Saiba como tirar carteira internacional de motorista para dirigir no exterior – é rápido e muito tranquilo

Se vai viajar para um destino internacional e deseja dirigir por lá, é necessário tirar a carteira internacional de motorista, que aqui é conhecida como PID (Permissão Internacional para Dirigir). Apesar do que muita gente imagina, o processo é bastante rápido e fácil, podendo ser feito online pelo site do Detran do seu estado.

Para ajudar você a conseguir guiar um carro no seu destino de férias, o ViajaNet montou este passo a passo que vai clarear todas as suas dúvidas. Continue a leitura e saiba como tirar carteira internacional de motorista de forma tranquila e dentro da lei.

Placas de carro de diversos países

O que é PID?

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que autoriza o motorista a dirigir em mais de 100 países. Somente condutores com CNH cadastrados no Detran podem pedir a PID, que chega em casa via correio alguns dias depois da solicitação realizada no site.

Quanto custa a PID?

Existe uma taxa para obter o documento, que varia de estado para estado: de 170 a 300 reais, em média. Em São Paulo, a taxa fica por volta de 250 reais, mais o frete de entrega dos Correios. Já a Região Nordeste é uma das mais caras para solicitar o PID – a Bahia, por exemplo, cobra um pouco mais de 500 reais.

A PID tem prazo de validade?

O prazo de validade da PID é de três anos depois da data de emissão ou até quando expirar a validade da sua Carteira de Motorista (CNH), o que ocorrer primeiro. Antes da viagem, verifique no site do Departamento de Trânsito a relação de países que aceitam o uso da PID. Além disso, é indispensável que você leve sua carteira de habilitação original na viagem.

O uso da PID é obrigatório?

Em alguns lugares, o uso do documento não é obrigatório, mas é bom tê-lo em mãos, já que é internacionalmente reconhecido e traduzido para facilitar a checagem de informações. Caso não aceitem a PID, tente se informar sobre as normas necessárias para dirigir em território internacional diretamente com a organização de trânsito do seu país de destino.

Passo a passo: como fazer carteira internacional de motorista

  • Passo 1: Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Passo 2: Vá até a aba de “Serviços online” e procure pela opção “Dirigir no exterior”;
  • Passo 3: Preencha os campos do formulário. Fique atento a cada detalhe – as informações precisam bater com as que estão impressas na sua CNH original;
  • Passo 4: Certifique-se de que o endereço de entrega está correto e atualizado;
  • Passo 5: Imprima o boleto da Carteira Internacional de Habilitação e pague a taxa em uma agência bancária credenciada até o dia do vencimento;
  • Passo 6: Após a finalização do processo, espere a entrega dos Correios no endereço cadastrado.

Viagem de carro

 

Viu como é fácil? No Brasil, dependendo da situação da carteira de motorista, podem solicitar que você compareça em alguma unidade do Detran para fazer a entrega dos documentos e verificar informações. Mas fique tranquilo, o processo é pouco burocrático e leva pouco tempo para ficar pronto.

Agora que você já sabe como tirar carteira internacional de motorista, não perca tempo para fazer passeios cheios de aventura. Além do carro, você também pode utilizar outros meios de transporte em sua viagem internacional. Uma opção que fica gravada na memória é a viagem de trem pela Europa, onde você desfruta de paisagens deslumbrantes em qualquer época do ano.

Aproveite para conhecer os pacotes de viagens internacionais do ViajaNet! No site, você encontra passagens aéreas para destinos surpreendentes, basta arrumar as malas e aproveitar todo o conforto da viagem. Confira!