Quem pensa que a Bahia resume-se a Salvador está muito enganado. A uma hora e quarenta minutos de barco (ou 20 minutos de avião) da capital baiana, está o Morro de São Paulo, um dos lugares mais bonitos de todo o Brasil.

Localizado na cidade de Cairu, na Ilha de Tinharé, o Morro de São Paulo é uma pequena vila com paisagens incríveis e praias paradisíacas, onde sequer circulam carros, deixando o ambiente ainda mais propício ao descanso e ao contato com a natureza e a hospitaleira população local.

Como chegar

A maneira tradicional de se chegar ao Morro de São Paulo é comprar passagens aéreas para Salvador e, de lá, utilizar um transfer marítimo para alcançar o destino. Há também o táxi aéreo que liga a capital baiana ao Morro, mas não é possível comprar passagens aéreas de outros lugares do país diretamente para a vila.

Então, para quem vem de fora da Bahia, o recomendável é investir no conforto, comprando passagens aéreas TAM, passagens aéreas Gol ou passagens aéreas Azul com sentido a Salvador e, depois, escolher qual meio de transporte vai utilizar para alcançar o Morro de São Paulo.

Praias incríveis

No Morro de São Paulo, as principais praias ficam ao sul e são conhecidas como Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia, também chamada de Praia do Encanto. Elas têm a reputação de oferecer ao turista água morna e grande conexão com a natureza. As duas últimas são praticamente desertas e proporcionam muita tranquilidade. Já a Segunda Praia é onde acontece muita agitação de dia e à noite.

Na parte norte, ainda há a Praia do Porto de Cima, a Praia da Gamboa e a Praia da Ponta da Pedra. Todas elas mais conhecidas e frequentadas pelos moradores locais e, geralmente, não inclusas no roteiro turístico.

Artesanato

O artesanato é um dos pontos altos para encantar os turistas. À noite, boa parte deles vai à Praça Aureliano Lima, onde há uma feira de exposição de objetos de decoração, roupas para crianças e adultos, bijuterias, entre outros produtos para o visitante comprar uma recordação do Morro de São Paulo. A feirinha começa todos os dias às 18 horas e costuma ir até o final da noite.