Já sabe o que pode levar na bagagem de mão? Há uma série de exigências e, por isso, é preciso ficar atento para ter uma viagem agradável.

Não tem nada mais chato e cansativo do que enfrentar horas de voo sem os utensílios necessários, ou então chegar na hora do check-in e ter que se desfazer de algum objeto não permitido em aviões. Para que isso não ocorra, confira o que não pode e o que pode levar na bagagem de mão!

o que pode levar na bagagem de mão

Imagine toda essa situação: passagens aéreas compradas com semanas de antecedência, mala pronta já na noite anterior ao voo, o caminho até o aeroporto, a fila do check-in. Quando, enfim, chega a sua vez, o momento que você tanto esperava, aquele clique em sua mente te faz lembrar que você deixou a máscara de dormir em casa, ou esqueceu aquele livro que iria te distrair por horas em cima da mesa. Conseguiu imaginar? Para que isso não ocorra com você, preste atenção a essas dicas para ter uma viagem tranquila.

Bagagem de mão: o que é

Toda aquela bagagem que não será despachada, isto é, a bagagem que não será guardada no compartimento de carga do avião, é sua bagagem de mão. Pode ser considerada mala de mão toda mala de até 10 quilos cuja soma das medidas de largura, altura e profundidade não ultrapasse 115 centímetros, assim como determinaram as novas regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Na mala de mão – que pode ser uma bolsa ou uma mochila – você deve colocar seus pertences pessoais, documentos, dinheiro, celular, remédios e comidas rápidas.

O que pode levar na bagagem de mão

Itens básicos de higiene

Voos longos demandam um cuidado a mais com o seu conforto. Não se esqueça de levar um nécessaire com escova de dente e uma pasta; papel higiênico é essencial caso o banheiro do avião não tenha; absorvente – no caso das mulheres –; escova de cabelo; e um sabonete pequeno.

Máscara de dormir

Também para voos longos, a máscara de dormir deve ser um dos itens mais lembrados na hora de separar as coisas para sua viagem. Enquanto as luzes do avião estão acesas, a máscara é perfeita para você ter um sono tranquilo. São bem baratas e é possível comprar uma no próprio aeroporto.

Livro ou revista

Caso não queira dormir, leve aquele livro que você está adiando há semanas. O tempo passa mais rápido e o voo se torna mais prazeroso. Vale também passar na banca do aeroporto e comprar sua revista ou gibi favorito.

Itens eletrônicos

Guarde seus eletrônicos consigo: celular, mp3, fones de ouvido, tablet, notebook e afins. Além de maior segurança, para proteger de danos na bagagem despachada, esses itens são ótimos para a distração e tornam a viagem mais agradável.

Comidinhas rápidas, doces e chicletes

Mesmo que muitas companhias aéreas ofereçam alimentos de tempos em tempos no voo, não dependa apenas da comida do avião. Doces como balas e chocolates podem apaziguar o estômago faminto, enquanto chicletes são ótimos para despressurizar o ouvido. Lembre-se: líquidos alcoólicos não podem estar dentro da mala de bordo, enquanto não alcoólicos só podem estar em embalagens até 100 ml.

O que não pode levar na bagagem de mão

Objetos pontiagudos

Na hora de montar sua mala de mão, preste muita atenção neste item. Objetos pontiagudos, como navalhas, lâminas de barbear, alicates de unha, agulhas de tricô e crochê, depiladores, facas, garfos, tesouras, agulhas, dardos, canivetes dobráveis e ferramentas de pontas afiadas não são permitidos em voos nacionais e internacionais.

Líquidos com mais de 100 ml

Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Produtos inflamáveis

Nenhum tipo de explosivo, fogos de artifício, geradores de fumaça, pólvora, palitos de fósforo, gás, aerossóis e isqueiros do tipo maçarico podem embarcar consigo na bagagem de mão.

Desodorante aerosol

Essa proibição só vale para voos internacionais. Por ter um caráter inflamável, o material deve ser deixado com a equipe de segurança na hora da revista.

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode levar em sua bagagem de mão, aproveite a sua experiência de viagem com muito mais tranquilidade!