Confira dez lugares para conhecer em Minas Gerais e encante-se com as maravilhas desse belíssimo estado brasileiro

Um dos mais lindos lugares para viajar no Brasil, Minas Gerais é bela, repleta de paisagens naturais encantadoras e enriquecedores locais históricos.

O estado brasileiro é cheio de pontos turísticos extraordinários, capazes de surpreender até mesmo os visitantes mais exigentes. Minas possui desde lindas cidades históricas até espaços para entrar em contato com a natureza e se desconectar da agitação da cidade grande

Há muitos lugares para conhecer em Minas Gerais que vão surpreendê-lo em todos os sentidos, capazes de render longas histórias e memórias inesquecíveis para quem escolhe conhecer um de seus pontos turísticos.

Por isso, para ajudá-lo a planejar a sua próxima viagem, separamos 10 lugares para conhecer em Minas Gerais e viver experiências incríveis. Confira nossas sugestões e saiba como aproveitar ainda mais os seus passeios.

1. Canyon de Furnas: confira a imensidão dessa linda paisagem mineira

1. Canyon de Furnas

Reprodução: iStock

Os Canyons de Furnas, em Capitólio, são um dos mais belos lugares de Minas Gerais. O ponto turístico é perfeito para aqueles que apreciam nadar em água doce, passear de barco e contemplar belezas naturais de tirar o fôlego. As paisagens locais possuem um visual revigorante e tornam-se ainda mais belas em dias ensolarados, quando os raios de sol evidenciam a bela coloração azul-esverdeada da água do lago de Furnas.

2. Cachoeira Vale das Borboletas: mergulhe em águas revigorantes

Se você procura lugares bonitos em Minas Gerais, existem pontos turísticos tão belos que se tornaram amplamente famosos ao redor do mundo. Esse é o caso da belíssima Cachoeira Vale das Borboletas, que possui um visual deslumbrante que imerge o viajante em uma experiência única na aura mágica que o local transmite.

3. Pontos turísticos de Monte Verde: admire belos cenários e entre em contato com a natureza

 

Para os amantes de trilhas ou para aqueles que gostam de praticar esportes na natureza, as trilhas em Monte Verde são bons destinos para incluir em sua viagem, caso você esteja de passagem pela região. As trilhas mais famosas são: Pedra Redonda, Pico do Selado, Platô, Pedra Partida e Chapéu do Bispo. Seus níveis de dificuldade vão desde o fácil ao avançado, possibilitando que diversos públicos aproveitem a caminhada.

4. Ouro Preto: encontre as paisagens mais lindas de Minas Gerais

4. Pontos turísticos de Ouro Preto

Reprodução: iStock

Ouro Preto é uma das paisagens de Minas Gerais mais famosas. Na região, o visitante pode conhecer riquíssimos museus, além de locais que marcaram presença na história do país. Conhecer Ouro Preto é a escolha certa descobrir muito mais sobre diversos acontecimentos que permeiam o passado brasileiro, como a Inconfidência Mineira.

5. Paraíso Perdido: o refúgio perfeito para fugir da agitação

Como o nome já explica, Paraíso Perdido, em São João Batista da Glória, é um dos lugares de Minas Gerais que faz com que você se sinta em meio a um verdadeiro paraíso.

As límpidas águas da região, aliadas aos surpreendentes canyons locais, compõem a paisagem de um visual mágico e absolutamente encantador, que faz com que o visitante se sinta dentro de um sonho.

Para conhecer todas as belezas do Paraíso Perdido, você pode ficar em uma área de camping ou em alguma das pousadas da região. Se for um passeio bate e volta, fique tranquilo, porque o lugar tem lanchonetes e restaurantes, banheiros com chuveiros e churrasqueiras debaixo de árvores.

6. Conceição do Mato Dentro: conheça paisagens cinematográficas na Capital do Ecoturismo

As maiores belezas de Minas Gerais estão em Conceição do Mato Dentro, cidade considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo”.

O município dispõe de um grande potencial turístico que abriga inúmeros espaços onde a natureza dá um show à parte. Um dos atrativos mais visitados da região é a Cachoeira do Tabuleiro – a terceira queda d’água mais alta do Brasil, com 273 metros.

