Um dos paraísos do Nordeste brasileiro impressiona quem busca um destino para se divertir dentro e fora das águas. As 21 ilhas do arquipélago têm muito a oferecer para aqueles que escolhem Fernando de Noronha como o destino das férias.

Descrição da imagem: A fotografia mostra uma das praias de Fernando de Noronha com destaque para uma piscina natural de água límpida. Uma mulher, usando um grande chapéu, aproveita o sol e o céu limpo que o dia proporciona.

(Fonte Pinterest)

Situado a mais de 540 quilômetros da capital de Pernambuco, Fernando de Noronha é um surpreendente arquipélago pertencente ao estado nordestino mundialmente famoso por seus cenários cinematográficos e praias de água cristalina. A ilha principal é bem pequena – somente 17 quilômetros quadrados -, e a vida de seus quase 3 mil habitantes é bem simples e calma. Por isso, uma viagem a Fernando de Noronha é tão intensa e simples ao mesmo tempo, coexistindo experiências totalmente diferentes. De habitats naturais de golfinhos, tubarões e tartarugas à vegetação virgem e densa, não é um erro dizer que o arquipélago é o paraíso na terra. Descubra o que fazer em Fernando de Noronha. Confira passeios imperdíveis!

Confira 10 passeios em Fernando de Noronha

1 – Conhecer a ilha principal

Começar sua viagem fazendo o Ilha Tour é imprescindível. Nesse passeio, você conhece os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, tendo uma visão geral da ilha principal e de suas praias mais conhecidas. O visitante embarca em buggys ou veículos no estilo safári e conhece pontos como a Praia do Leão, o Museu do Tubarão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Porto de Santo Antônio, entre outros. O passeio dura um dia completo e dá a primeira impressão do destino escolhido.

Descrição da imagem: Três buggys à beira da Praia do Leão estão alinhados enquanto pessoas, em pé dentro deles, alegremente erguem os braços posando para a foto.

(Fonte Pinterest)

2 – Visitar o Naufrágio Eleni Stathatos

Uma das atividades de mergulho em Fernando de Noronha Pernambuco é conhecer o naufrágio de Eleni Stathatos. Trata-se de um navio grego que afundou próximo ao Porto de Santo Antônio no ano de 1929. Devido à rasa profundidade e água clara, é possível observar toda a estrutura do navio, que se tornou há pouco tempo um verdadeiro ponto turístico. O navio de 160 metros de comprimento levava material ferroviário para uma estrada de ferro na Argentina e afundou por conta de um incêndio em um dos motores. Hoje, o navio submerso é casa de tartarugas, lagostas, raias, alguns peixes coloridos e até mesmo tubarões.

Descrição da imagem: A foto mostra três mergulhadores observando o casco do navio Eleni Stathatos embaixo da água.

(Fonte Flickr)

3 – Fazer um mergulho na Praia do Atalaia

Falando em mergulho, você sabia que Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para mergulhar do Brasil e quiçá do mundo? A Praia da Atalaia é um exemplo disso. O local possui um recife de corais bem perto da areia, o qual reúne diversas espécies de animais marinhos que vivem só ali. É um dos locais mais visitados por mergulhadores no mundo, sendo as visitas restritas a apenas 100 pessoas por dia, de acordo com o controle do Ibama. A praia reúne tartarugas, espécies de polvos e milhares de peixinhos coloridos em um ambiente de água cristalina.

 Descrição da imagem: A imagem mostra centenas de peixinhos de cor dourada nadando tranquilamente, enquanto uma moça entre eles utiliza um snorkel e faz sinal de “joinha” com as duas mãos.

(Fonte Istock)

4 – Ir até a Baía dos Porcos

Eleita por oito anos consecutivos como a praia mais bonita do litoral brasileiro, a Baía dos Porcos é um tesouro escondido em Fernando de Noronha. A água tem tonalidade verde, e diversas piscinas naturais são formadas quando a maré está baixa, graças à grande presença de pedras vulcânicas no mar. A praia não possui nenhuma estrutura de restaurantes e barraquinhas. Por isso, leve lanches e água para ficar até tarde na Baía e observar o incrível pôr do sol. Não esqueça de levar seu lixo embora com você.

Descrição da imagem: A imagem mostra a Baía dos Porcos com as suas características pedras vulcânicas na margem. Ao fundo, os dois montes chamados de “Dois Irmãos” deixam a paisagem ainda mais bonita.

