Visitar museus de arte é uma oportunidade incrível para entrar em contato com uma boa dose de cultura durante a sua viagem

melhores museus de arte do mundo

Ao conhecer um país, uma das melhores formas de entrar em contato com a cultura da região é visitar museus de arte, afinal, quadros e esculturas vão muito além da mera expressão visual – eles atingem uma forma de expressão única, que traz importantíssimos traços culturais à tona e os expõe com o auxílio de toda a complexidade da abstração artística.

Por serem tão ricos e oferecerem uma bagagem de experiências tão ampla ao viajante, museus de arte são definitivamente uma parada que deve ser adicionada em sua viagem. Para lhe ajudar a escolher o museu que você visitará em suas próximas viagens, nós, do ViajaNet, separamos uma lista com os 10 melhores museus de arte do mundo. Descubra quais são e encante-se com o rico universo que lhe aguarda mundo afora.

1. Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia

1. Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia

O Museu Hermitage é considerado um dos maiores museus de arte do mundo, com uma coleção surpreendentemente grande, que ocupa 10 grandiosos prédios, sendo sete deles o conjunto do Palácio de Inverno, que é uma obra de arte por si só. Pela vastidão do acervo, o visitante pode encontrar obras de arte pertencentes aos mais variados períodos – desde o pré-histórico até a modernidade -, além de conferir exposições compostas por objetos bélicos como armas, escudos e capacetes.

2. Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, na Itália

2. Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, na Itália

Viajar para a Europa e não adicionar pelo menos um museu em seu roteiro de viagem é um desperdício. A Europa transborda belíssimos museus, e um exemplo disso é a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde o visitante pode ver a beleza exuberante de diversas obras de arte – em especial, esculturas – feitas durante o período renascentista. Em meio ao acervo, o famoso David de Michelangelo marca presença por ser uma das obras mais famosas do artista.

3. Galleria Borghese, em Roma, na Itália

3. Galleria Borghese, em Roma, na Itália

Na Galleria Borghese estão reunidas diversas obras-primas de valor inestimável, que pertenceram a uma rica família italiana de sobrenome homônimo ao nome da galeria. Além disso, o interior da construção tem detalhes intrincados nas paredes e no teto, contribuindo para a concepção de uma experiência visual única, na qual o visitante se sente imerso em arte. Por ser uma opção cuja visita pode ser realizada com relativa rapidez, visto que o local tem apenas dois andares, a Galleria Borghese é uma boa parada caso você vá para Roma e pretenda ficar por pouco tempo.

4. Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, nos Estados Unidos

4. Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, nos Estados Unidos

O Metropolitan Museum of Art é definitivamente um dos museus mais encantadores do mundo, sendo considerado por muitos um passeio imperdível quando se viaja até Nova York. Com amplos salões, o acervo é composto principalmente por pinturas e esculturas pertencentes às principais escolas de arte, dentre elas o Barroco e o Impressionismo. Sendo assim, é um museu que oferece uma chance única para entrar em contato com uma boa dose de arte.

5. Instituto de Artes de Chicago, nos Estados Unidos

5. Instituto de Artes de Chicago, nos Estados Unidos

Assim como o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, o Instituto de Artes de Chicago traz um acervo predominantemente composto por obras de origem europeia com até 5 mil anos de existência. Além disso, traz exposições temporárias para renovar o acervo local.
Por estar localizado ao lado do Millennium Park, a ida ao museu também oferece uma boa oportunidade para você contemplar as belezas das esculturas presentes no parque, como o grandioso Cloud Gate.

6. Museu de Orsay, em Paris, na França

6. Museu de Orsay, em Paris, na França

Apesar de ser um museu ofuscado pela fama do Louvre, não se deixe enganar: o Museu de Orsay possui um acervo magnífico, o qual é composto até mesmo por algumas das mais famosas obras de arte de Vincent Van Gogh. Além disso, o prédio que abriga o museu possui uma beleza arquitetônica estarrecedora, fazendo a visita surpreender até mesmo os viajantes que não possuem grande interesse por pinturas em geral.

7. Museu de Luxor, no Egito

7. Museu de Luxor, no Egito

Diferentemente dos museus citados anteriormente, o Museu de Luxor traz obras arquitetônicas a céu aberto, as quais podem ser consideradas verdadeiras obras de arte por sua magnificência, sua riqueza de detalhes e sua importância cultural. Além disso, é uma oportunidade incrível para conhecer obras que não fazem parte das escolas de arte originalmente europeias – visto que estas predominam no acervo dos principais museus do mundo – e variar as suas experiências.

8. Museu Nacional dos Países Baixos, em Amsterdã, na Holanda

8. Museu Nacional dos Países Baixos, em Amsterdã, na Alemanha

Chamado localmente pelo nome de Rijksmuseum (do Holandês, museu nacional), o Museu Nacional dos Países Baixos tem uma coleção direcionada à exposição de obras de arte antigas que foram produzidas na região por grandiosos artistas locais, como Frans Hals. Além disso, o acervo local reúne uma vasta quantidade de peças de origem asiática, que ficam localizadas em um pavilhão unicamente destinado a esse fim, tornando-se um atrativo extra para pessoas interessadas pelas particularidades que permeiam essa cultura.

9. Museu Britânico, em Londres, na Inglaterra

9. Museu Britânico, em Londres, na Inglaterra

Ao elaborar o seu Roteiro Europa, não deixe de incluir uma parada no Museu Britânico de Londres, pois o acervo local é simplesmente extraordinário. Dentre as obras a serem apreciadas estão peças pertencentes a diversas culturas, como a da Grécia Antiga e a egípcia, por isso, é uma excelente alternativa para quem deseja ir além das escolas de arte europeias e ver pessoalmente obras com detalhes únicos e marcantes que remontam a uma cultura bastante diferente da nossa.

10. Museu do Louvre, em Paris, na França

10. Museu do Louvre, em Paris, na França

Caso seja a sua primeira viagem para a Europa e você não conheça muitos museus, muitos consideram o Louvre uma parada obrigatória, especialmente se você estiver planejando uma estadia consideravelmente longa na França ou em outros países próximos. Tudo isso porque o Louvre traz obras de arte originais feitas por grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio, as quais valem cada segundo da visita, pela beleza magnífica que possuem em cada traço que as constitui.

Interessado em conhecer um desses incríveis museus de arte? Conte com o ViajaNet para lhe ajudar a encontrar pacotes de viagem e passagens aéreas por ótimos preços e ver de perto as mais belas e enriquecedoras obras de arte do mundo todo.