O período da primavera no Hemisfério Norte é também o início de um período de baixa temporada para o turismo. Isso porque, em geral, os meses mais disputados para as viagens são justamente aqueles que coincidem com as férias escolares e datas comemorativas.

De março a maio, é possível encontrar passagens aéreas com bons preços e planejar suas férias com meses de antecedência. As cidades turísticas e hotéis estão menos cheios, o que faz com que muitos passeios sejam ainda mais divertidos e acabem saindo mais em conta.

Essa é também uma época ótima para viajar para lugares mais frios, já que as temperaturas estão mais amenas e o visual é encantador. Pelo menos cinco destinos vão encantar qualquer turista e fazer dessa a melhor época para viajar:

Flórida

Flórida

O destino pode parecer um tanto inusitado para muita gente. Principalmente porque os parques que ficam nessa região dos Estados Unidos são frequentados principalmente durante o verão, com turistas vindos de diversos cantos do mundo.

Mas a primavera pode ser uma excelente proposta para postergar as férias com a família e curtir a baixa temporada. Os preços de hospedagem e passagem aérea são mais convidativos, as temperaturas são ótimas e as atrações não estão tão lotadas.

Além disso, algumas atrações especiais são agendadas para a primavera. O parque Epcot Center promove um festival de flores para comemorar a chegada da estação todos os anos. Os cenários são incríveis e, combinados com os brinquedos e decoração do parque, vão fazer qualquer um se apaixonar.

Amsterdã

Keukenhof

Famosa por apresentar belas paisagens, a capital holandesa também tem história no universo das flores. Isso porque ela é também conhecida pelas tradicionais tulipas, que enfeitam as ruas e praças da cidade. Delicadas e com alto valor comercial, elas são o principal produto de exportação do país e enchem os olhos dos turistas na estação mais florida do ano.

O grande destaque para os turistas que visitam durante a primavera é aproveitar o período em que o famoso parque Keukenhof está aberto. Ele fica em Lisse, nos arredores de Amsterdã, e conta com mais de 32 hectares de campos floridos.

Cobertos de tulipas, os jardins contam com mais de sete milhões de bulbos que colorem a paisagem de uma maneira única e indescritível. São mais de 800 mil visitantes por ano e a oportunidade é única.

Giverny

Giverny

Próximo a Paris, o vilarejo consegue ser acessado facilmente com uma rápida viagem de carro. Durante a primavera, diversas excursões são feitas partindo da capital para quem deseja conhecer os famosos jardins.

O passeio é procurado também pelos apreciadores de arte. O roteiro é histórico e certamente tirará o fôlego de muitos amantes dos quadros impressionistas. Isso porque a região é conhecida por ter sido o lar e local de nascimento do pintor Claude Monet.

As paisagens retratadas em seus quadros, com lindas flores e jardins, são visitadas ao vivo a cada primavera por diversos turistas que se aventuram por sua propriedade. Por lá, é possível entender melhor a inspiração do artista e conhecer a famosa ponte e o chorão do jardim japonês, que está presente nos seus quadros mais icônicos.

Japão

tokyo

Em se tratando de flores e da primavera, não há nada mais belo do que a tradição e relação milenar do povo japonês com essa época do ano. O período tem até mesmo um feriado nacional, dedicado somente à apreciação da florada das cerejeiras. Essas árvores são um dos grandes símbolos nacionais, representando tanto a delicadeza e a beleza quanto a fragilidade e fugacidade da vida.

Os diversos parques em Tóquio recebem milhares de visitantes para aproveitar os poucos dias em que as árvores estão repletas de flores rosadas. Vale a pena fazer um roteiro por todo o país, apreciando também tulipas, azaleias, lavandas e outras flores.

O período começa em março e vai até o fim do mês. O período é excelente para aproveitar o clima festivo e as temperaturas mais amenas, que alegram todo o país. O Caminho do Filósofo, em Kyoto, é um dos destinos imperdíveis.

Provença

Provença

O nome da região francesa já inspira as principais fragrâncias da perfumaria mundial. Em seus campos são plantadas as famosas lavandas, que dão origem a colônias e perfumes em todo o mundo.

O aroma é algo indescritível, com o vento que sopra entre as flores e cria uma atmosfera maravilhosa. As lavandas começam a brotar durante a primavera e seu ápice é geralmente em junho e julho.

Durante esse período, é possível visitar diversos campos e aproveitar para conhecer mais do processo produtivo desses artigos tão cobiçados no mercado. Quando floridas, as plantas criam uma paisagem de roxo por vastos campos que farão qualquer viagem valer a pena.