A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais incríveis que você pode conhecer no Brasil com um pacote de viagem.

Proporcionando momentos inesquecíveis com o máximo de contato com a natureza, a Chapada dos Veadeiros também permite viver experiências que ficarão para sempre em sua memória!

Neste post do ViajaNet, você verá dicas infalíveis para desfrutar o melhor que esse destino tem para oferecer gastando menos e se divertindo muito mais!

Chapada dos Veadeiros

Reprodução: Pixabay

Guia da Chapada dos Veadeiros

Onde fica a deslumbrante Chapada dos Veadeiros

Reprodução: Pinterest

Localizada no estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros fica a cerca de 400 km de Goiânia e a 230 km de Brasília.

Geralmente, os turistas que decidem visitar a região optam por se hospedar em São Jorge – distrito onde fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros –, Alto Paraíso de Goiás ou Cavalcante (municípios próximos ao parque).

Ao planejar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros, é muito importante escolher bem o local onde você ficará hospedado, para que facilite sua locomoção na região nos dias de passeios.

Como chegar à Chapada dos Veadeiros

Para chegar até a Chapada dos Veadeiros existem algumas opções diferentes. A primeira delas é adquirir sua passagem para Brasília e alugar um carro, por exemplo.

Dessa maneira, o acesso é feito pela BR-020, e, especialmente quando estiver viajando com a família e as crianças, alugar um carro na região pode oferecer muito conforto no trajeto.

Outra opção é a de pegar um ônibus até Alto Paraíso de Goiás. Assim, você pode economizar mais, mas deve ficar atento aos horários dos ônibus, pois sempre podem ocorrer atrasos e longos intervalos entre eles.

O que fazer no paraíso da Chapada dos Veadeiros

Ao decidir viajar para a Chapada dos Veadeiros, você pode ficar com dúvidas sobre quais os melhores lugares e cachoeiras para conhecer, já que o local oferece diversas possibilidades.

Agora, você verá dez opções com alguns dos melhores passeios para realizar na Chapada dos Veadeiros e planejar sua viagem com todos os detalhes!

1. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o principal motivo para visitar a região.

Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o parque foi criado em 1961, durante o mandato de Juscelino Kubitschek, e é uma unidade de conservação brasileira de total proteção à natureza.

Atualmente, cerca de 50 espécies de animais que vivem na região são consideradas raras, em risco de extinção, e existem aproximadamente 1.400 espécies de plantas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

2. Vale da Lua

Vale da Lua

Reprodução: Pixabay

Ah… o Vale da Lua… você NÃO PODE deixar de conhecer!

O conjunto dessas rochas forma uma superfície muito semelhante à da Lua, e as águas que correm por elas são transparentes, deixando a experiência ainda mais emocionante!

Não é necessário o acompanhamento de um guia para visitar o local, porém muitos turistas dizem que a presença de um especialista no passeio pode ser mais interessante e seguro.

3. Catarata dos Couros

A Catarata dos Couros é simplesmente magnífica.

Capaz de tirar o fôlego de todos aqueles que a visitam, ela possui tanto poços fundos, para aqueles que não dispensam uma boa aventura, quanto poços rasos, para quem não sabe nadar, por exemplo.

É interessante realizar o passeio acompanhado de um guia, e a trilha até a cachoeira inclui pedras grandes que demandam certo esforço, mas que, com certeza, é recompensado pela queda d’água!

4. Cachoeira do Segredo

Shhh… é da Cachoeira do Segredo que estamos falando! Sendo uma das quedas d’água mais altas da região – aproximadamente, 120 metros de altura –, a trilha também é longa, porém tranquila, sem muitas pedras ou subidas.

Inclua a Cachoeira do Segredo no seu roteiro de viagem para a Chapada dos Veadeiros ao adquirir suas passagens aéreas e viva uma experiência única!

5. Cachoeira Loquinhas

A Cachoeira Loquinhas é uma das mais incríveis da região. Localizada próximo a Alto Paraíso de Goiás, o acesso até ela é fácil e as águas são cristalinas.

