Estádio Maracanã

Se você adora esportes e nunca perdeu a transmissão dos Jogos Olímpicos pela televisão esse é o momento de realizar o sonho de assistir ao vivo as disputas mais eletrizantes do mundo desportivo. As Olimpíadas 2016 se aproximam, e é preciso planejar para que a viagem até o Rio de Janeiro saia exatamente da forma como você imaginou.

Naturalmente, alguns jogos são mais caros que outros, e muitos deles já estão com a lotação esgotada, como as finais e semifinais dos esportes mais conhecidos mundialmente: basquete, vôlei, futebol e outros. Mas, se você conseguiu comprar ingressos, ou se ainda pretende acompanhar alguma competição, aqui você tem algumas dicas que irão te ajudar a gastar menos e aproveitar ao máximo a chance de ver o Brasil ser campeão em casa!

Ingressos

São 306 provas com medalhas e as equipes estão preparadíssimas para trazer bons resultados ao Brasil; mas, para acompanhar pessoalmente as competições, você precisa garantir os ingressos. Até o dia 30 de abril do ano passado estavam abertas as inscrições no site oficial do evento para concorrer à chance de comprar ingressos por meio de sorteios. Depois do término dos sorteios, era possível garantir a presença nos estádios por meio da compra virtual ou nas bilheterias. A compra antecipada é uma ótima forma de economizar e de ter a certeza de que terá o ingresso em mãos.

Voluntariado

Algumas pessoas se candidataram para trabalhar nas Olimpíadas como voluntários. Os selecionados trabalharão nas áreas de esporte, atendimento ao público, imprensa, comunicação, apoio operacional, protocolo, traduções, produção de cerimônias, serviços de saúde, transportes e tecnologia. Estar entre os voluntários aumenta bastante as chances de acompanhar o maior evento esportivo do mundo bem de pertinho!

Plano B

É hora de se planejar financeiramente para dar conta de arcar com as despesas da viagem. Pense em alimentação, transporte e hospedagem, essencialmente.

Se você tem amigos ou parentes que moram no Rio, nada custa pedir um abrigo por alguns dias. Se a resposta for positiva, você já elimina vários gastos do planejamento. Caso não conheça ninguém na cidade maravilhosa, você pode optar por hostels, albergues e hotéis mais em conta. Como a data do início da competição está se aproximando, os preços provavelmente estarão mais altos, mas isso não significa que você não vai encontrar ótimas oportunidades. Pesquise bastante e, ao encontrar um local interessante com um preço compensatório, não se esqueça de fazer a reserva.

Com relação ao transporte, fique de olho nas promoções relâmpago das companhias aéreas. No site do ViajaNet, por exemplo, você encontra a reunião dos melhores preços de passagens. Mesmo em cima da hora ainda é possível encontrar ótimas opções de voos.

Por fim, estando no Rio, fique de olho nas redes sociais: muitas pessoas desistem de jogos de última hora e acabam vendendo ingressos a preços bem baixos. Pode ser a chance de acabar assistindo a outras competições que sejam de seu interesse. Também existem algumas sessões das Olimpíadas que oferecerão ingressos de graça em áreas abertas ao público, como o ciclismo de estrada, marcha atlética, canoagem de velocidade, maratonas aquáticas, remo, vela, maratona e triatlo.