Saiba o que fazer em Fernando de Noronha, a linda ilha do Pernambuco que encanta turistas do mundo todo
fernando de noronha

Reprodução: Pixabay

Um dos paraísos do Nordeste brasileiro impressiona quem busca um destino para se divertir dentro e fora das águas. As 21 ilhas do arquipélago têm muito a oferecer para aqueles que escolhem Fernando de Noronha como o destino das férias.

Situado a mais de 540 quilômetros da capital de Pernambuco, Fernando de Noronha é um surpreendente arquipélago pertencente ao estado nordestino mundialmente famoso por seus cenários cinematográficos e praias de água cristalina.

A ilha principal é bem pequena — somente 17 quilômetros quadrados — e a vida de seus quase 3 mil habitantes é bem simples e calma. Por isso, uma viagem a Fernando de Noronha é tão intensa e simples ao mesmo tempo, com experiências totalmente diferentes.

De habitats naturais de golfinhos, tubarões e tartarugas a vegetação virgem e densa, não é um erro dizer que há muito o que fazer em Fernando de Noronha. Descubra os passeios imperdíveis do destino!

Confira 15 passeios em Fernando de Noronha

Você sabia que Fernando de Noronha tem as praias mais belas do Brasil? E que esse destino tem opções de passeios para todas as idades? É por esses e outros motivos que Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para viajar! Afinal, são poucos os destinos em que é possível encontrar tanta diversidade e beleza.

Quer saber mais sobre o que fazer em Noronha? Então, continue a leitura do ViajaNet e encante-se com a beleza do arquipélago pernambucano.

1 – Conhecer a ilha principal

Começar sua viagem fazendo o Ilha Tour é imprescindível. Nesse passeio, você conhece os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, tendo uma visão geral da ilha principal e de suas praias mais conhecidas. O visitante embarca em buggys ou veículos no estilo safári e conhece pontos como a Praia do Leão, o Museu do Tubarão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Porto de Santo Antônio, entre outros. O passeio dura um dia completo e dá a primeira impressão do destino escolhido.

2 – Visitar o Naufrágio Eleni Stathatos

Uma das atividades de mergulho em Fernando de Noronha Pernambuco é conhecer o naufrágio de Eleni Stathatos. Trata-se de um navio grego que afundou próximo ao Porto de Santo Antônio no ano de 1929. Devido à rasa profundidade e à água clara, é possível observar toda a estrutura do navio, que se tornou há pouco tempo um verdadeiro ponto turístico. O navio de 160 metros de comprimento levava material ferroviário para uma estrada de ferro na Argentina e afundou por conta de um incêndio em um dos motores. Hoje, o navio submerso é casa de tartarugas, lagostas, arraias, alguns peixes coloridos e até mesmo tubarões.

3 – Fazer um mergulho na Praia do Atalaia

Falando em mergulho, você sabia que Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para mergulhar do Brasil e quiçá do mundo? A Praia da Atalaia é um exemplo disso. O local possui um recife de corais bem perto da areia, o qual reúne diversas espécies de animais marinhos que vivem só ali. É um dos locais mais visitados por mergulhadores no mundo, sendo as visitas restritas a apenas 100 pessoas por dia, de acordo com o controle do Ibama. A praia reúne tartarugas, espécies de polvos e milhares de peixinhos coloridos em um ambiente de água cristalina.

4 – Ir até a Baía dos Porcos

baia dos porcos - fernando de noronha

Reprodução: Pixabay

Eleita por oito anos consecutivos a praia mais bonita do litoral brasileiro, a Baía dos Porcos é um tesouro escondido em Fernando de Noronha. A água tem tonalidade verde, e diversas piscinas naturais são formadas quando a maré está baixa, graças à grande presença de pedras vulcânicas no mar. A praia não possui nenhuma estrutura de restaurantes e barraquinhas. Por isso, leve lanches e água para ficar até tarde na Baía e observar o incrível pôr do sol. Não esqueça de levar seu lixo embora com você.

5 – Conhecer o Projeto Tamar

Se você estiver no arquipélago entre setembro e dezembro, pode conhecer o Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Com um pouco de sorte, você poderá presenciar a desova de gigantescas tartarugas na Praia do Leão e ver a abertura de ninhos das tartaruguinhas que acabaram de nascer. Os turistas são organizados em postos de observação, para não atrapalhar a passagem das tartarugas. Quem já presenciou esse espetáculo da natureza diz que é uma experiência inesquecível.

6 – Observar golfinhos

A primeira pergunta que se passa na mente do turista é: o que fazer em Fernando de Noronha? O arquipélago também é muito conhecido por ser o lar e o local onde os golfinhos viajam para fazer o ritual de acasalamento. No mirante dos golfinhos, você pode observá-los de longe e, nos passeios de barco, vê-los de perto. Os golfinhos saltitantes e receptivos tornam o passeio uma experiência única.

7 – Aventurar-se no Aquasub

Uma das propostas mais divertidas do arquipélago, o Aquasub é uma atividade que você não pode deixar de fazer. Conhecido também como Planasub ou Prancha a Reboque, o esporte aquático consiste em um barco puxando uma prancha, na qual o praticante envolve seus braços. Munido de uma máscara e snorkel, o praticante segura a prancha sem tirar a cabeça da água, inclinando-a para baixo para fazer manobras em direção ao fundo e, em seguida, para cima, voltando à superfície. O esporte foi inventado em Noronha e traz uma sensação parecida com um voo embaixo da água.

