Quer viajar para Ushuaia? Confira nosso guia completo, com TUDO que você precisa saber para aproveitar o melhor da cidade do fim do mundo

Montanhas do Glaciar Vinciguerra - Ushuaia

(Fonte: reprodução Tangol)

Ushuaia é conhecida por ser a cidade mais austral da Terra, característica que a torna um destino capaz de oferecer experiências únicas e inigualáveis.

Por isso, é uma viagem cobiçada especialmente pelos amantes de climas frios e pessoas com espírito aventureiro.

Se você se encaixa em um desses grupos, com certeza Ushuaia é a sua cara.

Ushuaia: conheça a cidade do fim do mundo

O nome da cidade vem do idioma Yagan, que era falado pelo povo indígena nativo de mesmo nome, e significa “baía profunda”.

Esse nome faz jus ao contraste entre a altitude das planícies locais em relação às magnificentes cadeias montanhosas da região, que compõem uma paisagem exuberante e incomum.

Sua rara beleza é especialmente propiciada pela sua impressionante localização geográfica e a sua longitude relativamente estreita em comparação com o restante do continente.

Esses fatores que fazem com que a cidade de Ushuaia reúna algumas das mais belas paisagens naturais da Argentina.

A principal atração turística de Ushuaia é a Isla Martillo, a qual também é conhecida como ilha dos pinguins pela presença ilustre desses animais durante boa parte do ano.

O que possibilita um passeio inigualável em meio a eles, se destacando por ser uma experiência improvável na maior parte do globo e uma chance única para os amantes de animais.

Quer saber mais sobre a região e encontrar todas as informações que você precisa para viajar para Ushuaia e viver as melhores experiências em sua estadia?

Continue lendo nosso guia de viagem para a cidade do fim do mundo e comece a se planejar com a ajuda das nossas dicas.

Se preferir, utilize o nosso o índice para conferir cada um dos tópicos:

Guia de conteúdo sobre Ushuaia

  1. Onde fica Ushuaia
  2. O que fazer em Ushuaia
  3. Principais pontos turísticos de Ushuaia
  4. Onde se hospedar na região
  5. Alimentação: restaurantes e culinária local
  6. Temperatura em Ushuaia durante o ano
  7. Quando viajar para Ushuaia
  8. O que levar na bagagem
  9. Fuso horário de Ushuaia
  10. Moeda local
  11. Aeroportos mais próximos
  12. Documentos necessários para a imigração
  13. Passagens aéreas para Ushuaia

Onde fica Ushuaia

Farol Les Eclaireurs, em Ushuaia

(Fonte: reprodução Max Pixel)

Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, localizada no sul da Argentina.

Por ser a cidade mais próxima da Antártida, é também conhecida como a cidade do fim do mundo.

O que fazer em Ushuaia

Ushuaia é um destino de viagem em que a principal atração é a beleza estonteante que suas paisagens oferecem — que não é pouca!

Por isso, as principais alternativas do que fazer na região são atividades na natureza como caminhadas e excursões de catamarã, todas com o objetivo de contemplar a beleza local.

Se você gosta de paisagens naturais e não está em busca de um destino urbano e superbadalado, essa viagem com certeza é para você.

Vida Noturna

A vida noturna não é um dos fortes de Ushuaia, já que as principais atividades e pontos turísticos disponíveis na região estão relacionados à visitação e contemplação da natureza local.

Uma opção para quem deseja aproveitar o período é realizar uma excursão noturna com o auxílio de uma das agências de turismo locais.

Principais pontos turísticos de Ushuaia

1.Isla Martillo

Pinguins na Isla Martillo

(Fonte: Liam Quinn | Via: Flickr)

Isla Martillo é um ponto turístico de Ushuaia que chama a atenção por possibilitar que o viajante entre em contato com animais típicos do clima frio, razão pela qual a ilha foi apelidada de “Ilha dos Pinguins”, já que eles predominam no local. Por isso, se você sempre quis conhecer esses bichinhos de perto, esse é um passeio que você não pode perder.

Prós: A vista local é surpreendente e a experiência de caminhar na ilha é enriquecida pelos lindos animais que vivem na região. Muitos dos que estiveram em Isla Martillo afirmam que é um passeio fundamental para quem é apaixonado por pinguins e sempre quis conhecer um de perto.

