Descubra como tirar passaporte para a sua viagem internacional!

Tirar passaporte é muito mais fácil do que se imagina. Confira o passo a passo que separamos para você tirar o seu!

 

Descubra como tirar passaporte para a sua viagem internacional!

 

Realizar o sonho de viajar para o exterior pode parecer uma tarefa um tanto complicada e burocrática. Quem está procurando por passagens aéreas e destinos internacionais precisa de alguns cuidados como a emissão do passaporte e, também, do visto, dependendo do destino escolhido.

Providenciar sua documentação de embarque é muito simples. Para ficar ainda mais fácil, separamos um passo a passo para que você tire todas as suas dúvidas e viaje com muito mais tranquilidade. Confira!

Destinos que não precisam de passaporte

A primeira coisa que você precisa saber é que grande parte dos países da América do Sul não exige apresentação do passaporte. É necessário, somente, apresentar o RG durante o check-in para embarcar e quando chegar ao destino. Ao todo, são nove os nossos países vizinhos que não requerem a apresentação do passaporte: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela.

Independentemente de qual será o seu próximo destino, vale a pena garantir a documentação o mais cedo possível. Neste post, mostraremos como é fácil tirar o passaporte comum para brasileiros. Confira!

Todo o procedimento deve ser realizado no site da Polícia Federal. Você só precisará ir até o posto da Polícia Federal em dois momentos: para o recolhimento das impressões digitais e para retirar, enfim, o seu passaporte.

Separe toda a documentação necessária

  • Documento de identidade – são aceitas a Cédula de Identidade (RG), a Carteira Funcional (emitida por algum órgão público e reconhecida pela lei federal), a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho. Quem deseja renovar o passaporte também pode apresentar o documento antigo.
  • Título de eleitor e comprovantes de comparecimento nas últimas eleições. Para quem não votou, é necessário levar o comprovante da justificativa.
  • Certificação de quitação com o Serviço Militar (obrigatório somente para homens acima de 18 anos).
  • Documento que comprove a naturalização, para os naturalizados.
  • Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Se não constar no documento de identidade, pode ser impresso no site da Receita Federal.

Crianças menores de 12 anos podem apresentar a Certidão de Nascimento original como uma comprovação de identidade. É importante garantir que o documento apresentado esteja na validade e em boas condições para a identificação. Outro cuidado importante é que quem mudou algum detalhe no nome necessita apresentar uma documentação que comprove isso, como a Certidão de Casamento, por exemplo.

Faça o cadastro da sua solicitação no site da Polícia Federal

O preenchimento do formulário de solicitação de passaporte é muito simples. Basta informar os seus dados pessoais, fornecer os dados de sua documentação e, em seguida, acrescentar informações como profissão e endereço. Após isso, escolha o local onde você deseja receber o atendimento para o cadastro biométrico. Por último, será gerado um número de protocolo. Guarde essa numeração, pois ela será utilizada até o final do procedimento.

Pague a taxa de emissão do passaporte

Assim que for concluída a solicitação, clique em “enviar” para emitir o boleto para pagar a taxa de emissão. Atualmente, o valor é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento deve ser levado junto com a documentação separada na primeira etapa.

Agende uma data para fazer o cadastramento biométrico

Assim que realizado o pagamento da taxa, é necessário agendar o atendimento para você comparecer no posto da Polícia Federal.

Vá até o posto da Polícia Federal

No dia marcado, vá até o posto e leve a sua documentação, o comprovante de pagamento da taxa e o número do protocolo da sua solicitação. Lá, eles irão tirar a sua fotografia, conferir os documentos e recolher os seus dados biométricos. Esse procedimento é geralmente bem rápido. Após isso, basta aguardar o passaporte ficar pronto em um prazo de, em média, seis dias úteis.

No próprio site você também poderá acompanhar o processo e verificar o status de seu pedido.

Busque o seu passaporte

Quando, enfim, o seu passaporte estiver pronto, basta voltar ao posto, apresentar o seu documento de identidade com foto e retirá-lo.

Prazo de validade

O passaporte tem validade de 10 anos para pessoas acima de 18 anos de idade. Caso o seu esteja próximo de expirar, basta fazer a solicitação pelo mesmo procedimento. Já as crianças possuem um prazo de validade diferenciado:

tabela de renovação de passaporte

Legenda: Prazo de validade para passaporte infantil / Fonte: Polícia Federal

Quer ficar sabendo de mais dicas como esta? Acompanhe o ViajaNet pelas redes sociais e fique de olho nas novidades do nosso blog!

2 Comments

  1. Para tirar os passaporte as certidão de nascimento e casamento precisa ser atualizadas?

  2. Sandra Canoli

    27/11/2018 at 10:43

    Bom dia,
    Meus filhos são portugueses com nacionalidade brasileira, vamos para Portugal.
    Eles tinham passaporte português, mas quero tirar o passaporte brasileiro para irmos para Portugal o ano que vem.
    Tem algum problema na viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 Blog do ViajaNet - Todos os direitos reservados

Topo ↑