Muitos passageiros são surpreendidos na hora de fazer o check in por taxas referentes ao peso extra em suas malas em voos domésticos ou internacionais. Cada companhia aérea tem sua própria política de valor do excesso de bagagem, que pode ter uma tarifa fixa por quilo ou uma porcentagem do valor máximo do trecho por quilo. As regras gerais de cada rota ou linha aérea podem ser alteradas sem aviso prévio, por isso, é importante sempre se informar antes das suas viagens com a companhia aérea escolhida para não ser pego de surpresa.

Quanto posso levar em minha viagem?

A maioria das companhias aéreas ativas no Brasil permite que cada passageiro leve consigo duas malas de viagem, e o peso individual das duas não deve ultrapassar 23 kg – limite máximo permitido para cada passageiro em voos nacionais e para destinos da América do Sul. Isso vale também para bagagens de dimensões superiores ao permitido. Caso sua mala tenha dimensões maiores que 158 centímetros, uma tarifa extra será cobrada.

Para viagens para outros destinos internacionais, duas malas de viagem também são permitidas, porém, o limite de peso de cada uma é 32 kg. Esse é o total permitido por passageiro para os destinos internacionais mais populares, como Estados Unidos e países da Europa, na classe econômica.

Quanto custa o excesso de bagagem?

Cada companhia aérea tem a sua própria política de cobrança de excesso de bagagem. A maioria das empresas toma como tarifa 0,5% do valor do trecho por quilo excedido para voos nacionais. Para voos internacionais, geralmente, é cobrado o valor de 1% da tarifa cheia do trecho, isso significa que a cada quilo a mais, a porcentagem aumentará exponencialmente de acordo com o valor da passagem inteira.

O que posso levar?

Além da bagagem de mão, que não pode exceder 5 kg e 115 centímetros de volume, existem alguns itens que são transportados gratuitamente sem contar como peso de bagagem, como livros e revistas, guarda-chuva, bengala, muletas, cadeira de rodas e carrinho de bebê.

Atenção: para transporte de animais domésticos, o peso não pode ser incluído na bagagem, isto é, uma taxa será cobrada à parte de acordo com a política interna da companhia aérea.

Fique ligado nas dicas do ViajaNet para sempre ter uma viagem tranquila. Confira o site para encontrar ofertas de passagens aéreas e pacotes de viagens.