Contras: Alguns dos que visitaram a ilha afirmam que em novembro a quantidade de pinguins diminui bastante, portanto, não é um passeio para o ano todo.

2.Laguna Esmeralda

Foto da Laguna Esmeralda

(Fonte: Lucas Zallio | Via: Flickr)

Laguna Esmeralda é um ponto turístico com uma vista privilegiada para as montanhas do Glaciar Vinciguerra, que também são consideradas uma parada obrigatória em Ushuaia.
O local favorece boas caminhadas e longas horas de contemplação da paisagem, que é absolutamente fantástica. Além disso, a Laguna tem águas de coloração surpreendentemente azulada, o que cria um visual mágico e inesquecível.

IMPORTANTE: Por conter neve durante a maior parte do ano, além de um solo bastante úmido, é fundamental levar botas impermeáveis para fazer o passeio.

Prós: De acordo com as opiniões de diversas pessoas que visitaram o local, o visual proporcionado pela Laguna e pelo Glaciar Vinciguerra é extraordinário e capaz de fazer o passeio valer a pena.

Contras: Não costuma ser o passeio favorito para quem não gosta de andar, já que não existe outra alternativa para explorar o local a não ser caminhando.

3.Canal de Beagle

Foto do Canal de Beagle

O Canal do Beagle é um dos pontos mais belos de Ushuaia e oferece uma oportunidade imperdível para quem desejar fazer um dos passeios marítimos da cidade, já que a excursão permite uma experiência de imersão na paisagem inigualável da cidade.

Além disso, possibilita a familiarização do viajante com diversos elementos que compõem a paisagem local, como as cadeias montanhosas que marcam presença no horizonte durante todo o trajeto.

Prós: Muitos dos que conheceram o Canal de Beagle de perto afirmam que é um ponto turístico belíssimo, esteja o dia nublado ou não. Além disso, quem opta pela excursão pode estender o passeio no canal até algumas das ilhas locais, de acordo com o pacote escolhido com a agência de turismo.

Contras: Alguns dos que realizaram excursões nesse ponto turístico afirmam ter sido um passeio sem graça por causa da agência de excursões que selecionaram. Por isso, é importante se informar sobre as opções disponíveis antes de realizar a sua escolha.

Onde se hospedar na região

Imagem aérea das residências em Ushuaia

(Fonte: Chris | Via: Flickr)

1.Tierra de Leyendas Boutique Hotel

Tierra de Leyendas é um hotel que possui acomodações separadas em diversas casas, permitindo uma maior calmaria, já que são poucas as vagas oferecidas.

A decoração do hotel é acolhedora e bastante agradável, com um visual bem cuidado.

Os quartos possuem uma vista privilegiada, o que permite que o viajante desfrute da beleza do Canal de Beagle, que é uma das principais atrações locais de Ushuaia devido a visão impressionante que oferece ao viajante.

Prós: Dentre os prós de se hospedar no Tierra de Leyendas Boutique Hotel listados por quem já esteve lá, está a vista inacreditavelmente bela, a boa localização, o café da manhã saboroso e o atendimento atencioso oferecido pelos funcionários.

Contras: Alguns viajantes veem como uma característica negativa a falta de coisas para fazer no hotel além de aproveitar a comodidade dos quartos.

2.Cabanas del Martial

Com acomodações separadas em diferentes cabanas, o Cabanas del Martial é uma ótima alternativa para quem faz questão de uma maior privacidade ao escolher o local de hospedagem.

O local possui quartos aconchegantes, com um visual caseiro que constrói uma aura acolhedora que deixa o hóspede se sentindo em casa.

Prós: Quem já se hospedou no Cabanas del Martial lista como vantagem a vista fantástica que pode ser contemplada a partir das janelas das cabanas, além do café da manhã e da limpeza impecável dos cômodos. Muitos mencionam ainda o excelente tratamento oferecido pelos funcionários locais.

Contras: Alguns quartos possuem o banheiro separado, tornando necessário se deslocar para fora do cômodo para acessá-lo.

Cabanas na neve em Ushuaia

(Fonte: Alan Levine)

3.Utaka Cabanas y Aparts

Dentre as opções com melhores avaliações, o Utaka Cabanas y Aparts se destaca por oferecer quartos com maiores luxos que as demais opções da cidade, tornando-se uma boa alternativa se você fizer questão de alguns mimos e confortos em sua viagem, como tomar um bom banho de banheira.

