Visto para Europa: descubra quais são os documentos exigidos para entrar na Europa e conheça destinos incríveis

Visto Europeu: mapa da Europa

O continente europeu é repleto de destinos sonhados por muitos amantes de viagens. Mas são inúmeras as dúvidas sobre a documentação necessária e qual é o procedimento que deve ser realizado para garantir o visto para Europa e, assim, evitar qualquer tipo de percalço no momento de ingressar no continente.

Como uma viagem deve ser sempre motivo de euforia e alegria, e não de preocupação e tristeza, vamos contar tudo aquilo que você precisa saber sobre visto, passaporte e outros documentos necessários para ingressar no Velho Continente. Saiba, então, do que é preciso correr atrás e preparar para que a sua viagem seja inesquecível.

Visto para Europa: saiba se é necessário

O visto para a Europa é um pouco diferente do que estamos acostumados, como o dos Estados Unidos, por exemplo. Não é necessário obtê-lo com antecedência, porque ele é concedido por um agente de imigração em solo europeu. Quando a entrada é permitida, o brasileiro pode permanecer por até 90 dias caracterizado como turista.

Passaporte Europeu

Tratado de Schengen

O tratado de Schengen permite que os brasileiros possam circular livremente (portando sempre os documentos) pelos países que fazem parte dele. Os lugares que podemos frequentar por 90 dias são:

Visto para Europa - tabela dos países que se pode visitar

Para saber mais sobre alguns desses países e conhecer os seus atrativos, confira o nosso post sobre alguns dos melhores destinos para conhecer na Europa: Lisboa, Madri, Paris, Roma e Amsterdã.

Documentos para viajar para Europa: o que levar?

O que levar de documento para entrar na Europa costuma ser uma dúvida bem frequente entre os turistas. Por isso, listamos todos aqueles que são de extrema importância para a sua entrada e permanência nos países europeus.

Passaporte para Europa

O passaporte europeu será o documento mais importante durante toda a sua viagem. Ele será preciso para você conseguir entrar em qualquer país do continente e também permanecer nele. Será necessário que o seu passaporte tenha uma validade de pelo menos três meses da data que deixar o país. Caso o seu documento não esteja dentro desse parâmetro, procure fazer a renovação.

Passagem de volta

É cobrado dos turistas que estejam com a passagem de volta ao país de origem ou ao destino que será a continuidade de sua viagem já ao chegarem em solo europeu. Isso porque a imigração pretende evitar a permanência ilegal de turistas no local. Assim que desembarcar na Europa, esteja com a sua passagem de volta em mãos, caso contrário, correrá o risco de ser mandado de volta ao Brasil.

Documentos para viajar para Europa - Passagem aérea de volta para o Brasil

Seguro Viagem

Muitos não sabem, mas é muito importante portar um seguro viagem durante todo o seu passeio. Isso porque os países europeus exigem que os turistas possuam este documento para entrar no local.

Esse seguro é aquele que ninguém quer utilizar durante um passeio, mas em caso de doenças e acidentes, você ficará mais tranquilo e sem dívidas caso precise de atendimento médico. É possível fazê-lo gastando por volta de R$ 300.

No ViajaNet, é possível contratar esse serviço de maneira prática e rápida. Você pode adquirir o plano na hora de fechar a sua passagem ou mesmo após a compra, entrando em contato por telefone. Saiba mais sobre seguro viagem.

Comprovante de hospedagem

Mais um documento que, caso você não esteja com ele providenciado, pode barrar a sua entrada no continente é o comprovante de hospedagem. Esse comprovante pode ser a reserva feita em algum hotel ou uma carta convite de um morador daquele determinado país. No caso da carta convite, existe um modelo padrão que deve ser seguido.

Comprovante financeiro

Para passar pela imigração, é preciso confirmar que você possui a condição financeira necessária para ficar em solo europeu até o fim de sua viagem. O continente exige um valor mínimo de 65 euros por dia e por pessoa. Então, é preciso fazer esse cálculo e provar que é possível se sustentar dentro de qualquer país com pelo menos esse valor.

Documentos para viajar para Europa - Comprovante financeiro

Agora que você já sabe como tirar seu visto para o continente europeu, não deixe de conferir o nosso post sobre viagem de trem pela Europa – há rotas incríveis onde você pode conhecer as paisagens mais lindas do Velho Mundo.

Não se esqueça de deixar tudo providenciado para que a sua viagem saia exatamente como o planejado. Conte com o ViajaNet para adquirir as suas passagens aéreas até o continente europeu. Aproveite para conhecer os nossos pacotes de viagens, que tornam o seu passeio mais prático e barato. Fique sempre atento às nossas promoções e viaje para os melhores destinos pagando menos com muito mais conforto e segurança.