Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), houve um aumento de 320% no número de visitação a parques, áreas de proteção e florestas dentro do país entre os anos de 2006 e 2015. Enquanto em 2006 o número de visitantes era de 1,9 milhão, em 2015 ele chegou a 8 milhões. Só nos Parques Nacionais o aumento foi de 2,9 milhões para 7,2 milhões de visitantes.

Um dos principais motivos para esse aumento, de acordo com a diretora de Criação e Manejo do instituto, Lilian Hangae, foi o forte investimento na capacitação de servidores, além do estabelecimento de novas normas e atuação com instituições parceiras para atrair mais visitantes a esses locais, ajudando também em sua manutenção.

Conheça alguns parques ao redor do Brasil

O Brasil está cheio de excelentes opções para quem deseja entrar em contato com a natureza e ver as maravilhas que o país reserva. Veja alguns desses parques e planeje a sua viagem com o ViajaNet!

Parque Nacional de Jericoacoara

Parque Nacional de Jericoacoara

Com diversos atrativos, ele foi um dos parques que mais teve aumento no seu número de visitantes nos últimos anos. Ali é possível praticar esportes radicais em praias e lagoas, além de contemplar monumentos feitos pela natureza, como a Pedra Furada – principal cartão-postal da região. Além disso, há a Árvore da Preguiça, que atrai muitos flashes, e os passeios de canoa pelos manguezais do Rio Guriú.

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, ele é um verdadeiro camarote para quem deseja ver o espetáculo que são as Cataratas do Iguaçu – um cânion e 275 quedas d’água. Neste parque você tem acesso a uma passarela de 1,2 km, garantindo a melhor visão da atração. Para ter ainda mais conforto, um ônibus sai a cada 15 minutos do Centro de Visitantes e leva os turistas para outras partes do parque.

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Entre todas as grandes belezas naturais que você tem acesso ao visitar este parque, destaca-se o Poço Azul. Com águas cristalinas, ele é uma das grandes atrações do parque, principalmente entre fevereiro e outubro, quando é possível nadar nessas águas enquanto elas estão ainda mais azuis graças aos raios de sol que acabam revelando ainda formações rochosas impressionantes.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Parque Nacional da Serra da Capivara

 

Este parque tem importância mundial, não apenas local. Isso porque ele tem a maior concentração de sítios arqueológicos em todo o mundo, chegando a mais de 1.000, sendo que 150 são abertos ao público. Localizado em meio a áreas áridas da caatinga do Piauí, ali estão mais de 30 mil pinturas pré-históricas em tocas, paredões e cânions.