As férias do meio do ano estão chegando, e essa é a hora ideal para planejar a sua viagem. Muitas pessoas tendem a escolher destinos paradisíacos, como roteiros para o Caribe. Outras pensam mais em destinos culturais, como roteiros na África Mediterrânea. Há também aquelas que preferem roteiros pelo sudeste asiático para contemplar belezas naturais.

Fazer roteiros onde o vinho é a principal atração é uma alternativa mais barata e mais acessível para aproveitar uma boa bebida e paisagens de tirar o fôlego. Confira as rotas de vinho da América do Sul:

Rota do vinho

Rota do vinho em São Roque

Apenas 66 quilômetros separam São Paulo da cidade de São Roque. Uma cidade incrível, que conta com diversas opções de lazer para todos os gostos: crianças, adultos, famílias inteiras ou apenas um casal podem se divertir em um fim de semana tranquilo.

Nesta cidade do interior de SP,  há mais de 30 estabelecimentos, de adegas a vinícolas, são divididos por três estradas da cidade. A mais indicada é a estrada do vinho, que conta com inúmeros restaurantes e vinícolas, onde é possível colher uvas e provar dos vinhos recém-fabricados. Ideal para quem gosta de um roteiro tranquilo, regado por uma boa bebida e uma paisagem belíssima.

DICA: Por ser uma cidade extremamente tranquila, São Roque é considerada um dos melhores lugares para fugir do Carnaval no interior de São Paulo. Que tal aproveitar esse feriado prolongado para conhecer a rota do vinho? Adquira sua passagem aérea para São Paulo e aproveite!

Rota do vinho em Santa Catarina

As charmosas vinícolas da serra catarinense são ótimas opções de viagem para o sul do país. É possível conhecer de verdade como é a vida serrana e como os vinhos são produzidos, testemunhando desde a colheita até o armazenamento.

Deste roteiro, as duas principais cidades para se conhecer são Urupema e São Joaquim. Na primeira, fica localizada uma das vinícolas mais tradicionais de Santa Catarina, a Santo Emílio, onde é produzido um dos melhores vinhos da região, o vinho tinto Leopoldo. Localizada em um dos lugares mais bonitos da serra, é possível se hospedar em um dos chalés da região serrana e aproveitar a beleza do local.

A cidade de São Joaquim fica a uma altitude média de 1.280 metros, produzindo uma vista lindíssima dos vinhedos e das araucárias. A vinícola Leone di Venezia é a maior da região, possuindo cinco hectares de parreiras de uva Cabernet Sauvignon. A cidade tem um ar italiano graças à influência de sua colonização, dando um charme em suas construções.

Rota do vinho na serra gaúcha

A pouco menos de 130 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, fica a região conhecida como Vale dos Vinhedos. Roteiro ideal para quem ama vinho e gosta daquele friozinho agradável, o Vale fica localizado entre Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi – cidades muito charmosas e cada uma com sua particularidade, que podem ser conhecidas em apenas um dia.

A cidade de Garibaldi é um destino ideal para você que quer casar a sua rota do vinho com um roteiro histórico e gastronômico. O nome da cidade foi dado em homenagem ao herói da Farroupilha, Giuseppe Garibaldi, responsável por sua fundação. É uma das mais italianas cidades da serra, sendo perfeita para conhecer a gastronomia e as tradições da Itália.

Rota do vinho no Chile

Viajar para o Chile e esticar sua viagem para regiões viticultoras do país é um roteiro indispensável para conhecer os charmes do país. O ideal é comprar suas passagens para Santiago e pegar ônibus ou carros alugados até as regiões de Valparaíso e Viña del Mar.

Compostas por 18 vinícolas, todas elas podem ser conhecidas em um roteiro de quatro dias, priorizando as vinícolas de Casablanca e Casas del Bosque, que produzem os melhores vinhos, possuem restaurantes deliciosos e são donas de vistas exuberantes dos vinhedos.

* Bônus: Rota do vinho em Portugal

Para você que quer viajar para a Europa, mas ainda quer conhecer as rotas de vinho, Portugal é uma ótima opção. Além da gastronomia incrível, do povo acolhedor e do mesmo idioma, Portugal é muito conhecido por nós brasileiros por seus vinhos deliciosos. Se destaca a rota do vinho do Douro, que passa pela cidade do Porto.

Grande parte das vinícolas da região do Douro dispõe de inúmeros serviços para satisfazer o visitante. Alojamentos, chalés, adegas, restaurantes, cantinas, festas da uva e colheita são algumas das opções. O visitante pode ainda participar da produção, desde a colheita até o armazenamento, além da degustação de um dos vinhos mais famosos do mundo.

Conhecer estes e outros lugares é muito fácil com a ajuda do ViajaNet, que oferece os melhores preços em passagens aéreas e pacotes exclusivos. Confira no site!