Antes da internet, comprar passagens aéreas era um processo demorado que exigia tempo para se deslocar até um aeroporto e paciência para enfrentar longas filas para conseguir descobrir os valores das passagens de cada companhia aérea.
Ainda bem que a invenção da internet aconteceu! Hoje, graças à ela, é possível fazer a compra de suas passagens aéreas de uma maneira muito mais prática e rápida, mas que ainda pode gerar dúvidas em muitas pessoas.

Para sanar essas dúvidas, fizemos este tutorial com cinco simples passos explicando como comprar passagem pela internet, para que você possa comprar as suas próximas passagens aéreas diretamente do conforto de sua casa e economizar tempo (e até dinheiro!).

Como comprar passagens aéreas pela internet

1. Escolha um site de confiança para comprar passagens aéreas

Apesar da internet ser incrível, há alguns sites mal-intencionados que podem transformar a compra de suas passagens em uma enorme dor de cabeça.
Pesquise sobre a reputação do site em que você escolheu fazer a compra de suas passagens aéreas e desconfie de sites que vendem passagens com valores muito abaixo do preço que costumam custar.

2. Informe o destino, datas e para quantas pessoas você deseja comprar passagens

Neste momento, é necessário escolher os aeroportos em que você deseja embarcar e desembarcar, além de selecionar a data de ida – e volta, caso queira comprar antecipadamente as passagens do retorno – e a quantidade de pessoas para as quais você quer comprar passagens.

3. Compare os valores das passagens de cada companhia aérea

Observe atentamente os preços e os serviços oferecidos por cada companhia aérea para escolher a melhor opção para você.

4. Preencha os seus dados pessoais e selecione a forma de pagamento

Seja cauteloso ao preencher as suas informações pessoais e de pagamento, pois é fundamental que todos os dados sejam informados corretamente – caso contrário, poderão haver problemas na hora de realizar a identificação e realizar o processo de check-in.

5. Após a confirmação do pagamento, você receberá a confirmação da sua compra por e-mail

O site em que você efetuou a compra das passagens aéreas deverá enviar um e-mail contendo os dados da sua passagem, assim como demais informações sobre embarque. Leia todas as informações e dicas com atenção.

EXTRA: Como comprar passagem barata pela internet?

Para comprar passagens aéreas mais baratas, há algumas coisas que você pode fazer:
1. Acesse diariamente o site da agência de viagens online em que você pretende fazer a sua compra para acompanhar os preços;
2. Inscreva-se na lista de e-mails da agência de viagens online para receber alertas sobre promoções relâmpago;
3. Reserve as suas passagens aéreas com antecedência;
4. Evite viajar em períodos de festas e recessos escolares, momentos em que a demanda por passagens aéreas tende a aumentar.
5. Ao adquirir pacotes de viagens no ViajaNet, você economiza até 30% em relação ao que gastaria caso adquirisse suas passagens separadamente da sua reserva de hospedagem.

Quer saber mais? Temos um post em nosso blog só sobre dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas.

Viu como é fácil adquirir as suas passagens aéreas pela internet? Usando nosso passo-a-passo e seguindo as nossas dicas, você poderá comprar passagens com toda a praticidade proporcionada pela internet e ainda economizar dinheiro. Se preferir viajar durante a noite, você pode aproveitar as ofertas imperdíveis de passagens aéreas para a madrugada. Aproveite!