(Fonte Istock)

5 – Conhecer o Projeto Tamar

Se você estiver no arquipélago entre setembro e dezembro, você pode conhecer o Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Com um pouco de sorte, você poderá presenciar a desova de gigantescas tartarugas na Praia do Leão e ver a abertura de ninhos das tartaruguinhas que acabaram de nascer. Os turistas são organizados em postos de observação para não atrapalharem a passagem das tartarugas. Quem já presenciou esse espetáculo da natureza diz que é uma experiência inesquecível.

Descrição da imagem: Diversas tartarugas recém-nascidas andam em direção ao mar da Praia do Leão em Fernando de Noronha.

(Fonte Pinterest)

6 – Observar golfinhos

A primeira pergunta que se passa na mente do turista é: o que fazer em Fernando de Noronha? O arquipélago também é muito conhecido por ser o lar e o local onde os golfinhos viajam para fazer o ritual de acasalamento. No mirante dos golfinhos, você pode observá-los de longe e, nos passeios de barco, vê-los de perto. Os golfinhos saltitantes e bem receptivos tornam o passeio uma experiência única.

Descrição da imagem: Três golfinhos saltam sobre a água em meio ao mar azul de Fernando de Noronha.

(Fonte Pinterest)

7 – Aventurar-se no Aquasub

Uma das propostas mais divertidas do arquipélago, o Aquasub é uma atividade que você não pode deixar de fazer. Conhecido também como Planasub ou Prancha a reboque, o esporte aquático consiste em um barco puxando uma prancha, na qual o praticante envolve seus braços. Munido de uma máscara e snorkel, o praticante segura a prancha sem tirar a cabeça da água, inclinando-a para baixo para fazer manobras em direção ao fundo e, em seguida, para cima, voltando à superfície. O esporte foi inventado em Noronha e traz uma sensação parecida com um voo embaixo da água.

Descrição da imagem: Duas pessoas se aventuram no Aquasub, segurando a pequena prancha na mão e utilizando máscaras e snorkel.

(Fonte Pinterest)

8 – Trilhas

Diversas trilhas podem ser feitas em Fernando de Noronha, mas a que merece certo destaque é a trilha do Atalaia. Por meio dela, você terá a oportunidade de conhecer o lado não habitado da ilha principal, desbravando a flora virgem do local e avistando diversas espécies de pássaros que habitam as árvores do espaço. Há trilhas que te levam até a região das Baías e outras que partem do centro da ilha principal até uma praia deserta. Uma experiência indicada para os mais aventureiros.

Descrição da imagem: Três pessoas caminham pelo final da trilha do Atalaia, chegando à praia de mesmo nome. O mar azul do fundo da imagem e a trilha acinzentada de solo vulcânico dão o tom da fotografia.

(Fonte Pinterest)

9 – Surfe

Para quem é fã do esporte, saiba que Fernando de Noronha é um dos melhores locais do Brasil para pegar algumas ondas. Ondas altas e tubulares não faltam nas praias de Boldró e da Conceição – duas das mais procuradas por surfistas do mundo todo. A melhor época para surfar é entre dezembro e janeiro, quando as ondas ficam maiores, mais longas e consistentes.

 Descrição da imagem: A foto mostra uma moça pegando uma onda com a sua prancha em uma das praias de Fernando de Noronha.

(Fonte Pinterest)

10 – Visitar a Baía do Sancho

A segunda praia mais bonita do Brasil também está em Fernando de Noronha! A Baía do Sancho possui uma faixa de areia dourada, emoldurada por falésias de todas as cores. O mar tem um tom azul-claro, e os corais permitem a vida marinha de centenas de espécies diferentes. Você pode subir no mirante acima da praia e observar a diferença de coloração, que transforma a praia em um dos pontos mais lindos do mundo.

Descrição da imagem: a foto mostra a Baía do Sancho vista de seu mirante. O mar apresenta um divertido gradiente de tons azuis e alguns barcos ocupam parte da baía.

(Fonte Pinterest)

Quer conhecer esse paraíso com os seus próprios olhos? Com as passagens aéreas do ViajaNet, você pode fazer esses incríveis passeios sem se preocupar com o peso no bolso. Confira nossas passagens aéreas para Fernando de Noronha e conheça esse incrível destino do Nordeste!