Repleto de belezas naturais e patrimônios históricos, o Brasil é uma excelente opção para quem quer viajar e se apaixonar por paisagens incríveis. Para quem quer economizar ou não pode gastar muito, a dica é ir para cidades menores, que possuem tantas riquezas turísticas quanto os grandes centros visitados por pessoas de todo o mundo.

Muitas dessas cidades pequenas estão a poucas horas de carro ou ônibus das capitais. Isso permite que até mesmo quem está em outro estado possa conhecer esses destinos, já que a maior parte das companhias aéreas, como a Gol, têm voos diretos para as cidades maiores.

Caxambu – Minas Gerais

Caxambu – Minas Gerais

Localizada a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte, Caxambu é privilegiada por ter águas minerais e medicinais, o que a faz ser uma cidade perfeita para quem quer fugir da rotina e revigorar o corpo. Na cidade, é possível visitar o Parque das Águas, uma das estâncias hidrominerais favoritas da família real portuguesa. Por isso, uma das fontes recebeu o nome de D. Pedro e também uma réplica da coroa do imperador.

Em 2010, Caxambu ganhou o novo Balneário de Hidroterapia, que possui piscina, banheiras de hidromassagem e outras opções para relaxar. Além disso, Caxambu abriga diversos restaurantes com o melhor da comida mineira para quem quer experimentar deliciosos sabores.

Santo André – Bahia

Santo André – Bahia

Conhecida pelas belas praias e vida cultural agitada, a Bahia também reserva paraísos pouco explorados. Um bom exemplo disso é Santo André, a 25 km ao norte de Porto Seguro. A cidade está localizada na Área de Proteção Ambiental Santo Antônio e é um vilarejo tranquilo.

O mais interessante de Santo André é que se trata de uma enseada que tem um trecho voltado para um rio, o João de Tiba. Isso permite aproveitar as calmas águas da cidade, além do cenário de mangues e coqueirais. Entre as opções de praias estão a Guaiú, que possui águas calmas e formações rochosas; a Tartarugas, formada por piscinas naturais e Floresta Atlântica intocada, e a Coroa Vermelha, onde foi celebrada a primeira missa do Brasil e que, entre outros aspectos, tem água rasa, areia grossa e recifes de corais.

Conde – Paraíba

Conde – Paraíba

Distante apenas 20 km de João Pessoa, Conde é a opção perfeita para quem quer aproveitar o melhor que as praias nordestinas têm a oferecer: águas mornas, piscinas naturais, falésias e vegetação nativa. É lá que está localizada uma das praias mais bonita da Paraíba, a Coqueirinho. Próximo dali também é possível conhecer o Cânion do Coqueirinho.

Vale ainda visitar as belíssimas praias Tabatinga e Tambaba. Por ser bastante visitada por quem mora em João Pessoa e quer ver cenários diferentes, Conde, apesar de ser menos conhecida pelos demais brasileiros, possui uma excelente infraestrutura turística.

Nobres – Mato Grosso

Nobres – Mato Grosso

Comparada à cidade de Bonito, Nobres também é um local propício para o ecoturismo, em virtude de seus lagos e trilhas. Entre as grandes vantagens de incluir esse destino no roteiro, estão o fato de a cidade estar a pouco mais de 100 km de Cuiabá, que recebe voos de várias cidades brasileiras, além de preços mais em conta, quando comparados aos de Bonito.

Em Nobres, o que impera é a tranquilidade e a natureza. O Aquário Encantado é um passeio obrigatório para conhecer a beleza da cidade, assim como o Rio Triste, que de triste não tem nada. A natureza é bastante conservada no município, e as visitas monitoradas permitem que os turistas nadem em lagoas de águas azuis, brinquem de boia cross e façam trilhas incríveis.