7. Delfinópolis: curta o clima zen dessa pequena cidade de Minas Gerais

Delfinópolis tem um clima sossegado que apenas uma cidade do interior de MG consegue oferecer. Para curtir essa tranquilidade, vale se hospedar em algumas das pousadinhas que ficam mais afastadas do centro da cidade. Algumas delas são voltadas especialmente para a prática de meditação e técnicas para acalmar a mente. Além disso, outro grande diferencial desse lugar de Minas Gerais, é que ele oferece fácil acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

8. Conceição do Ibitipoca: encontre lindas cachoeiras azuis e misteriosas grutas de quartzo

Conceição do Ibitipoca é um imenso parque nacional pertencente ao município de Lima Duarte, localizado no interior, mais ao sul, de Minas Gerais.

O lugar chama a atenção por suas belezas 100% naturais e suas montanhas que oferecem uma linda vista e ótimos espaços para acampar. Além disso, há mais de 72 grutas de quartzo e 48 belas cachoeiras que oferecem experiências inéditas e muito interessantes.

Um dos lugares que você não pode deixar de conhecer em Ibitipoca é a Janela do Céu – uma cachoeira que, em conjunto com o restante da paisagem, transforma-se em uma incrível e grandiosa janela natural.

9. Tiradentes: descubra uma rica herança histórica

A cidade de Tiradentes é bastante famosa por seus casarões multicoloridos, seu Carnaval de rua animado e suas ladeiras com o calçamento de pedra da época do Brasil Colonial.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, vale dar uma passadinha por um dos pontos turísticos mais famosos de Tiradentes: a Igreja Matriz de Santo Antônio. O antigo templo católico, construído em meados do século 18, conta com um espaço interior com muito ouro em sua decoração e vários outros elementos da arte barroca e rococó.

10. São Thomé das Letras: renove as energias na cidade das boas vibrações

Vários mistérios rondam São Thomé das Letras, a cidade mística de Minas Gerais. Mas pode ficar tranquilo, porque o lugar é considerado um espaço de vibrações magnéticas e campos de energia que facilitam a conexão espiritual e harmonização do cosmo.

Sejam verdade ou não tais mistérios, São Thomé das Letras é uma cidade que todo mundo precisa visitar. Afinal, são poucos os lugares onde é possível usufruir de energias tão positivas, além de belas paisagens naturais que encantam pessoas de toda as idades.

Apesar de ter muita coisa para conhecer, São Thomé é pequena em tamanho – são só 10 mil habitantes, distribuídos em uma área de 369 km². Entretanto, a cidade é cheia de pousadas e pontos turísticos que conferem uma atmosfera autêntica.

Durante o dia, uma excelente (e divertida) opção de passeio em São Thomé das Letras é a Ladeira do Amendoim. O lugar é gravitacional, ou seja, ao invés de as coisas descerem a rua, elas sobem e desafiam a gravidade.

Para sentir o fenômeno, basta desligar o motor do carro, deixá-lo em ponto morto e vê-lo subir a Ladeira do Amendoim. Se estiver a pé, desça a rua de costas para, posteriormente, também subir de costas.

Ao anoitecer, a dica é comer uma deliciosa pizza em algum dos restaurantes da região. Se quiser contemplar a noite estrelada de São Thomé das Letras, acampe na Pirâmide – um mirante de pedra onde você vai poder admirar um céu diferente de tudo que já viu.

Sentiu vontade de passar suas próximas férias em Minas Gerais? A região é repleta de locais históricos e belezas que vão muito além do que poderia ser considerado mediano.

Além dos pontos turísticos citados acima, existem dezenas de outros lugares para conhecer em Minas Gerais, como Belo Horizonte, a agradável capital da cidade, e Poços de Caldas, o município que chama a atenção por seu clima tranquilo e piscinas termais perfeitas para relaxar.

Se você quer fazer viagens baratas pelo Brasil, Minas Gerais oferece belezas que vão surpreendê-lo. Para conhecer destinos inesquecíveis como esses, conte com as passagens aéreas e os pacotes de viagens do ViajaNet.

Assim, você aproveita muito mais enquanto realiza a viagem dos seus sonhos com muita economia. Se você é morador ou deseja conhecer São Paulo, não deixe de conferir nosso post com 14 cidades para conhecer no interior de SP.