Os destinos do Oriente reservam uma sabedoria profunda e uma filosofia diferente do resto do mundo. Tudo isso graças à cultura milenar de diversas civilizações, que propõe novas formas de ver a vida e lidar com situações do cotidiano. Muitas pessoas buscam um roteiro espiritual para encontrar respostas para questões pessoais ou uma maneira diferente de pensar. Essa aventura pode incluir diferentes países e pontos específicos, que com certeza mudarão a sua forma de ver o mundo e tocarão seu coração.

Bali – Indonésia

Bali - Indonésia

Uma pequena ilha banhada pelo Oceano Índico, Bali é um verdadeiro paraíso guardado e preservado na Indonésia. A incursão começa pelo modo de viver desse povo, que traz a alegria nos sorrisos fáceis e na hospitalidade. Não é difícil encontrar turistas que escolhem o destino como um lugar de peregrinação e busca de paz interior.

Todos os dias é possível ver diversas pessoas pelas ruas preparando com capricho oferendas em pequenos cestos com flores, frutas, arroz e incenso. A origem do local é hindu, o que difere das outras milhares de ilhas da Indonésia, que são muçulmanas. São mais de 20 mil templos e o cheiro do incenso domina os ambientes. Vale a pena visitar os templos de Tanah Lot, Uluwatu e Besakih.

Tailândia

Tailândia

Conhecida como a Terra do Sorriso, a Tailândia é um território que reserva mistérios e surpresas para os visitantes. Quem chega em Bangkok pode se assustar e se decepcionar, mas não acredite que a agitação e o caos da capital representam a cultura tailandesa. Ao percorrer o país, fica fácil entender que a cultura milenar tem como base muita espiritualidade e uma religiosidade forte.

Entender a forma de viver dos tailandeses é uma alternativa à vida estressante do Ocidente. Por lá, 85,4% da população é budista, e os templos estão espalhados por todo o país. A visita não pode deixar de incluir a massagem tradicional e uma boa aula de yoga.

Kyoto – Japão

Kyoto - Japão

A cidade japonesa já foi capital na época dos xoguns e samurais. Hoje, ela é um dos principais pontos turísticos do país e reserva muita tradição e beleza. Por ter esse peso histórico e concentrar diversas funções importantes, Kyoto possui uma estrutura de templos e construções preservadas. A cidade é cheia de pontos turísticos e merece ao menos alguns dias reservados para a visita. As melhores épocas do ano para visitar Kyoto são a primavera e o outono, com temperaturas mais amenas e paisagens naturais exuberantes, como o florescer das cerejeiras.

Uma visita indispensável deve ser feita ao Kiyomizu-dera, templo construído no século XVII que não possui um só prego em sua estrutura. Outra grande imersão fica por conta do jardim zen do templo Ryoan-Ji, que traz muito da filosofia budista. São 15 pedras dispostas, de modo que só 14 delas podem ser visualizadas pelos visitantes de qualquer ângulo. A lenda diz que a última só consegue ser vista depois de uma meditação profunda e o alcance da iluminação.

Índia

Índia

A Índia é uma grande fonte de conhecimento para o mundo tanto pela cultura quanto pela religião. Não é à toa que o país inspira viajantes e pessoas ilustres. É o caso dos Beatles, em especial George Harrison, que encontrou a paz, a iluminação e o encontro pessoal no local. Esse fator foi marcante e decisivo na musicalidade do grupo inglês, que incorporou até mesmo o ritmo e instrumentos indianos no famoso “The White Album”.

A viagem precisa incluir a visita ou até mesmo a hospedagem em um “ashram”. Esse tipo de espaço é mantido por gurus e permite uma imersão no hinduísmo, na yoga e em toda a filosofia tradicional da Índia. Vale a pena conhecer Mumbai, Agra e Varanasi, cidade que fica às margens do rio Ganges e é um dos principais pontos do roteiro espiritual; a jornada termina em Rishikesh, com toda a sua profundidade.

Butão

Butão

Butão por si só é um dos destinos mais belos e desafiadores da humanidade, sendo também um dos países mais isolados do planeta, localizado no sul da Ásia e no leste dos Himalaias. As construções são incrustadas nas rochas das montanhas que compõem a região. Esse isolamento também permitiu que a religião e a cultura fossem preservadas por tanto tempo.

O território sobreviveu ao tempo, com monastérios localizados no alto de montanhas e em desfiladeiros. O Butão oferece um espaço de reflexão e aprofundamento baseado no budismo. Por lá, a religião e a vida cotidiana estão intimamente ligados. Vale a pena visitar o país e viver essa experiência.