Conheça as belezas da fascinante Ilha de Páscoa

Um dos lugares mais instigantes do mundo é, com certeza, a fascinante e isolada Ilha de Páscoa, conhecida como Rapa Nui na cultura nativa. O território é a última fronteira da América do Sul, fica localizado no Oceano Pacífico, a cerca de 3.600 quilômetros da costa oeste do Chile, sendo oficialmente uma província deste país.

Conhecida mundialmente por suas enormes estátuas de pedra vulcânica conhecidas como moais, a Ilha chama a atenção dos visitantes pelas proporções das esculturas que possuem de 1 a 10 metros de altura e pesam toneladas. Segundo pesquisadores, as estátuas são o último legado do povo nativo da Ilha de Páscoa já que sua escrita e cultura praticamente desapareceram juntamente com os primeiros habitantes do local.

Algumas teorias afirmam que o declínio da civilização rapanui foi consequência do isolamento geográfico da região e do desgaste do solo, que foi ficando infértil com o passar dos anos. Outras linhas de pensamento sustentam que a concentração populacional da Ilha de Páscoa decaiu após a chegada dos europeus.

De qualquer forma, os nativos da Ilha construíram uma civilização próspera, com técnicas agrícolas bastante sofisticadas para o período. Mas o que mais impressiona os visitantes é a destreza dos povos antigos em esculpir e mover os imensos blocos de pedra. Apesar das muitas teorias, o mistério das estátuas continua a instigar e estimular a imaginação de crianças e adultos.

Como chegar à Ilha de Páscoa?

Quem deseja embarcar em uma viagem emocionante para conhecer a Ilha de Páscoa precisa estar preparado para encarar uma longa jornada. Mesmo estando localizada na América do Sul, o território é bastante distante do Brasil e um dos pontos mais isolados do planeta. Mas escolhê-la como destino final pode ser uma boa oportunidade para fazer pequenas paradas em lugares estratégicos ao longo do percurso.

Uma ideia é escolher o Chile ou o Peru como ponto de parada na viagem. No Chile, uma opção interessante é conhecer Santiago e cidades mais distantes da capital, como Valparaíso. Já para os viajantes que desejam incluir o Peru no roteiro, a capital Lima é rica em atrações culturais e gastronômicas. Saindo de qualquer um desses países, a única alternativa para chegar à Ilha de Páscoa é de avião. Partindo da capital chilena, há oito voos diários, e a duração do trajeto é de seis horas.

O que fazer na Ilha de Páscoa?

Com raízes essencialmente polinésias, a Ilha de Páscoa é repleta de paisagens de tirar o fôlego. Entre as principais atrações do local está o mar azul, o relevo e a vegetação característicos de regiões vulcânicas. É possível fazer diversas trilhas pelo local de bicicleta ou andando, e percorrer uma paisagem bastante diferente do convencional.

Na única cidade da Ilha, Hanga Roa, estão concentradas as principais atividades do local como restaurantes, hotéis, aeroporto e centros turísticos que oferecem aos turistas serviços como mergulho, passeios de caiaque, trilhas e excursões às ilhotas que ficam nos arredores da Ilha de Páscoa. Os melhores passeios são aqueles que passam pelos vulcões e pela aldeia cerimonial de Orongo.

Além disso, os visitantes podem conhecer praias tranquilas e desfrutar de pratos típicos do local. A gastronomia da Ilha de Páscoa é bastante semelhante à do Chile, sendo formada principalmente por pescados e outros frutos do mar, combinados com vinhos surpreendentes. Mas, para quem quer desfrutar de uma verdadeira experiência gastronômica, vale a pena investir no cardápio diferenciado oferecido por alguns hotéis, com carnes e legumes cozidos em fogo de chão sob folhas de bananeira.