Documento é exigido para qualquer pessoa que deseja viajar para os Estados Unidos; confira o passo a passo para emitir o seu visto americano

Visto Americano

Seja em uma viagem de turismo, estudos ou negócios, se você planeja fazer a sua primeira viagem para os Estados Unidos, saiba que todos os brasileiros, independentemente da idade, precisam de visto para entrar em território estadunidense. Confira o passo a passo de como tirar visto americano:

Como tirar o visto para os Estados Unidos

Antes de falarmos sobre como tirar visto americano, atente-se à validade do seu passaporte – se está em dia e se a foto contida nele é recente. Caso não tenha o documento ainda, veja esta dica de como tirar o passaporte.

Responda o formulário DS-160

Após verificar a validade do seu passaporte, você deve preencher em inglês o formulário DS-160. Todas as perguntas e informações solicitadas são de suma importância e qualquer inconsistência nos dados informados pode vetar todo o processo. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas ao colocar o cursor do mouse em cima das questões, elas são traduzidas para o português, facilitando o preenchimento para quem não é versado na língua inglesa.

Pague a taxa MRV

Quem está tirando o visto para os Estados Unidos deve pagar a taxa MRV (taxa de solicitação de visto), que é emitida após o preenchimento completo do formulário DS-160 e tem o valor fixo de US$ 160 (não reembolsáveis). Se seu visto for de estudante, há mais taxas para serem pagas. O pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

Agende a entrevista

Após o prazo de confirmação de pagamento da taxa MRV, você deve fazer o agendamento da entrevista no site do Department of State Visa Appointment Service. Tenha em mãos o número de inscrição do formulário DS-160 e a confirmação de pagamento da MRV. Você deve se cadastrar no site com seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do visto.

CASV

No novo sistema de solicitação de visto, é necessário comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto, que ficam localizados nas principais capitais do Brasil. No CASV, serão coletados seus dados biométricos para complementar a solicitação do visto. Lembre-se de levar o passaporte válido e a confirmação do DS-160. Idosos acima de 66 anos ou jovens menores de 15 não precisam comparecer ao CASV. Nesses casos, o solicitante só precisa enviar pelo correio uma fotografia 5×7 e a página do DS-160.

Vá ao consulado americano

Após todas essas etapas, você deve comparecer ao consulado americano ou à embaixada dos Estados Unidos levando seu passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Menores de 15 anos e idosos acima de 66 também são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados caso o consulado ou a embaixada julgue necessário.

Muitas pessoas temem a etapa da entrevista e acabam se prejudicando em uma das partes mais importantes de todo o processo. A melhor dica para esse momento é se manter calmo e confirmar todos os dados apresentados no formulário. Relaxe! Cerca de 96% dos brasileiros que solicitam o visto americano recebem a aprovação.

Vale levar também documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil, como carteira de trabalho, certidão de nascimento, escrituras, documentação de veículos, cartas de empregadores ou instituições que estejam convidando para a viagem, entre outros.

Aguarde a entrega

Quando aprovado, você poderá receber o passaporte e o visto americano na sua própria casa ou buscar no CASV pré-definido. A retirada no CASV pode ser feita pelo próprio solicitante ou por terceiros.

Conseguiu seu visto americano e está com seu passaporte em dia? Compre as suas passagens aéreas e embarque para um dos países mais divertidos e cheios de opções de lazer da América. Continue navegando pelo blog do ViajaNet e fique ligado em mais dicas como essas.