Que o Rio de Janeiro continua lindo você já sabe, mas você conhece as outras cidades lindíssimas do estado além da capital? Com praias paradisíacas, grande acervo cultural e histórico, é quase impossível não se apaixonar por essas outras cidades do Rio de Janeiro. Confira!

a imagem mostra a igreja de Santa Rita em Paraty. A igreja tem cor branca, com suas margens em marrom e dourado desbotado. Uma única torre apresenta um sino, e o pátio da frente é todo coberto por grama verde.

1 – Búzios

Uma das cidades Rio de Janeiro mais visitadas na região dos Lagos, Búzios possui algumas das paisagens que mais atraem turistas estrangeiros ao Brasil. Depois que a atriz francesa Brigitte Bardot visitou Búzios Rio de Janeiro em 1964, a cidade ficou mundialmente famosa quando ela afirmou categoricamente que o local era “um lugar de tranquilidade e de beleza paradisíaca”.

Foi nesse contexto que Búzios foi apresentada ao mundo: de uma simples vila de pescadores dos anos 1960 a uma cidade luxuosa e cheia de glamour que guarda pousadas em Búzios incríveis, restaurantes deliciosos e vida noturna animada. Tudo isso fez com que a cidade ganhasse um título curioso no meio turístico: a “Saint-Tropez brasileira”.

A arquitetura continua simples, e Búzios ainda tem um quê de cidadezinha pequena, porém, o município hoje é um dos mais visitados turisticamente no Rio de Janeiro. Surfistas, velejadores, naturistas, famílias, jovens e casais em lua de mel encontram praias perfeitas para o seu perfil, que, além de proporcionarem ótima infraestrutura turística, oferecem beleza inegável.

a fotografia mostra a praia de Manguinhos durante um pôr do sol em Rio de Janeiro Búzios. Diversos barcos estão ancorados na orla. O mar calmo e o céu em crepúsculo proporcionam uma bela paisagem.

2 – Paraty

O verde da preservada mata atlântica que contorna Paraty Rio de Janeiro já é o bastante para deixar animado o turista que chega à cidade. Paraty foi uma das cidades mais importantes do período do ouro no Brasil, sendo o principal porto do país no século XVII e sendo o destino final da Rota do Caminho do Ouro, que ia de Ouro Preto, Minas Gerais, até a cidade carioca.

Por conta do fluxo de navios que aportavam na cidade, grandes fortunas circulavam por entre as suas ruas de pedra, fato que fez de Paraty uma das cidades mais ricas do período colonial brasileiro. Os casarões de janelas e portas coloridas dão um toque encantador à cidade, que esconde dentro de sua serra cachoeiras e lagoas incríveis.

Excelente gastronomia, pousadas lindíssimas e praias de tirar o fôlego são ainda alguns dos atributos dessa cidade histórica, que é um dos principais polos do Rio de Janeiro turismo.

uma foto à noite de uma das ruas de pedra de Paraty. Os casarões antigos, em branco e à esquerda, apresentam portas e janelas na cor amarela, com batedores azuis e vermelhos. As pedras do solo possuem formatos irregulares.

3 – Angra dos Reis

Com mais de 360 ilhas em sua baía, Angra dos Reis possui um dos maiores e mais divertidos leques de passeios marítimos do Brasil. O porto de Angra possui diversos barcos que saem a toda hora para passeios pelo mar verde cristalino, oferecendo a chance de você conhecer paraísos escondidos.

As ilhas mais visitadas do arquipélago são as ilhas do Dentista, Gipóia, Cataguases e Ilha Grande. Aliás, Ilha Grande é a maior ilha da baía e durante muitos anos dos séculos seguintes ao descobrimento foi palco de diversos conflitos marítimos entre colonizadores, piratas e invasores. Durante o período imperial, ela foi parada de navios negreiros, e durante a Ditadura Militar, serviu até mesmo como presídio para presos políticos.

Conhecer Angra dos Reis e, sobretudo, Ilha Grande, é visitar um grande museu a céu aberto e é uma grande chance de praticar mergulho, já que a cidade é um dos melhores locais para mergulho no país. A sua diversa fauna marinha apresenta várias espécies de peixes, moluscos, crustáceos, tartarugas e moreias.

A foto mostra os entornos da Ilha Grande em Angra dos Reis. Um mar de água cristalina convida banhistas a nadarem entre as pedras. Um barco ao fundo espera os turistas.

4 – Petrópolis

O Rio de Janeiro mapa é basicamente formado por serras, praias e ilhas. E o destino predileto dos cariocas quando chega a época de frio é a cidade serrana de Petrópolis. Durante o século XIX, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil, Dom Pedro II fugia do forte calor da cidade para se refugiar em Petrópolis.

Por conta da influência do imperador, diversos casarões e palacetes foram erguidos para receber a corte e aristocratas, fato que transformou a cidade em uma das mais belas arquitetonicamente do Rio de Janeiro. O charme das construções reais, juntamente com o clima agradável e a ótima infraestrutura turística, fizeram da cidade um dos principais destinos para curtir o inverno no Sudeste.

O palácio, que foi erguido para ser a residência da família real durante o verão de 1845, atualmente é um museu onde são guardados documentos, móveis, joias e objetos que pertenciam a membros da corte. Os turistas podem visitar os quartos, mas sempre utilizando pantufas nos pés para não arranhar o piso histórico.

a imagem mostra uma das igrejas imperiais erguidas em Petrópolis. O seu estilo neo-gótico apresenta uma única torre ao centro. Uma larga escadaria leva o visitante até a porta principal.

5 – Arraial do Cabo

No portal da cidade, bem no início da estrada, você verá uma placa de boas vindas com os dizeres: “Bem-vindo a Arraial do Cabo, o Caribe brasileiro”. Com acesso fácil (apenas 160 quilômetros da capital do Rio de Janeiro), preços muito em conta, sol praticamente todos os dias do ano e praias deslumbrantes, Arraial do Cabo é um dos destinos mais indicados para aqueles que querem relaxar na praia durante um dia todo.

Com menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo guarda algumas das praias mais bonitas do Brasil, que se tornaram verdadeiros pontos turísticos Rio de Janeiro. E uma das principais praias da cidade é a Praia do Forno.

A Praia do Forno só pode ser acessada por trilha ou por barco, o que rende uma ótima vista e fotos perfeitas. O colorido azul da água, a estreita faixa de areia branca e a vegetação virgem que cerca a paisagem formam um cenário lindíssimo, digno de ser comparado às praias do mar caribenho.

Descrição da imagem: a imagem mostra uma escadinha de madeira que leva a uma das praias de Arraial do Cabo. O final do caminho apresenta uma praia lindíssima com um mar azul turquesa.

Quer conhecer com seus próprios olhos esses incríveis destinos turísticos? Aproveite os preços imperdíveis das passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Com os pacotes de viagem do ViajaNet, você pode fechar com o menor preço do mercado as passagens aéreas e a hospedagem em um confortável hotel. Confira nossas condições de pagamento e fique de olho no blog do ViajaNet para mais listas como essa!