Vai viajar para Itália? Então, confira as dicas do ViajaNet para aproveitar ao máximo o país da bota!

Uma viagem para Itália permite viver experiências inesquecíveis. Mas você sabe como se organizar para aproveitar tudo que o país oferece? O destino, localizado no continente europeu, tem muitas belezas naturais, excelente gastronomia, rica bagagem história, construções grandiosas e muitas outras peculiaridades.

Por isso, é tão importante planejar todo o passeio: desde o momento da compra das passagens aéreas até a escolha dos roteiros.

Pensando nisso, o blog do ViajaNet preparou um post especial para ajudá-lo a organizar uma viagem para Itália. Confira e buon viaggio!

viagem para italia

Escolha uma época do ano

O primeiro passo para organizar uma viagem para Itália é escolher o período do ano em que você deseja visitar.

Para fazer uma boa escolha, é necessário avaliar o que você deseja curtir. Por exemplo: se quiser passear por vilarejos de montanhas e esquiar na neve, é melhor viajar para Itália no inverno, entre os meses de dezembro a março. Já se quiser conhecer as belas praias da Sardenha, vá entre os meses de junho e setembro, período do verão italiano.

Devido à sua geografia privilegiada, a Itália apresenta um clima que varia do subtropical até temperaturas abaixo de zero.

Segundo informações da Weather Spark, a melhor época para viajar para Itália é de março a junho e de setembro a outubro. Isso porque os meses têm temperaturas amenas em quase todo o país, o que permite aproveitar passeios de todos os tipos.

DICA EXTRA: se quiser encontrar um clima agradável e belas paisagens coloridas, vá durante a primavera (metade de abril até o fim de maio).

Procure por passagens aéreas baratas

Procurar por passagens aéreas baratas é algo fundamental em qualquer viagem, principalmente as internacionais. Além de optar por um período de baixa temporada (de outubro a março), você também pode escolher uma agência de viagens que ofereça bons descontos.

O ViajaNet, por exemplo, ajuda-o a encontrar voos baratos para Itália. Basta colocar o nome do destino na ferramenta QuandoViajar para conferir um calendário com os preços das passagens aéreas a cada dia nos próximos meses. Assim, você escolhe os melhores dias para viajar e faz economia.

passagens aereas para italia

Separe os documentos obrigatórios

Um dos passos essenciais para organizar uma viagem para Itália é separar os documentos obrigatórios. Existe uma lista que pode ser solicitada assim que você desembarcar no país, confira:

  • Passaporte com visto válido;
  • Passagem aérea de retorno ao Brasil;
  • Comprovante de reserva em hotéis ou Carta-Convite assinada por um cidadão italiano;
  • Comprovante de que você tem recursos financeiros para manter-se no país (dinheiro em espécie, título de crédito, fatura do cartão de crédito);
  • Seguro-viagem.

Cuide do passaporte e do visto

O passaporte europeu é obrigatório para quem deseja visitar a Itália e outros países da Europa. O processo para tirar o documento é bastante simples, basta agendar o atendimento em um dos postos da Polícia Federal e juntar todos os documentos necessários:

  • Documento de identificação (RG ou CNH);
  • Título de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral para menores de 18 anos;
  • CPF (caso não tenha no documento de identidade);
  • Passaporte anterior (caso já tenha um passaporte que passou da validade);
  • Formulário eletrônico da Polícia Federal preenchido;
  • Guia de Recolhimento da União paga (GRU).

O documento tem validade de 10 anos, e o visto só é necessário se for ficar mais de 90 dias no país.

documentos obrigatorios para viagem para italia

Tenha um seguro-viagem

Assim como em outros países da Europa, o seguro-viagem é obrigatório na Itália. Por isso, não se esqueça de contratar esse serviço durante o planejamento do seu passeio. Mas pode ficar tranquilo, porque esse tipo de seguro é fácil de ser contratado e garante uma série de benefícios.

Um deles é a cobertura de despesas hospitalares e odontológicas ocasionadas em acidente pessoal ou doença súbita. O translado médico também é incluso, caso precise de uma ambulância para chegar até o hospital, por exemplo.

O seguro-viagem garante segurança ao viajante e maior economia em casos de emergência, já que o tratamento médico pode ser muito caro em países da Europa.

Aprenda expressões em italiano

Falar em inglês na Itália é algo comum, já que boa parte dos italianos entende e fala a língua inglesa. Por outro lado, você pode aproveitar a viagem para aprender algumas palavras e expressões do charmoso idioma francês. Conheça algumas:

  • Buon giorno – Bom dia;
  • Buona sera – Boa tarde;
  • Buona notte – Boa noite;
  • Ciao – Oi e tchau;
  • Scusi – Desculpe, com licença;
  • Grazie – Obrigado;
  • Per favore – Por favor;
  • Che figo! – Que legal!;
  • Figurati – Não se preocupe;
  • Quanto costa? – Quanto custa?;
  • In bocca al lupo! – Boa sorte!

como organizar viagem para itália

Monte um roteiro Itália

O país em formato de bota não é nada pequeno, e se quiser conhecê-lo por completo, terá que voltar para lá pelo menos três vezes. Afinal, não dá pra esquiar nos Alpes, conhecer as vinícolas da Toscana e mergulhar no mar de Capri em um roteiro Itália de 15 dias, não é?

