Búzios, Arraial do Cabo ou Cabo Frio? Conheça os principais pontos turísticos e saiba o que fazer na Região dos Lagos

Praias encantadoras, mar de águas claras, natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego. Assim é a Região dos Lagos, localizada no Rio de Janeiro, que há tempos é um dos destinos favoritos dos cariocas e cada vez mais atrai a atenção de turistas como um dos principais lugares para viajar no Brasil.

Também conhecida como Costa do Sol, a região é formada sete municípios, sendo Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio os mais procurados. Reúna os amigos e a família e aproveite a estação mais quente do ano para conhecer a Região dos Lagos. Para ajudar você a montar o roteiro, o blog do ViajaNet selecionou alguns dos principais pontos turísticos do local. Confira!

Búzios

Búzios

Reprodução: iStock

A Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é uma península de apenas oito quilômetros de extensão, mas que reúne mais de 20 opções de praias com diferentes características que agradam todos os gostos. A cidade encanta por suas belas pousadas, excelente gastronomia, vida noturna agitada, boas opções de compras e, claro, pela deslumbrância de suas paisagens. Apesar de pequeno, o balneário oferece tantas opções de lazer que é difícil não querer conhecer todas.

Praia de Geribá

Praia de Geribá

Reprodução: iStock

A mais agitada da cidade, a praia de Geribá é ideal para quem gosta de movimentação e boa infraestrutura. O local é extenso e conta com diversas barracas e atividades. O vento e as ondas tornam o local uma boa opção para praticar esportes como surf e windsurf, mas para quem gosta de mar calmo, a dica é ficar no canto esquerdo da praia.

Praia do Forno

 

Quase sempre vazia, a praia do Forno tem mar de águas calmas, transparentes e com temperatura acima da média para a região. No entanto, o destaque fica por conta da areia cor de rosa, que dá charme para o local. Na praia do Forno também há formações rochosas e é possível encontrar piscinas naturais e grutas.

Praia da Foca

Pequena e praticamente deserta, a praia da Foca é ideal para quem busca sossego e pouca agitação. A praia possui uma curta faixa de areia e muitas formações rochosas. A variação da maré faz com que o local apresente diferentes aspectos ao longo do dia, formando belas piscinas naturais no fim da tarde.

Praia da Armação

 

Um dos principais pontos turísticos de Búzios, a praia da Armação não é a mais indicada para banho, mas atrai a atenção dos turistas que visitam a cidade devido à agitação. É na praia da Armação que estão a Orla Bardot, passeio ideal para relaxar em meio à natureza e apreciar o pôr do sol, e a Rua das Pedras, point de compras e gastronomia.

Arraial do Cabo

 

Conhecida como Caribe brasileiro, Arraial do Cabo concentra praias deslumbrantes, com águas claras que variam entre tons de azul e verde. A cidade possui uma incrível biodiversidade e não é difícil encontrar golfinhos e tartarugas no mar, sendo esse um dos principais motivos que tornam Arraial a capital do mergulho. No local, há diversas opções de lazer, como passeios de barco, surf e trilhas, para quem deseja apreciar a natureza e contemplar as belas paisagens da cidade.

Praia do Farol

 

Principal destaque de Arraial do Cabo, a praia do Farol é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A areia clara, o mar calmo e as águas transparentes são os principais atrativos. No entanto, a praia possui acesso limitado e, para chegar até lá, é preciso ir em um passeio de barco autorizado pela Marinha, com número de visitantes restrito e tempo máximo de permanência.

Prainhas do Pontal do Atalaia

 

As Prainhas do Pontal do Atalaia são mais um dos passeios imperdíveis em Arraial. Compostas por duas praias, são acessadas por meio de uma escadaria que proporciona um visual paradisíaco do local. O mar é calmo e a água varia entre os tons azul e verde ao longo do dia. Nas prainhas há também uma duna, que oferece um mirante.

Praia Grande

O mar com muitas ondas torna a Praia Grande o point do surf em Arraial, apesar da baixa temperatura da água. No local, há tanto trechos com boa infraestrutura quanto trechos mais desertos. A paisagem é composta por belas dunas e você pode aproveitar para contemplar um pôr do sol deslumbrante. A faixa de areia da Praia Grande é extensa e termina em Saquarema, também pertencente à Região dos Lagos.

Cabo Frio

A maior cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio possui localização privilegiada, já que está entre Búzios e Arraial do Cabo. A cidade se destaca pela ótima infraestrutura para os turistas, com diversas opções de hospedagem e um comércio movimentado para quem gosta de fazer compras. Apesar de serem distantes umas das outras, as praias da região são de fácil acesso e oferecem paisagens naturais incríveis. Está procurando lugares para viajar em janeiro? Conheça Cabo Frio!

Praia do Forte

 

A praia do Forte é a mais conhecida e frequentada de Cabo Frio, sendo ideal para quem busca por agitação e boa infraestrutura. Está localizada no centro da cidade e possui uma extensa orla com excelentes opções de hospedagem e gastronomia. No canto esquerdo da praia está o Forte São Mateus, mirante que oferece um belo visual da paisagem de Cabo Frio.

Ilha do Japonês e praia Brava

 

A pequena Ilha do Japonês é uma região pouco frequentada em Cabo Frio, mas que encanta por suas águas transparentes, rasas e calmas. A partir da Ilha, é possível realizar uma trilha que leva até a praia Brava, local com ondas fortes que atrai surfistas e praticantes de nudismo.

Praia das Conchas e praia do Peró

Separadas por uma formação rochosa, a praia das Conchas e a praia do Peró possuem faixas de areia vizinhas. A praia das Conchas é uma pequena enseada, com formato que dá origem ao nome, que possui alguns quiosques e uma estrutura mais simples. Já a praia do Peró possui cerca de sete quilômetros de extensão, mar agitado e estrutura mais ampla.

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos da Região dos Lagos, que tal saber o que fazer no Rio de Janeiro? Aproveite os descontos do ViajaNet para adquirir as suas passagens aéreas. Além disso, confira os nossos pacotes de viagem para garantir também a sua hospedagem. Assim, você viaja com muito mais conforto e tranquilidade!