O caminho é bem sinalizado e não é necessário o acompanhamento de um guia.

Aproveite o local para tirar muitas fotos e captar momentos que ficarão para sempre em sua memória!

6. Cachoeira Santa Bárbara

A Cachoeira Santa Bárbara é simplesmente deslumbrante!

Partindo de Alto Paraíso de Goiás, são cerca de duas horas de carro até lá, e o acompanhamento de um guia é obrigatório.

A trilha é aberta e fácil de andar, por isso, não se esqueça de levar um protetor solar na bolsa.

Com certeza, essa será uma das cachoeiras mais lindas que você verá na vida. Então, aproveite para tirar muitas fotos!

7. Cachoeira Almécegas I

A Cachoeira das Almécegas é estupenda! É muito fácil ficar deslumbrado com a beleza natural do local, especialmente com a queda d’água.

O poço dela é fundo, sendo indicado apenas para aqueles que sabem nadar – e amam aventura.

A entrada é paga, mas, acredite, vale a pena. Muitos turistas dizem que a beleza dessa cachoeira não pode ser totalmente captada em uma foto, ou seja, é uma PARADA OBRIGATÓRIA!

8. Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais é a opção perfeita para quem não pode ou não gosta de realizar muito esforço físico nas trilhas.

A Cachoeira Véu de Noiva está localizada no fim da trilha, que é repleta de outras quedas d’água e é maravilhosa! Não deixe de conhecer!

Além disso, observar o pôr do Sol na região é uma ótima opção para quem decide passar o dia ali. Existem muitos restaurantes nas proximidades da Cachoeira dos Cristais, possibilitando que o passeio seja ainda mais confortável.

9. Cachoeira do Macaquinho

Esse é um complexo formado por dez cachoeiras magníficas e é um dos locais mais conhecidos da Chapada dos Veadeiros.

Aposte em um calçado confortável para realizar a trilha, que pode ser um pouco difícil, e aproveite para ir até as últimas cachoeiras, que são eleitas as mais bonitas pelos turistas.

O passeio é imperdível e pode proporcionar lindas e inesquecíveis lembranças para você e sua família!

10. Cachoeira de São Bento

Fácil de chegar e linda, a Cachoeira de São Bento possui uma trilha fácil de percorrer.

O poço principal é bem grande e a queda d’água possui cerca de seis metros de altura, sendo que as pequenas quedas d’água são perfeitas para quem não possui muita prática com natação e quer aproveitar a água do local.

Por ter fácil acesso – e ser incrível –, a Cachoeira de São Bento é bem popular entre os turistas e pode ter grande movimento em dias mais quentes, especialmente na alta temporada.

Dicas para aproveitar a viagem para a Chapada dos Veadeiros da melhor maneira

Dicas Chapada dos Veadeiros

Reprodução: Pixabay

Antes de viajar para qualquer destino, sempre existem algumas dicas que podem contribuir muito para uma viagem ainda mais especial e sem dores de cabeça. E, no caso da Chapada dos Veadeiros, não seria diferente!

Confira agora algumas dicas de viagem e aproveite suas férias ainda mais tranquilo, se concentrando apenas em tirar as mais belas fotos!

Vá preparado para fazer trilhas e aproveitar o passeio com muita diversão e aventura;
Leve na mala roupas de banho (você vai querer entrar em todas as cachoeiras possíveis!);
Mantenha sempre seu celular carregado (guias não são obrigatórios na região e, caso você se perca, essa é uma dica valiosa);
Use um calçado confortável para realizar a caminhada até as cachoeiras (de preferência, um tênis);
Não se esqueça de levar um protetor solar na bolsa para reaplicar ao longo do dia;
Repelente é um item indispensável;
Aposte em bonés e chapéus para se proteger do Sol;
É recomendado que não sejam feitos barulhos excessivos, por ser uma área de preservação;
Leve lanches e água na mochila para aproveitar melhor o dia (e não se esqueça de recolher seu lixo, colaborando com a limpeza da área).

