada rústica de Jeri. Esse evento acontece às sextas-feiras atrás da pousada e oferece uma música dançante e energia contagiante que com certeza vão te fazer se apaixonar pelo lugar.

Onde se hospedar em Jericoacoara

A hospedagem é primordial em qualquer viagem. E é claro que este destino não decepciona em oferecer hotéis e pousadas que são garantia de conforto e bem-estar. Conheça alguns dos hotéis e pousadas em Jericoacoara mais bem avaliados:

Essenza

É o hotel mais procurado em Jericoacoara. É altamente luxuoso e todos os seus quartos são virados de frente para o mar. Outro aspecto interessante desse hotel é que todos os quartos também dão acesso a uma grande piscina compartilhada.

É um local bem movimentado, principalmente na praia exclusiva do hotel, onde se vê muitos hóspedes banhando-se ao sol. Foi fundado em 2014 e é muito procurado por celebridades, personalidades da internet e pessoas mais abastadas, pois é naturalmente mais custoso.

Essenza Dune

Esse hotel fica próximo às dunas de areia e é uma opção bastante luxuosa para quem gosta de privacidade e exclusividade. As instalações do lugar dão direto na praia, sendo bastante prático fazer banhos de mar a qualquer horário do dia.

Além disso, é uma versão mais discreta quando comparado com o outro Essenza. Porém, este não conta com piscina compartilhada, mas oferece uma particular para cada quarto do hotel. Chique, não é?

Pousada Jeribá

Essa pousada, muito bem avaliada, é um charme de Jericoacoara. É um lugar de muita simplicidade e minimalismo, o que não tira a essência de um ambiente muito aconchegante, organizado, bonito e charmoso.

Algo que se destaca nessa pousada é o atendimento, muito elogiado por quem escolhe passar suas férias hospedado em Jeribá.

Alimentação e culinária local

A gastronomia do vilarejo não deixa de surpreender. A comida lá é repleta de todos os elementos saborosos nordestinos, como carne-seca, queijo coalho, beiju (a famosa tapioca) e, por ser um destino costeiro, frutos do mar.

Além dos ingredientes locais e temperos naturalmente nordestinos, os restaurantes lá oferecem muitas opções (até comida italiana!), para todo mundo sair de barriga cheia e satisfeito. Veja alguns dos principais restaurantes do local:

Pimenta Verde

O Pimenta Verde é uma ótima opção para quem gosta de um ar mais caseiro e aconchegante, sem perder o requinte. As especialidades da casa são a moqueca, a peixada cearense e o camarão com manga. É um ambiente bastante familiar.

Na Casa Dela

Esse restaurante na vila de Jeri impressiona pelo ar romântico que a decoração e a iluminação de velas transmite. A mobília é toda rústica e garimpada, dando realmente um ar caseiro ao estabelecimento.

A comida que é servida também é incrível, incorporando vários elementos da gastronomia nordestina, como tapioca, abóbora e o camarão. São porções fartas e que facilmente alimenta duas pessoas.

Romã

O Romã, sem dúvidas, é um dos lugares para se comer mais procurados de Jeri. Seu estilo um pouco mais refinado traz uma elegância às refeições e é uma boa pedida para quem quer escapar um pouco da seleção de frutos do mar e provar de outras culinárias, como a italiana.

Qual a temperatura de Jericoacoara durante o ano

Quando estiver planejando visitar a vila de Jeri e suas belíssimas praias, deve-se levar em consideração o clima do local. Por estar situada na costa norte brasileira e praticamente em cima da Linha do Equador, seu clima tropical proporciona dias bem quentes e ensolarados na maior parte do tempo.

A região tem amplitude térmica baixa e as temperaturas máximas costumam variar entre 29 e 35 °C, mesmo no inverno.

Outro fator importante do clima de Jericoacoara são os ventos. Devido às fortes correntes de ar, a temperatura lá, apesar de alta, não proporciona desconfortos muito grandes, uma vez que o vento ameniza bastante a sensação térmica.

Essa característica do local é muito atrativa para quem curte a prática do kitesurf e windsurf. As praias da vila têm as condições ideais para quem quer uma boa experiência nesses esportes.

Por ser um clima tropical, é natural que se tenha chuvas periódicas ao longo do ano, principalmente no verão, sendo os meses entre fevereiro e maio os mais chuvosos.

Aeroportos mais próximos do destino

Um dos aeroportos mais próximos desse destino é o Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, no município de Santa Cruz, vizinho de Jijoca de Jericoacoara. Esse aeroporto foi inaugurado em 2017, sendo bastante recente, e foi criado para facilitar significativamente as viagens dentro do estado do Ceará.

Porém, existem outras rotas para chegar ao destino. Você pode chegar a Jericoacoara pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins e seguir o resto da rota de carro. Esse caminho é o mais tradicional, feito antes de o novo aeroporto de Santa Cruz ser construído.
Apesar de ser mais tempo de viagem, também é um trajeto possível para quem desejar.

Vale relembrar que as ruas de Jericoacoara, em sua maioria, são de areia e bem rústicas. Isso é importante, pois dirigir por lá pode ser um pouco complicado para pessoas não experientes e veículos sem tração nas rodas. Então, recomenda-se o deslocamento por transfer ao desembarcar – pois é uma opção mais segura e confortável –, que deixa os turistas exatamente em suas pousadas ou hotéis.

Passagens aéreas para Jericoacoara

Se apaixonou pelo destino e quer visitá-lo o quanto antes? Encontre passagens para Jericoacoara no ViajaNet.

Além de passagens aéreas, no site do ViajaNet você também encontra pacotes para Jericoacoara e pacotes de viagens para muitos outros lugares.

Aproveite os preços especiais e embarque agora na viagem de seus sonhos!