Entenda o que é o Jet Lag e como evitá-lo em suas próximas viagens

 

Você já fez uma viagem internacional e sofreu com o fuso horário? Demorou para se adaptar à nova rotina? Se a resposta for “sim”, saiba que provavelmente você sofreu os desconfortos típicos do Jet Lag. Esse companheiro de viagens é completamente normal e pode aparecer mais forte para algumas pessoas do que para outras.

Confira, no blog do ViajaNet, tudo sobre o Jet Lag: o que é, os sintomas mais comuns e como evitá-lo em suas próximas viagens.

jet lag

O que é Jet Lag?

É um desconforto no ritmo biológico causado pela troca de fuso horário. O Jet Lag acontece principalmente em viagens muito longas, quando o viajante altera bruscamente o seu horário de comer e de dormir que está acostumado no cotidiano.

Isso acontece porque o corpo humano é programado para fazer várias coisas em um período de 24 horas. Quando esse ciclo é quebrado em viagens de longa distância e em alta velocidade, o relógio biológico fica descompensado e o corpo fatigado – desconfortos que podem comprometer a diversão do viajante durante o passeio.

o que e jet lag

Cansaço, insônia e irritação: descubra os sintomas do Jet Lag

Entre os sintomas do Jet Lag, os principais são:

  • insônia;
  • fadiga;
  • cansaço;
  • irritação;
  • perda de apetite;
  • dor de cabeça;
  • descontentamento;
  • má digestão;
  • atenção reduzida.

Vale lembrar que os efeitos do Jet Lag variam de pessoa para pessoa – alguns podem sentir mais sono do que o normal, enquanto outros podem ter mais cansaço mental do que físico, por exemplo. Mas pode ficar tranquilo, porque esse desconforto é fácil de tratar e pode ser evitado até mesmo antes da viagem.

jet lag sintomas

Aprenda de uma vez por todas como evitar Jet Lag

Seguir uma dieta leve, praticar exercícios e arrumar o relógio são algumas práticas para adaptar-se aos novos horários. Confira as dicas do blog do ViajaNet para evitar o Jet Lag antes, durante e depois de uma viagem de longa distância.

1. Descanse bastante antes de viajar

Não é segredo que descansar antes de viajar evita uma série de desconfortos. O Jet Lag, por exemplo, pode ser evitado se você tiver uma boa e longa noite de sono antes do embarque.

Então, deixe todos os seus pertences organizados, providencie todos os documentos necessários, monte uma nécessaire de primeiros socorros e arrume as malas com muita calma. Assim, um dia antes de viajar, você dorme tranquilo e fica relaxado para viajar.

2. Tente seguir uma rotina diferente

Nas últimas semanas que antecedem a viagem, você pode tentar seguir uma rotina diferenciada e mais ou menos parecida com o fuso horário do seu destino de viagem.

Uma das técnicas, por exemplo, é acordar no meio da madrugada, trocar de roupas, ler um livro e, por fim, voltar a dormir. Isso vai ajudá-lo a ter uma rotina mais flexível, minimizando o efeito Jet Lag.

3. Faça o possível para chegar de dia

Na hora de comprar suas passagens aéreas, faça o possível para escolher uma opção que chegue no destino final durante o dia, preferencialmente durante a manhã. Assim, você consegue se adaptar com o novo horário, além de poder aproveitar o dia para passear pelo destino.

como evitar jet lag

4. Evite bebidas alcoólicas

Ingerir bebidas alcoólicas durante o voo pode aumentar o cansaço, causar dor de cabeça e desidratação, além de outros problemas maiores na hora da chegada. Outros tipos de bebidas, como cafeína e energéticos, também podem alterar o seu descanso durante a viagem. Por isso, recorra sempre à água e sucos sem açúcar.

5. Não tome remédios para dormir

Automedicar-se com remédios para dormir pode não ser uma boa ideia. Isso porque eles tiram a insônia durante os voos longos, mas podem aumentar o cansaço assim que você acordar no destino final.

Então, na hora de dormir no avião, opte sempre por chás naturais, use roupas confortáveis e tenha à disposição travesseiros de pescoço, máscaras e tampões de ouvidos e de olhos.

6. Ajuste o relógio ao entrar no avião

Assim como mudar antecipadamente a rotina ajuda a diminuir o Jet Lag, ajustar o relógio ao entrar no avião colabora na adaptação com o novo horário. Isso porque o viajante fica com o novo horário na cabeça e não sente tanta diferença quando pousar.

jet lag sintomas

7. Não fique parado durante o voo

Dormir é importante, mas cuidado para não ficar muito tempo sem exercitar-se. Ficar muito tempo sem mover as pernas pode reduzir a velocidade do sangue e causar a formação de trombos dentro de veias profundas, levando até à trombose.

Então, tente se exercitar e se alongar durante o voo — levante, estique as pernas e caminhe com frequência, nem que seja até o banheiro.

8. Não troque o sono da noite

É quase impossível não deitar na cama depois de uma viagem longa, não é? Entretanto, é preciso adequar o descanso com a intensidade da luz do ambiente. Isso porque o corpo humano começa a produzir melatonina – o hormônio do sono – apenas quando a luz diminui.

Por isso, prefira descansar durante a noite ou ao entardecer, pois o sono será muito mais prazeroso e renovador.

9. Ajuste sua alimentação

Além de tomar cuidado com o consumo de líquidos, também é importante manter uma dieta saudável, tanto durante o voo quanto nos primeiros dias de viagem. Prefira alimentos leves e fique longe de massas muito gordurosas. Também vale ajustar as refeições com o fuso horário.

Por exemplo, se você chegar no destino na parte da tarde, faça apenas um lanchinho e deixe para jantar de verdade apenas durante a noite.

evitar jet lag

Agora que você já sabe tudo sobre o Jet Lag, não deixe de reservar pacotes de viagens internacionais no site do ViajaNet! Assim, você consegue comprar as passagens aéreas e ainda garantir a estadia em um hotel confortável que permite descansar e curtir tudo que o destino tem a oferecer.

Confira as condições de pagamento e aproveite!