Vida noturna na Chapada dos Veadeiros

Por ser um destino repleto de atrações diurnas, não espere encontrar grandes baladas, mas, sim, bares com uma boa música ao vivo, cerveja gelada e vinhos saborosos para as noites mais frias.

As férias de julho e os feriados prolongados costumam atrair alguns artistas para a Chapada dos Veadeiros, aumentando o número de visitantes e animando ainda mais as noites na região.

Sendo assim, se você deseja aproveitar o máximo possível da Chapada dos Veadeiros durante o dia e ainda curtir o melhor da noite, aposte na estadia em Alto Paraíso de Goiás ou em São Jorge.

As melhores opções de hospedagem na Chapada dos Veadeiros

Quem planeja uma viagem para a Chapada dos Veadeiros deve saber que existem muitas opções diferentes de hospedagem e de municípios para procurar o hotel ideal.

São Jorge é a opção ideal para quem busca o máximo de conforto possível, em um ambiente mais rústico e tranquilo.

Porém, já que esse é o município mais próximo da Chapada dos Veadeiros, as pousadas podem ser um pouco mais caras.

Em Alto Paraíso de Goiás, existem inúmeras opções de hotéis, pousadas e campings, sendo essa a opção perfeita para quem deseja tentar avistar algum disco voador – um dos grandes mistérios do local.

Já em Cavalcante é possível ficar ainda mais próximo da Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais lindas da região!

Gastronomia na Chapada dos Veadeiros: conheça esse tempero!

Gastronomia Chapada dos Veadeiros

Reprodução: Pixabay

A gastronomia goiana é, sem dúvidas, uma das mais deliciosas do Brasil. Com pratos incríveis, feitos a partir dos mais deliciosos ingredientes, essa culinária é muito apreciada em todo o país.

Alguns exemplos, além do famoso peixe na telha, de pratos típicos da região são a pamonha, o frango com pequi, a galinhada, o tutu de feijão, o frango com guariroba e a paçoca.

A Vendinha 1961, em Alto Paraíso de Goiás, o Restaurante da Nenzinha, em São Jorge, e a Canela de Ema, em Cavalcante, são algumas opções de locais que oferecem uma ótima comida para complementar ainda mais sua viagem para a Chapada dos Veadeiros.

Quando viajar para a Chapada dos Veadeiros

Dependendo de qual for o seu objetivo com a viagem para a Chapada dos Veadeiros, existe uma época certa para viajar para o local.

Aqueles que buscam maior volume nas águas das cachoeiras, por exemplo, podem apostar nos meses entre outubro e março para realizar os passeios, pois até mesmo as piscinas naturais da região estão mais cheias.

Porém, dependendo de qual for o passeio, a época das secas pode proporcionar águas mais cristalinas na Cachoeira Santa Bárbara, por exemplo, sendo os meses entre abril e setembro.

Além disso, é importante lembrar que a alta temporada (especialmente, os meses de dezembro e janeiro) pode atrair inúmeros grupos de turistas para a região. Sendo assim, o acesso a algumas atrações e passeios pode ser limitado, devido ao alto número de visitantes.

Aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros

O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília. Após desembarcar no destino, é necessário alugar um carro, por exemplo, para chegar até a Chapada dos Veadeiros.

Porém, é importante destacar que, ao adquirir suas passagens aéreas com o ViajaNet e utilizar a ferramenta QuandoViajar, além de conseguir os melhores preços, você planeja suas férias com muito mais facilidade e praticidade!

Passagens aéreas pelo melhor preço para Chapada dos Veadeiros

Somente com o ViajaNet você consegue encontrar passagens aéreas para a Chapada dos Veadeiros pelo melhor preço durante todo o ano.

Conhecer de perto a beleza natural das cachoeiras mais incríveis que você verá na vida é uma experiência surreal que você PRECISA viver!

Convide família, amigos, parta em uma viagem romântica a dois ou embarque sozinho em uma aventura que criará as mais deliciosas memórias.

Conte com o ViajaNet e com a ferramenta QuandoViajar para comprar sua passagem aérea para o Centro-Oeste e viva suas férias da melhor maneira!