Se você ainda fizer questão de uma maior privacidade, no Utaka Cabanas y Aparta é possível optar por se hospedar em uma das cabanas disponíveis para hospedagem.

Prós: Quem já se hospedou em Utaka Cabanas y Aparts lista como principais vantagens a proximidade do local com o centro de Ushuaia, a limpeza dos quartos e a encantadora vista que os quartos possuem.
Além disso, casais que já se hospedaram no local com seus filhos julgaram essa como uma boa opção para quem viajará acompanhado de crianças.

Contras: Alguns ex-hóspedes listaram como ponto negativo o fato da recepção ficar desocupada durante a noite, dificultando o acesso à ajuda, caso necessário.

4.Mysten Kepen B&B

Mysten Kepen B&B é uma opção de hospedagem no estilo “Bed & Breakfast” (do inglês, cama e café da manhã). No local, o hóspede dispõe de dependências aconchegantes e bem arrumadas, com uma decoração simples, porém visualmente agradável.

Além disso, pode desfrutar de um saboroso café da manhã em meio a um cômodo com uma impressão caseira e acolhedora. É uma das melhores opções locais caso você queira uma alternativa com melhor custo-benefício.

Prós: Dentre as principais vantagens de se hospedar no Mysten Kepen B&B, os viajantes listam o Wi-Fi gratuito e o clima acolhedor proporcionado pelos donos do B&B. Além disso, há o excelente custo-benefício do valor de hospedagem local.

Contras: Pode não ser a melhor escolha para quem faz questão de se hospedar em locais altamente luxuosos. Além disso, é uma opção um pouco mais afastada do centro da cidade, demandando uma pequena caminhada para chegar ao ponto de táxi mais próximo.

Alimentação: restaurantes e culinária local

Alimentação em Ushuaia

(Fonte: Reprodução Pinterest)

A culinária de Ushuaia é principalmente composta por frutos do mar, por isso, é possível encontrar restaurantes direcionados a essa gastronomia com maior facilidade, especialmente na região central da cidade.

Dentre as opções mais bem avaliadas, há La Mesita de Almanza, um dos restaurantes mais requintados da cidade e considerado por muitos uma parada imperdível.

Não gosta de frutos do mar? Não se preocupe!

Por sorte, na cidade existem algumas alternativas disponíveis, como a Pizzeria Dieguito — em que o cardápio é predominantemente composto por massas — e o Christopher Grill & Cerveza — onde os pratos servidos são, no geral, carnes e frituras no estilo da culinária americana.

Ao viajar para Ushuaia, tenha em mente que as opções de alimentação local, no geral, não são muito baratas.

Por isso, é bom separar uma boa quantidade de dinheiro para você aproveitar esse momento da sua viagem sem preocupações.

Temperatura em Ushuaia durante o ano

Temperatura em Ushuaia

(Fonte: Wikimedia Commons)

A temperatura em Ushuaia é relativamente baixa durante o ano todo, com variações entre -5ºC e 17ºC, sendo as menores temperaturas durante o inverno, época em que o clima é seco e frio, com o céu parcialmente encoberto.

Já no verão, o clima é fresco e o céu fica predominantemente encoberto.

Mas, apesar da aparência do céu, a chuva não é uma preocupação constante, já que a precipitação local é baixa.

Os ventos são intensos durante o ano todo, o que torna a sensação térmica menor.

Por isso, é importantíssimo levar roupas apropriadas para enfrentar o clima frio, de acordo com a época que você escolher para conhecer a região.

Quando viajar para Ushuaia

A melhor época para viajar para Ushuaia depende bastante do clima que você prefere e dos passeios que você decidir fazer, pois alguns deles podem não ser tão visualmente interessantes durante a estação morna devido a menor presença de neve.

No geral, os viajantes tendem a ir durante a estação fria, que vai de 23 de maio a 23 de agosto.

Durante essa época, as máximas podem atingir até os 5ºC e a neve costuma marcar maior presença nas paisagens locais.

Já durante a estação morna, que vai de 25 de novembro a 19 de março, as máximas podem atingir a marca dos 13ºC.