8 – Trilhas

Diversas trilhas podem ser feitas em Fernando de Noronha, mas a que merece certo destaque é a trilha do Atalaia. Por meio dela, você terá a oportunidade de conhecer o lado não habitado da ilha principal, desbravando a flora virgem do local e avistando diversas espécies de pássaros que habitam as árvores do espaço. Há trilhas que te levam até a região das Baías e outras que partem do centro da ilha principal até uma praia deserta. Uma experiência indicada para os mais aventureiros.

9 – Surfe

Para quem é fã do esporte, Fernando de Noronha é um dos melhores locais do Brasil para pegar algumas ondas. Ondas altas e tubulares não faltam nas praias de Boldró e da Conceição – duas das mais procuradas por surfistas do mundo todo. A melhor época para surfar é entre dezembro e janeiro, quando as ondas ficam maiores, mais longas e consistentes.

10 – Visitar a Baía do Sancho

A segunda praia mais bonita do Brasil também está em Fernando de Noronha! A Baía do Sancho possui uma faixa de areia dourada, emoldurada por falésias de todas as cores. O mar tem um tom azul-claro, e os corais permitem a vida marinha de centenas de espécies diferentes. Você pode subir no mirante acima da praia e observar a diferença de coloração, que transforma a praia em um dos pontos mais lindos do mundo.

11 – Aproveitar a badalada noite de Fernando de Noronha

Enganam-se aqueles que pensam que Noronha possui diversão apenas de dia nas praias — o lugar tem uma excelente vida noturna, com ótimas opções de entretenimento e coisas para fazer. Não há muitas baladas no lugar, entretanto, há diversas opções de pubs que oferecem curtição a noite toda. No Bar do Meio, por exemplo, que está localizado entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio, existe uma paisagem perfeita para provar um drink e relaxar na companhia dos amigos. Já no Bar do Cachorro há um terraço enorme, onde é possível acompanhar shows ao vivo.

12. Conhecer o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Visitar o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma atividade para todas idades. Afinal, a infraestrutura do lugar tem tudo o que é necessário para passear tanto na companhia dos amigos, quanto da família. Mais do que apenas mostrar a beleza de Noronha, o Parque Marinho cuida de toda a biodiversidade marinha e terrestre presente na ilha. Ao longo do passeio, os visitantes podem admirar a natureza exuberante e conhecer piscinas naturais deslumbrantes.

13. Passear pela charmosa Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios, localizada no centro da ilha, é um dos principais núcleos urbanos de Noronha. Antigamente, a região era uma pequena cidade fortificada, cujo projeto principal era trazer a essência de uma fortificação portuguesa. Hoje, a cidadezinha tem bela arquitetura e mais todos os serviços de Noronha, como postos de saúde, delegacias e escola. Não há muitos comércios na região, mas há ótimos mirantes com uma vista privilegiada de Fernando de Noronha.

14. Visitar a deserta Praia do Bode

As piscinas naturais da Praia do Bode vão ganhar seu coração. Apesar de belíssimo, o lugar é pouco frequentado pelos turistas, porque o acesso pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. Ao chegar no local, você perceberá a beleza intocada. Vale lembrar que, dependendo do clima, é possível avistar a maré um pouco mais alta ou baixa. Por isso, pesquise antecipadamente as condições climáticas se quiser visitar a praia.

15. Fazer a trilha do Capim

A Trilha do Capim é um dos passeios alternativos de Fernando de Noronha. Isso porque esse tipo de passeio é feito por poucas pessoas, já que está localizado no extremo sudoeste da ilha, o lado isolado e desconhecido do arquipélago pernambucano. É muito importante lembrar que a trilha não pode ser feita sem a companhia de um guia. Afinal, o trajeto tem mais de sete quilômetros, passando por trechos de terra batida, pedregosa e com bastante vegetação. Apesar de cansativa, a Trilha do Capim vale o esforço — você se surpreenderá pelos lugares que ela passa.

Conheça os pontos turísticos de Noronha com o ViajaNet!

Há muito o que fazer em Fernando de Noronha! Viajar para lá nas suas próximas férias será uma experiência inesquecível. Seja para os fãs de praias ou para quem curte a natureza, Noronha tem muito a oferecer. Então, o que você está esperando para conhecer esse belo destino do Nordeste brasileiro?

Vale lembrar que o ViajaNet tem outros posts falando de Fernando de Noronha. Clique no link para acessar o conteúdo completo e atualizado sobre o destino, com diversas informações a respeito de gastronomia, hospedagem e passeio no local. Você ficará surpreso com as incríveis oportunidades de diversão que te esperam em Noronha!

Quer conhecer esse paraíso com os seus próprios olhos? Com as passagens aéreas do ViajaNet, você pode fazer esses incríveis passeios sem se preocupar com o peso no bolso. Confira nossas passagens aéreas para Fernando de Noronha e conheça esse incrível destino do Nordeste!