A cultura japonesa é extremamente fascinante e é baseada, principalmente, no respeito ao próximo. Confira essas 12 curiosidades sobre o Japão e sua cultura, e conheça um pouco sobre toda a riqueza que esse país tem a oferecer

Monte Fuji no Japão: cultura japonesa

Descubra 12 curiosidades sobre o Japão!

1. Encostar na mão de outra pessoa é considerado contato íntimo

Na cultura do Japão, contato físico, em geral, não é corriqueiro como é no Brasil, por exemplo. Por causa disso, dar as mãos, no Japão, é um ato considerado íntimo e, quando feito em público (especialmente entre uma mulher e um homem), pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.

Cultura Japonesa: mãos

2. No Japão você não entrega o dinheiro nas mãos do atendente do caixa

No momento de pagar uma compra no Japão, o dinheiro não é entregue diretamente nas mãos do atendente, mas em uma bandeja. Isso é feito para manter a higiene e, também, para evitar a possibilidade de haver contato físico.

Curiosidades sobre o Japão: Bandeja

3. Demorar para pagar uma compra é considerado falta de respeito

Demorar para realizar o pagamento de uma compra é considerado uma falta de respeito, em relação às pessoas que estão aguardando na fila. Para acelerar o processo, é comum ver pessoas contando o dinheiro antes de estar na vez de pagar as compras.

fila de compras: cultura japonesa

4. Na cultura japonesa conservadora, tatuagens são malvistas

No Japão, em geral, as tatuagens são malvistas, pois, tradicionalmente, elas eram muito utilizadas por pessoas conectadas a grupos criminosos ou por integrantes da máfia japonesa. Esse fato acabou por estigmatizar a tatuagem e, até hoje, japoneses mais conservadores veem pessoas tatuadas com maus olhos.

Curiosidades sobre o Japão: tatuagem

5. No Japão ninguém atravessa a rua fora da faixa ou com o semáforo fechado

Na cultura do Japão é costume não atravessar a rua fora da faixa de pedestres e não atravessar quando o semáforo está fechado. Por causa disso, é muito comum ver pessoas paradas, esperando o semáforo abrir, para atravessar uma rua deserta.

Cultura Japonesa semaforo

6. Os japoneses tomam diversos cuidados quando ficam resfriados ou gripados

É comum, para um japonês, usar máscara cirúrgica quando está resfriado ou gripado, além de espirrar na dobra do cotovelo, em vez de espirrar nas mãos. Ambas atitudes são tomadas para evitar transmitir o resfriado ou gripe a alguém próximo.

Cultura Japonesa

7. A taxa de alfabetização da população japonesa é de quase 100%

A educação é muito valorizada na cultura japonesa e, por isso, não é à toa que o Japão é um dos países com um dos maiores índices de alfabetização do mundo, com uma média de 99%.

Cultura do Japão: estudantes japoneses

8. Tira-se o sapato para entrar em casa e coloca-se outro para usar no banheiro

Além de prezar pelo respeito, os japoneses prezam muito pela higiene. Por essa razão, em toda casa ou apartamento, há uma área denominada genkan, para que as pessoas deixem os sapatos que estavam usando na rua e coloquem pantufas ou chinelos, que serão usados apenas dentro da casa.
Na ida ao banheiro também há mudanças: deve-se trocar a pantufa por um sapato especial, utilizado apenas no banheiro, para evitar possíveis contaminações.

Curiosidades do Japão: Genkan

9. Escolas não têm funcionários contratados para realizar a limpeza

Nas escolas japonesas, os próprios alunos são responsáveis por realizar a limpeza do ambiente. Isso é feito para estimular que os alunos desenvolvam o respeito pelos ambientes em que vivem.

Cultura do Japão: cleaning

10. No Japão, pessoas que se isolam em suas casas são chamadas hikikomori

Os hikikomori são pessoas que exibem um alto grau de isolamento e afastamento perante a sociedade e que optam por isolar-se em suas casas. No caso do Japão, estima-se que, em média, 70 mil japoneses sejam pertencentes a esse grupo, índice que cresceu consideravelmente após o aumento das demandas do mercado profissional, durante o século 21.

Hikikomori, Japão

11. Algumas empresas têm uma sala do banimento

As salas do banimento – ou salas da expulsão – são salas criadas em diversas empresas japonesas para isolar um funcionário e deixá-lo sem trabalhar, para estimulá-lo a pedir a própria demissão. Isso existe porque as leis para a demissão de um funcionário no Japão são bastante rígidas e muitas empresas não querem arcar com a burocracia.

Curiosidades sobre a cultura japonesa: sala do banimento

12. O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo

A expectativa de vida do Japão é de, em média, 86 anos.
Além disso, o Japão é um dos países com maior população idosa do mundo, graças à baixa taxa de natalidade, somada à excelente qualidade de vida disponível no país.

Cultura Japonesa: longevidade

Essas curiosidades sobre o Japão são apenas uma pequena amostra sobre o quanto a cultura japonesa é belíssima e tem muito a oferecer às pessoas que visitam o país.

Curtiu essas curiosidades do Japão e quer conhecer tudo isso de perto? Confira as passagens aéreas e os pacotes de viagens disponíveis no ViajaNet e torne essa viagem realidade, pagando menos.