Sendo assim, a época escolhida irá determinar boa parte da sua viagem, além de ditar quais serão as roupas necessárias em sua bagagem.

O que levar na bagagem

Depois de escolher a época em que você irá viajar, vem uma parte tão importante quanto comprar as passagens, já que algumas comprinhas poderão ser necessárias para você garantir o seu conforto.

Caso você decida viajar durante a estação fria, é importante levar botas especiais para a caminhada na neve, pois apenas elas serão capazes de proteger seus pés do frio e da umidade proporcionada pela neve.

Além disso, casacos destinados para o uso em temperaturas de até -5ºC são fundamentais para que você não passe frio.

Pessoas caminhando na neve usando casacos apropriados para o clima

(Fonte: Max Pìxel)

Outras peças fundamentais que devem ser incluídas em suas malas para você aproveitar a estação fria são a calça e a blusa segunda pele, que ajudarão (e muito!) a lhe manter aquecido.

Capriche também na inclusão de toucas, cachecóis, calças e blusas grossas, além de luvas de couro ou de outros tecidos impermeáveis.

Considere levar uma balaclava e um óculos para a neve como prevenção para o caso do frio ficar intenso demais.

Se você decidir viajar para Ushuaia durante a estação morna, a sua bagagem tenderá a ser um pouco mais leve, tornando desnecessário levar a segunda pele.

Além disso, você poderá utilizar botas e luvas que não sejam necessariamente impermeáveis e destinadas à neve, já que é muito provável que não caia neve durante a sua estadia.

(Mas é claro que se prevenir e levar esse tipo de proteção é uma escolha muito melhor, especialmente se você tiver dinheiro sobrando).

De qualquer forma, se preferir economizar e não comprar uma grande quantidade de acessórios para a neve, em Ushuaia você disporá de diversas lojas para comprar roupas e outros artigos de proteção caso sinta falta de alguma coisa durante a sua viagem.

No entanto, lembre-se de ter bom senso e levar o básico para cada estação para não correr grandes riscos.

Fuso horário de Ushuaia

O fuso horário padrão de Ushuaia é GMT -3, ou seja, o mesmo utilizado pelos estados brasileiros que seguem o horário de Brasília durante os períodos sem horário de verão. Portanto, sem jet lag nessa viagem.

Moeda local

A moeda oficialmente utilizada em Ushuaia é o peso Argentino.

No entanto, alguns estabelecimentos aceitam pagamento em dólares e em reais.

De qualquer forma, o ideal é realizar o câmbio do dinheiro que você irá destinar à viagem previamente, para evitar transtornos e não precisar pagar taxas altíssimas pela conversão.

Aeroportos mais próximos

Foto de uma das salas de espera do aeroporto de Buenos Aires

(Fonte: Barcex | Via: Flickr)

A principal forma de chegar no destino é através do Aeroporto Internacional de Ushuaia.

Partindo do Brasil, é necessário fazer uma escala no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, em Buenos Aires, já que não existem voos diretos para Ushuaia seguindo essa rota.

Uma possibilidade escolhida por muitos viajantes é fazer uma viagem terrestre partindo de Buenos Aires até Ushuaia, mas não costuma ser a opção favorita da maioria, pois é uma viagem bastante longa e cansativa, que não sai muito mais barato que a ida de avião até o aeroporto local.

Documentos necessários para a imigração

O único documento necessário para a imigração é o RG, já que a Argentina é um dos poucos países que não exigem passaporte dos brasileiros.

Passagens aéreas para Ushuaia

No ViajaNet, você encontra passagens aéreas para Ushuaia a partir da faixa dos R$ 1.500 (apenas ida).

Além disso, também encontra pacotes de viagens que possibilitam uma economia de até 30% de desconto na reserva de suas passagens e local de hospedagem.

Para economizar ainda mais em sua viagem para Ushuaia, você ainda pode reservar as suas passagens aéreas com antecedência.

Leu até aqui e ficou apaixonado por Ushuaia? Provavelmente, você encontrou a viagem certa para você!

Para economizar e aproveitar ainda mais a cidade do fim do mundo, conte com o ViajaNet.

Faça a sua viagem acontecer pagando os melhores preços em passagens aéreas e pacotes de viagem.