Então, priorize uma ou duas regiões e visite apenas as cidades que lhe agradam. Uma dica para aproveitar ao máximo sua viagem para Itália é incluir no roteiro os pontos turísticos famosos e também passeios por bairros mais afastados, para ter o gostinho do que realmente as terras italianas oferecem.

Monte um roteiro de praias na Itália

Além da grande infraestrutura turística, a Itália tem uma grande beleza natural. As praias do país são exuberantes, com águas cristalinas e areia branquinha – o cenário perfeito para desfrutar de ótimos momentos. Se quiser conhecer e entender um pouquinho sobre o luxuoso litoral italiano, não deixe de conferir o post do ViajaNet sobre praias na Itália.

Vale lembrar que existem opções para todos os tipos de viajantes: desde os mais tranquilos até os mais radicais. Na Costa Amalfitana, por exemplo, tem praias tranquilas e outras voltadas para a prática de esportes radicais. Então, avalie o que você realmente quer conhecer e monte seu roteiro de praias da Itália.

roteiro italia

Procure antecipadamente por ingressos

Depois de estruturar um roteiro Itália, é comum surgir a dúvida: devo comprar os passeios antecipadamente ou deixar para comprar na hora?

Normalmente, a resposta está no tipo de passeio que você escolheu. Tem atrações que você precisa comprar antes de viajar, já outras que é melhor comprar quando chegar ao destino. Por isso, antes de sair comprando vários ingressos, pesquise se o passeio tem vagas limitadas ou não.

Para as praias, por exemplo, não é necessário comprar ingressos. Já nos famosos pontos turísticos de Roma, como o Museu do Vaticano, é preciso comprar ingressos antecipadamente. Se for viajar para Milão, isso também não é diferente, principalmente se for conhecer a Santa Maria delle Grazie, igreja famosa pela pintura A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Na hora de comprar os tickets, procure por ingressos fura-fila. Assim, você pode acessar facilmente os principais pontos turísticos da Itália e não perde tempo em filas quilométricas.

Atente-se à localização do hotel

Hospedagem é um assunto que merece atenção especial por parte dos viajantes. Afinal, é no quarto do hotel que você vai descansar e renovar as energias para os próximos passeios.

Para fazer uma boa escolha, é sempre importante atentar-se à localização do hotel – prefira aqueles próximos das estações de metrô e em cidades maiores. Assim, fica mais fácil visitar as regiões vizinhas.

Outra dica é desencanar do número de estrelas que o estabelecimento possui. Na Itália, é possível encontrar hotéis de duas estrelas com infraestrutura e serviços de quarto excelentes. Mas isso não é regra! É sempre importante verificar o que os pacotes para Itália têm a oferecer.

italia

Faça viagens de trem

Uma dica que vai fazer toda a diferença em sua viagem para Itália é usar o trem como meio de transporte. Claro que existe a possibilidade de alugar um carro, mas que tal aproveitar os trilhos para conhecer outros destinos incríveis? Uma das rotas de trem na Itália para conhecer, por exemplo, é de Roma até Florença – o trajeto dura aproximadamente uma hora e meia, e ambos os destinos têm coisas incríveis para conhecer, como o Coliseu.

Vale lembrar que o trem na Europa é muito prático e eficiente, capaz de levar os turistas de um lugar para outro quase sem problemas. Além disso, o trajeto de trem pode ter a mesma duração que uma viagem de avião, só que sem transferências e sem efeitos de jet lag.

Viaje leve

Imagine o seguinte cenário: você perdido em alguma das ruas de Roma cheio de malas e mochilas pesadas. Seria um pesadelo, não é? Então, prefira viajar com malas leves e recheadas apenas com aquilo que é necessário. Assim, fica mais fácil embarcar no avião, no táxi e no transporte público. Durante os passeios, não se esqueça da boa e velha bagagem de mão com protetor, passaporte, documentos, lanches rápidos e dinheiro.

trem na italia

Conheça o trânsito italiano

O Brasil não é o único país com cidades de trânsito caótico. Na Itália, isso não é diferente, principalmente nas vias que dão acesso aos grandes centros urbanos e regiões litorâneas. Se for alugar um carro no país, prefira dirigir fora do horário de pico e evite antes de feriados.

Por outro lado, as estradas da Itália são muito conservadas e as placas de sinalização, bem projetadas e informativas.

Saiba onde provar a gastronomia italiana

Todo turista que viaja para Itália sonha em comer a pasta dos sonhos. Entretanto, essa expectativa pode ir por água abaixo se você não souber escolher um bom restaurante.

Uma das dicas principais para evitar esse problema é não ir em restaurantes perto dos grandes pontos turísticos. Garçons podem abordá-lo com uma oferta tentadora de entrada + prato principal + sobremesa. O que pode parecer um grande negócio, acaba em um prato frio e sem sabor, além de caro.

Então, procure por recomendações confiáveis e não entre em restaurantes que têm garçons fazendo abordagem nas portas – afinal, um bom restaurante italiano não precisa desse tipo de propaganda. Também é importante ficar atento ao valor da taxa de serviço, porque alguns restaurantes podem cobrar por pessoa ou por grupo.

onde comer na italia

E aí, está pronto para viajar para Itália? No blog do ViajaNet você encontra uma série de dicas para programar férias inesquecíveis. Aproveite para navegar pelos nossos posts e encontrar outras informações importantes para sua viagem para Itália!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!