Apreciar uma boa cerveja pode ser muito mais do que visitar bares e restaurantes e selecionar alguns rótulos diferenciados. Os verdadeiros amantes da saborosa bebida composta de malte, água, lúpulo e levedura não se contentam com pouco, e, por isso, desejam entrar no universo cervejeiro de uma maneira única e inspiradora. Confira roteiros imperdíveis para quem deseja adquirir passagens aéreas e embarcar rumo a uma inesquecível rota da cerveja!

Holanda – Amsterdã

Não há como não mencionar destinos europeus quando o assunto é cerveja. Quem realmente é fã da bebida, não pode deixar de conferir as atrações da Holanda, um país repleto de pequenas fábricas e, também, de diversas opções de pubs.
Conhecer Amsterdã, a capital da Holanda, te dará uma boa noção do que é o mundo cervejeiro holandês. São centenas de opções de pubs e lugares incríveis, como a cervejaria Brouwerij’t IJ, por exemplo, uma pequena fábrica que fica ao pé do moinho de vento. Essa é a ocasião perfeita para quem deseja sentar e apreciar o pôr do sol saboreando uma cerveja da casa.

Cervejaria Brouwerij’t IJ

Cervejaria Brouwerij’t IJ, em Amsterdã / Fonte: Divulgação Pinterest

A região de origem da famosa Heineken também reserva uma grande experiência para os fãs. O Heineken Experience é um museu interativo, localizado na primeira fábrica da bebida. Por € 16, é possível entrar no local, conferir o processo de produção da bebida e ainda degustar algumas cervejas.

Fachada da Heineken Experience

Fachada da Heineken Experience, em Amsterdã / Fonte: Divulgação Pinterest

República Tcheca – Pilsen

E que tal conhecer o país que inventou uma das variações de bebida mais consumidas mundialmente? Localizada na Europa Central, a República Tcheca respira cultura, história e cerveja. Especialmente na cidade de Pilsen, você terá a incrível oportunidade de saborear a legítima pilsen, inventada em 1822: a Pilsner Urquell – a cidade está repleta de fábricas centenárias, como a cervejaria Plzensky Prazdroj, existente desde 1307.
A República Tcheca está no topo da lista dos maiores consumidores de cerveja no mundo – são cerca de 143 litros consumidos anualmente por habitante, segundo dados do Euromonitor. Não à toa, Praga, a capital do país, abriga o Prague Beer Museum, um dos tradicionais pubs da região com uma imensa variedade no cardápio, que inclui cervejas de trigo, lager, pale lager e red ale.

Alemanha – Munique

Quem está pensando em programar uma rota da cerveja na Alemanha, não pode esquecer de colocar na lista a cidade de Munique. Foi lá que começou um dos eventos mais famosos do universo cervejeiro, o Oktoberfest, que, geralmente, tem início no mês de setembro e vai até outubro. O evento costuma receber mais de nove milhões de pessoas anualmente, e possui uma grande variedade de cervejas artesanais para todos os gostos.

Oktoberfest, em Munique

Oktoberfest, em Munique / Fonte: Divulgação Pinterest

Bélgica – Bruxelas

O consumo de cerveja na Bélgica é uma verdadeira tradição, por isso, todas elas são produzidas com enorme empenho e dedicação. A variedade da bebida nessa região é imensa, assim, você terá a chance de apreciar cervejas com especiarias, frutas e outras harmonizações.
Em Bruxelas, não faltam lugares para quem deseja passar horas imerso no universo cervejeiro. O Belgian Brewers é um antigo museu destinado à bebida. Lá, é possível aprender mais sobre as etapas de produção. Não deixe de ir até o A la Mort Subite, um bar que oferece a tradicional cerveja frutada com framboesa. E passe, também, pelo Delirium Café, um espaço que tem à disposição diferentes variações da bebida para provar.

Bar A la Mort Subite

Bar A la Mort Subite, em Bruxelas / Fonte: Divulgação Pinterest

Brasil – Blumenau

E quem disse que não dá para aproveitar o universo cervejeiro com passagens nacionais? Adquirindo passagem aérea para Florianópolis, é possível fazer uma rota da cerveja em Santa Catarina e ter a oportunidade de saborear a sua bebida favorita de modo único. Desde 1994, a cidade de Blumenau promove o Oktoberfest, a maior festa alemã no Brasil! São 19 dias de um evento repleto de cultura, música, gastronomia e, é claro, muita cerveja.
Para ficar por dentro de mais dicas como essas, fique de olho nas novidades do blog do ViajaNet e aproveite nossas promoções para conhecer de perto os melhores destinos internacionais e nacionais.